Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Pré-Caju politicamente frio

Diógenes Braynerdiogenes@braynergmail.com

O Pré-Caju não deixou de ser o sucesso de sempre. Não trouxe grande novidades em torno de bloco, mas consegui o desfile dos mesmos cantores, levando ao povo músicas que era sucesso na época em que já aconteceu na Beira Mara. Para um conhecido empreendedor, a festa trouxe bons recursos para Sergipe e economicamente teria sido um sucesso. Havia muita gente no bolo, mas ninguém se lembrou de “bole-bole”, “é o tchan”, “Cajurana”, “Com Amor”. Era no velho Pré-Caju, mas já com imensa saudade do novo, que se tinha a presença de atores e atrizes da TV-Globo, que ilustravam os conhecidos empreendedores.

A política ferveu nos bastidores da festa de 2022, mas sem a mínima “Tesão” para as eleições municipais do próximo ano. Tudo ainda muito frio, embora membros do Psol, como o cientista política André Carvalho e a deputada Linda Brasil (que transbordam” de emoção), abrissem pontos de vistas educados e diferentes: Fernando disse para Linda, “precisamos ter cuidado com algumas afirmações. Linda Brasil falou na Rio FM que a única’ justificativa para não escolherem seu nome para disputar a Prefeitura de Aracaju: seria transfobia”, Fernando achou que “isso não pode ser banalizado! Caso o PSOL escolha por Niully Campos (que é o nome do (Psol), essa escolha de agenda partidária não pode ser tratada assim”.

Acrescentou que “não é justo com Niully, não é justo com os demais colegas de partido, caso Linda não consiga ser a candidata, é por que ela não soube construir correntes, não se preocupour em construir o partido. Sônia Meire, Izadora Brito, Iran Barbosa e demais líderes construíram e conseguiram espaço”.

E concluiu: “jogar a carta, sem nada concreto que sustente isso, da transfobia, só serve para banalizar o termo e macular o debate. É preciso que Linda reveja sua relação com o partido, para não depender dos esforços de Sônia Meire para ter espaço institucional no PSOL.”

Lógico que a voz de Fernando repercutiu e foi se espalhando entre os Trans”. Fora isso, não houve mais nenhum balacobaco, que colocasse a sucessão municipal em discussão pelas candidaturas, algumas ausentes. A pouco mais de 01 ano do pleito, não há motivo para esquentar o clima, principalmente quando as lideranças políticas não apareceram.

Apoio a Edvaldo

O governador Fábio Mitidieri (PSD) reafirmou ontem o apoio ao prefeito Edvaldo Nogueira no processo de sucessão municipal e aconselhou os pretendentes a irem à rua.

*** “Muita gente quer ser prefeito e pouca quer ser candidato. Tem que ir  para rua, ouvir, se viabilizar. A rua é o termômetro”, aconselhou Fábio.

Palavra é importante

Apesar de alguns aliados terem ficado contrariados com a posição de Mitidieri. Uma parte admitiu que fosse correta, porque ele assumiu o compromisso de 2020 feito para ter o apoio de Edvaldo.

*** Posições políticas são importantes neste período eleitoral, para que seja assegurada a palavra dada.

Bloco está unido

O governador Fábio Henrique (PSD) referiu-se ao bom entendimento entre o partido e ala do PT liderada pelo ministro Marcio Macedo como uma demonstração de que o bloco está unido.

*** – Isso quer dizer que o grupo está curtindo bem o pré-Caju. Rsrs. O bloco sempre esteve unido.

*** – Essa questão da eleição municipal sempre causa tensão até na escolha do nome, mas não quer dizer que haverá racha, pelo contrário. A disputa interna é salutar. Eu mesmo tive disputa com Edvaldo e depois estávamos todos juntos. Lembrou.

Abordada com seriedade

Senador Rogério Carvalho (PT) acha fundamental que a reforma tributária seja abordada com seriedade, sobretudo a questão da desoneração da cesta básica.

*** “Pois isso pode realmente aliviar o peso dos impostos sobre os mais vulneráveis. E nós seguimos lutando ao lado do povo nesse processo.

Primeiro emprego

Laércio Oliveira diz que estão sendo ofertadas 382 vagas no segmento de supermercados, em parceria com a Cenconsud.

*** – O setor produtivo quer dar oportunidade, mas muitas vezes a pessoa não tem experiência. O Primeiro Emprego visa solucionar isso.

Pouco importante

A maioria dos políticos não considerou importante a realização do Pré-Caju como conquista de voto, mas como uma prévia carnavalesca que se excedeu em alegria.

*** Alguns deles não foram e não se sentiram prejudicados, mas admitiram que nas prévias anteriores houvesse pouca influência pela proximidade do carnaval.

Emilia fora do Pré-Caju

A vereadora Emília Correa (Patriota) não esteve na folia do Pré-Caju. Preferiu conversar com lideranças políticas e analisar algumas posições neste momento de composições.

*** Para ela é melhor contatos pessoais do que expor fotografias nas dançando nas ruas, que o eleitor já está cansado de ver.

Prefere Conversar

Até o momento a vereadora Emília Correa tem preferido conversar com lideranças partidárias e não escolhe a legenda para o diálogo, desde que seja da sua composição política.

*** Ela inclusive tem conversado mais não divulga nomes. Um dos seus últimos encontros foi com o presidente do PSDB, em Brasília, ao lado do presidente regional do partido em Sergipe, Danilo de Joaldo.

Candisse ficou fora

A apresentadora Candisse Carvalho (PT) também não participou do Pré-Caju. Ela esteve em Aracaju ao lado do Rogério, mas assumiu compromisso com o partido.

*** Ontem ela visitou a Câmara Municipal e cumprimentou vereadores e jornalistas. O abraço mais apertado, entretanto, foi em Emília Correa.

Fransisquinho não foi.

Outro pré-candidato que não pôs a cabeça no Pré-Caju foi o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), que preferiu visitar eleitores em cidades do agreste.

*** Valmir ainda não definiu candidatura, mas tem circulado muito por Socorro e conversas com lideranças do município.

Giro nas redes sociais

Wendal Carmo – Bernard Appy, secretário-extraordinário da Reforma Tributária, veio pessoalmente à CCJ do Senado acompanhar a votação da proposta. Interlocutores dizem que a ordem partiu do ministro Fernando Haddad.

Henri Hoffmann – Presidente da Câmara Arthur Lira, quando fala em “subir o sarrafo” das proposições de Ações Diretas de Inconstitucionalidade no STF contraria a legitimidade e a autonomia dos partidos que a Constituição garantiu.

André Carvalho – O debate no PSOL está quente sobre o nome que poderá concorrer à prefeitura. Cenário semelhante ao do PT.

GloboNews – “Não basta esses criminosos, esses bárbaros, estuprarem essa moça (…) eles precisam contar, publicar e divulgar para que isso tenha repercussão nas redes sociais”, diz Andréia Sadi.

Wellington Arruda – O então Prefeito Haddad aterrou fios de iluminação pública em muitas ruas de SP sem custos adicionais.

Lula – “Se ele tem medo de levar um toque do médico, ele pergunte para sua mulher quantos toques ela leva na vida cada vez que vai ao médico e sai à mesma mulher que entrou”,

Jornal Informal – Rio Tinto-PB, mulher instala câmeras escondidas em balneário pertencente ao casal, e flagra o marido em momento íntimo com outros homens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também