Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

PSB em banho-maria desde outubro

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

As conversas para o PSB ficar sob nova direção se iniciaram em outubro, através de contado inicial via presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. Houve vários encontros em Brasília e em São Paulo. O objetivo era que o partido integrasse o bloco do Governo e foi aceito por membros da base aliada. Para se ter uma ideia, o ministro Márcio Macedo esteve presente na primeira reunião e vem acompanhando, de forma discreta, todo o processo de transição partidária, ao lado do ex-deputado federal Valadares Filho. Nos primeiros contatos, o nome para presidir o partido não era o de Zezinho Sobral. Ele surgiu depois que o indicado inicial se recusou (não era a deputada Katarina Feitoza, como noticiou um repórter) e havia pretensão do vice em deixar o PDT, liderado em Sergipe por Edvaldo Nogueira.

As conversas foram evoluindo, inclusive por insistência de Siqueira, em razão da visível perda de força política do PSB em Sergipe, um partido que já elegeu senador da República, deputados estadual e federal, vice-governador e governador do Estado, além de sustentar um potencial eleitoral imenso. Atualmente o PSB de Sergipe não tem deputado estadual, nem federal e em Aracaju apenas um vereador, que tomou posse recentemente na Câmara Municipal, e apenas três prefeitos em todo o Estado, com dois deles praticamente fora da sigla. Hoje, o PSB tem apenas a representatividade do ex-deputado federal Valadares Filho, em função importante no Palácio do Planalto e que já disputou a Prefeitura de Aracaju e o Governo com boa votação. A tendência era se diluir.

Um integrante histórico do PSB culpa o presidente da sigla, Carlos Siqueira, por toda essa transação que modificou a direção da sigla em Sergipe. Inclusive, havia interesse do PT no Estado para incluir a legenda na Federação petista, junto com PV e PCdoB. Quer dizer: não havia outra saída e o bloco da situação passou a correr para que não houvesse desvio de rumo. Zezinho está filiado, vai presidir o partido e já começa a atrair lideranças para a formação de uma base parlamentar, já a partir das eleições do próximo ano, retomando sua posição em 2026, quando pretende disputar a Assembleia e a Câmara Federal. Tudo já está definido, Valadares e aliados seguem para fortalecer outro partido e o episódio está praticamente superado. Ponto final…

Vai deixar o PSB

A informação é de um filiado do PSB, sem especulação: O ex-deputado federal Valadares Filho vai reunir todos os filiados da sigla, na próxima semana, para tomar uma decisão em relação ao partido.

*** Acrescentou que “a tendência de Valadares Filho é sair da legenda, mas quer tomar uma decisão unilateral, ao lado dos seus companheiros de PSB”.

Não fica sem filiação

Em Março, Valadares pode se filiar em um novo partido, embora não dispute qualquer mandato nas eleições municipais de 2024.

*** Entretanto, como político, “Valadares não pode ficar sem filiação, porque algum fato novo pode acontecer e ele estará à disposição ou não”.

*** Valadares ainda não tem nenhuma das legendas à vista.

Sobre a surpresa

Ontem, em Brasília, Valadares Filho não atendeu a telefonemas e evitou declarações. Deixou claro que o momento é de mergulho profundo e de pensar no futuro.

*** Valadares prefere evitar notícias sem fazer antes uma reflexão. Ele se disse surpreso não pela mudança no PSB, mas pela filiação de Zezinho Sobral no partido, sem ele sequer ter sido avisado.

Nada escondido

Em entrevista a um blog nacional, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse que o ex-deputado federal Valadares Filho foi convidado a ser vice-presidente do PSB.

*** Realmente Carlos Siqueira lhe propôs a vice, mas ele não aceitou.

*** Sobre essa fala de Carlos Siqueira, o vice-governador Zezinho Sobral, novo filiado ao PSB, disse ao radialista George Magalhães, da ‘SIM FM’: “ainda bem que não foi nada escondido”.

Rodrigo insatisfeito

O deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil) disse, em entrevista a George Magalhães, na SIM FM, que está insatisfeito com o partido.

*** Acrescentou que foi desautorizado publicamente pelo presidente estadual do partido, ex-deputado federal André Moura e que não poderia ser tratado assim, porque foi o terceiro mais votado em Sergipe, com 27 mil votos.

Rodrigo apoiará Emília?

Rodrigo acrescentou que do jeito que vai colocará sua mulher, Moana Valadares candidata a vereadora de Aracaju e apoiará a vereadora Emília Correa à prefeita de Aracaju.

*** Rodrigo Valadares não acenou que deixaria o União Brasil, mas deixou claro que não se incomodaria de ser expulso e se transferir para outra sigla.

Guerra de retórica

O vereador Elber Batalha (PSB) escreveu que “na política, às vezes um assunto se torna uma guerra de retóricas”.

*** Acrescentou que “Valadares Filho conhecia as intenções do PSB nacional de mudar o comando do diretório sergipano, o que ele afirmou não saber era que isso ocorreria na quarta-feira, sem ser avisado, quando ainda trabalhava para tentar reverter à decisão”.

Necessário aceitar

Para Elber, “as relações humanas de qualquer natureza tem seus ciclos, e é necessário aceitar quando esse ciclo se encerra”.

*** E conclui: “defendo que esse episódio não torne odioso o fim de uma relação que foi boa, respeitosa e na maioria de seus momentos vitoriosa”.

Cláudio não é filiado

O presidente do Ipes, médico Cláudio Mitidieri, quando perguntado se seria candidato a deputado federal pelo PSB, disse: “não estou filiado ainda” e sorriu. Quer dizer: “ainda”…

*** Acrescentou que a eleição do próximo ano será para prefeito e vereador e que “federal está muito longe”. E acrescentou: “sigo o comando do governador”.

Samuel organiza PSB

O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) confirmou que o vice-governador Zezinho Sobral o convidou para organizar o PSB em Nossa Senhora do Socorro.

*** Samuel disputará a Prefeitura de Socorro por seu partido e também organiza o MDB, após diálogo com o senador Alessandro Vieira.

*** Ele defende a união da oposição e diz que em Socorro tem 80 pré-candidatos a vereador e há necessidade de acomodá-los.

Rogério vê vitória

Sobre aprovação da MP 1185/2023, o senador Rogério Carvalho (PT) “vê vitória significativa para o Governo. Essa medida fortalece nosso compromisso com o déficit zero, prevendo arrecadação de R$35 bi”.

*** – É mais dinheiro para os programas do governo, para saúde e educação! Crescer com responsabilidade fiscal é nossa missão, disse.

Giro pelas redes sociais

Folha de São Paulo – Milei anuncia ‘sanções severas’ a quem bloquear ruas para protestar na Argentina.

Blog do Noblat – Quase metade das bombas israelenses lançada em Gaza não tinha alvos específicos, dizem EUA.

Felipe Neto – A extrema direita está se unindo pra focar a propaganda toda na eleição de Senadores e Deputados Federais.

Fórum – PCC: pretendiam sequestrar Lira, Pacheco, Moro entre outros, mas foram presos PF cumpriu vários mandados de prisão e de busca e apreensão em São Paulo contra a facção.

Carlos Ayres Britto – Nada mais urgente e piedoso do que decretar a pena de morte da fome em todo o mundo.

Carta Capital – Congresso ignora decisão do STF e derruba veto do presidente Lula ao Marco Temporal.

Lauro Jardim – Preso, ex-deputado Roberto Jefferson trata depressão grave e infecção hospitalar, diz relatório médico.

Band – A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (14) seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de terem hackeado o perfil de Janja da Silva, no X, antigo Twitter.

 

Leia também