Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

PRB TEM QUE IR PARA OPOSIÇÃO

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Partido Republicano Brasileiro (PRB) já tomou a decisão: vai mesmo para a oposição. Pouco ainda se tem para conversar. Na realidade é um posição para que a legenda tenha chances reais de disputar as eleições. O foco maior do partido é Heleno Silva para uma das vagas ao Senado. O PRB não vê chances de estar na chapa majoritária ao lado do governador Jackson Barreto. Seria, digamos assim, uma questão de sobrevivência em um pleito tão difícil.

Não seria apenas para a candidatura majoritária de Heleno, mas também para a reeleição do deputado federal Jony Marcos (PSB), que vê melhor condição de se manter no mandato através da chapa oposicionista. N avaliação do próprio PRB, a base aliada ao Governo elege até quatro deputados, dos quais três já estão certos: Fábio Reis, Fábio Mitidieri e Laércio Oliveira, a quarta vaga pode ficar para João Daniel (PT).

Na oposição as dificuldades são menores, embora também faça uma bancada de três a quatro deputados. Uma das vantagens, nesse caso, é que André Moura e Valadares Filho estarão fora da disputa e isso pode abrir portas para a reentrada de Jony. De certo, fica apenas o deputado federal Adelson Barreto (PR), que tem tudo para se manter na Câmara.

A saída do PRB da base aliada nada tem de insatisfação com o governador Belivaldo Chagas. É realmente política. Se houvesse possibilidade de Heleno disputar o Senado ao lado de JB e da reeleição de Jony à Câmara, provavelmente não aconteceria essa troca que, de alguma forma, machuca os dois lados. Está certo que Rogério Carvalho (PT) estará na chapa majoritária, embora, de forma explícita, esteja em atrito com Jackson Barreto.

Não dá para mudar de rumo com esse cenário, assim como o PRB não pode arriscar e ficar fora do contexto, mesmo que dentro da sigla ainda precise de muita conversa para uma decisão definitiva.

PRB DEFINE POSIÇÃO ELEITORAL

Só depois de uma conversa com o governador Belivaldo Chagas (PSD), que acontecerá segunda-feira, através de Jony Marcos, é que o PRB define sua posição.

Circula no partido que Jony vai apenas anunciar a ida para a oposição.

SAÍDA DO PRB SERÁ POLÍTICA

Membros do PRB anunciam que o governador Belivaldo Chagas sempre foi correto com o partido e deixam claro que “nossa saída é política”.

E mais: “não há espaço para o PRB na base aliada”.

SENADO É O PONTO “G”

O ponto “G” que excita o PRB é a candidatura de Heleno Silva ao Senado e dessa posição o partido não abre mão, mas sente que não tem condição onde está.

O bloco já teria fechado com Rogério Carvalho (PT).

PRECISA DE ALGUNS AJUSTES

O PRB, para fixar-se na oposição, precisa de alguns ajustes e conversas internas e a definição será feita dentro de uma concordância absoluta.

Ivan Leite e Jairo de Glória preferem ficar com Belivaldo.

UMA NOTÍCIA QUE AGRADA

STF decidiu restringir o foro privilegiado. Para deputados federais e senadores passa a valer apenas para crimes cometidos durante o mandato.

E que tenham relação com ele. Falta restringir agora alguns direitos.

PT TERÁ CHAPA PRÓPRIA

Decisão de tendência petista diz que o partido não abrirá mão de ter chapa própria para deputado estadual. Isso será inegociável.

Também não vai se submeter a nenhum tipo de pressão ou jogo de interesses externos.

QUANTO A DEPUTADO FEDERAL

Quanto à disputa para deputado federal, o PT vai se submeter ao chapão, porque sabe que não tem condições de eleger nenhum parlamentar da área saindo sozinho.

Para federal o PT fará apenas um e deve manter João Daniel.

TIRAR HONESTOS DA RESERVA

Pré-candidato a governador pela Rede, Dr. Emerson disse ao Blog do Max, que a “política brasileira precisa tirar pessoas honestas do banco de reservas”

– Esse é o grande desafio para a política e para o povo brasileiro, disse.

TRATAMENTO DIFERENCIADO

Pré-candidatos a deputado federal pela oposição estão descontentes com o tratamento que foi dado a Gustinho Ribeiro (SD) em relação a apoio.

De logo, Gustinho foi presenteado com Estância e Laranjeiras.

CÁLCULOS DA OPOSIÇÃO

O pastor Antônio (PSC) é candidato a deputado federal e diz que nos cálculos feitos pela oposição o bloco pode eleger três e no máximo quatro.

Aliás, esse é o mesmo pensamento da situação.

NÃO VAI ACEITAR CONVITE

O ex-prefeito e ex-deputado federal José Everaldo Oliveira (PSDB) foi convidado pelo senador Eduardo Amorim para disputar mais uma vez a Câmara Federal.

Everaldo vai avisar a Eduardo que não pretende candidata-se ao mandato.

AINDA FALAM EM VALADARES

Candidatos da oposição e situação continuam receosos que o senador Valadares (PSB) tente a Câmara Federal. Se o fizer deve eleger outro nome do PSB.

Valadares sequer aceita falar nessa possibilidade.

UM BOATO QUE TOMA PÉ

Dentro da oposição se dá sustentação ao boato de que o companheiro de chapa do senador Eduardo Amorim (PSDB) seria Valdevan 90, para vice-governador.

Razão: Valdevan é amigo próximo de Geraldo Alckmin.

CONVERSA POR TELEFONE

Em visita de Eduardo Amorim a uma cidade da região Sul, foi Valdevan 90 que colocou Alckmin e o senador para conversarem via celular.

A aproximação com o presidenciável fez surgir à especulação sobre à vice.

VALMIR COMANDA CAMPANHA

Chega à informação de que Valmir de Francisquinho, prefeito de Itabaiana, vai assumir a coordenação da campanha de Eduardo Amorim a governador do Estado.

E como fica a deputada estadual Maria Mendonça?

NESSE COMANDO HÁ SENÕES

O grupo liderado pela deputada Maria Mendonça não cruza os mesmos caminhos de Valmir. Vai precisar de muito jeito para que tudo saia em ordem.

Valmir e Maria devem recuar das suas vaidades.

TROPA RECONHECE SAMUEL

Depois de ser citado por Belivaldo Chagas como “bom cobrador dos direitos para os militares”, o deputado Capitão Samuel foi aplaudido pelos PMs.

Aconteceu no Tobias Barreto, na solenidade de promoção de militares.

POSIÇÃO SOBRE AS DICAS

Segundo um velho petista, nenhuma tendência política pode ditar normas – ou dar dicas – sobre como deve se comportar o PT durante as eleições.

– Quem decide tudo sobre o pleito é a militância.

ESTÁ CERTO, MAS PODE MUDAR

Chega de Brasília, no final da noite, a informação: está praticamente decidido o nome de Eduardo Amorim a governador pelo PSDB, mas o martelo não está batido.

A decisão final será anunciada dia 20, depois de muitas avaliações.

Notas

Exonerações na AGU – O vice da Advocacia Geral da União (AGU), Paulo Gustavo Carvalho, pediu exoneração após uma queda de braço com a chefe do órgão, Grace Mendonça. O pedido dá sequência a demissões na AGU. Na semana passada, Grace exonerou a procuradora-geral da União, Izabel Vinchon Nogueira de Andrade.

0x0

Povo financia campanha – O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem que os partidos terão ao menos R$ 2,5 bilhões para o financiamento de campanhas nas eleições deste ano. A confirmação foi feita após consulta do deputado federal Augusto Carvalho (SD). (NP) – e o Brasil com tantos problemas sérios.

0x0

Restrição de foro para todos – Antes de Gilmar Mendes, em tese o único que faltava, começar a votar sobre o foro privilegiado, Dias Toffoli pediu a palavra para “retificar” o voto de quarta-feira. Toffoli defendeu estabelecer “balizas” de restrição do foro não só para parlamentares federais, mas também para outros agentes públicos.

0x0

Ataques ao Direito Rio – O trio está completo: Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e, agora, Gilmar Mendes atacaram o estudo da FGV Direito Rio que serviu de base para as críticas do relator, Luís Roberto Barroso, ao foro privilegiado. Gilmar disse que o estudo tem mais erros do que páginas.

0x0

Nova fase da Operação Lava Jato – A Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram uma nova fase da operação Lava Jato nesta quinta-feira. A missão é fazer 43 prisões preventivas contra doleiros envolvidos num esquema de lavagem de dinheiro de US$ 1,652 bilhão.

0x0

Disparos foram intencionais – Os tiros disparados contra a caravana do ex-presidente Lula foram intencionais, segundo o delegado responsável pela investigação, Helder Andrade Lauria. Para ele, o autor do crime teve a intenção de atingir o veículo. Lauria afirmou que a identidade do autor dos disparos e o motivo ainda são investigados

Conversando

Corrente PT – A relação emitida por Silvio Santos sobre o comportamento do PT nas eleições deste ano é da Corrente PT e não das demais tendências do partido.

Atuais senadores – Rogério Carvalho (PT) faz pré-campanha nas redes para o Senado Federal e critica firme os atuais senadores pelo descaso com Sergipe.

São silenciosas – As candidaturas majoritárias estão muito silenciosas, porque ainda tem muito que ajustar. Internamente, os partidos não estão se entendendo.

Em suspense – Ainda em suspense a candidatura de Valdevan 90 a deputado federal pelo PT. Ele está dependendo das eleições do Sindicatos dos Rodoviários de São Paulo.

Já se acalmou – Zezinho Guimarães se acalmou depois que emplacou Carlos Melo na Cohidro. Ele ficou chateado com a troca ocorrida no Deso.

Muita conversa – O PSB ainda não trata sobre candidaturas ao Senado. O foco é em Valadares Filho para o Governo do Estado. As conversas abundam.

Podem desabar – O vereador Isaac já começa a denunciar que prédios interditados em Aracaju já podem desabar a ‘qualquer hora’.

Alguns prédios – Realmente tem alguns prédios – inclusive privados – que se teme pelas estruturas. O da Praça da Catedral e o próximo ao Hotel Beira Mar.

Eles soltam – Um capitão desabafou, ontem, durante a prisão de bandidos na Coroa do Meio: “Não adianta; a gente prende e eles soltam”.

Leia também