Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

PT se reúne e sai candidato

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A reunião da Executiva Estadual do PT de Aracaju será sábado. O objetivo é discutir já a pré-campanha do partido, quais locais devem se visitados, como será o trabalho para a unidade e como será tratado o processo de composições, apesar de divergências que se registram atualmente. Esgotado todos esses temas, também haverá discussão, provavelmente sem definição, sobre quais os nomes que pretendem se colocar como pré-candidato a prefeito de Aracaju. Dois deles podem ater ser citados, como o de Eliane Aquino, e agora a da jornalista Candisse Carvalho, que se apresentou como pretensa candidata há 15 dias, mas não há nada certo.

Mas o PT sempre manteve discussões em relação às suas decisões e expôs estilo de apoiar a aplaudir. Terá uma novidade: a pauta está aberta para lançamentos de pré-candidatos tanto a majoritário quanto a proporcionais, para que se comece a definir o melhor formado de campanha para cada um deles. Então, ainda se pensa em Marcio Macedo, Eliane Aquino, Robson Viana, Candisse Carvalho e até o do presidente regional do Partido, deputado federal João Daniel. Já há alguns anos, as decisões do PT são acaloradas, a tendência é que haja muitas arestas para consolidação de um nome. Quem acompanha de perto, sabe que seus argumentos se resolvem na base do convencimento e da maioria. Quem tiver com os dois atributos deixa a sede do partido unido e vitorioso.

De qualquer forma, muita coisa vai acontecer. O PT tornou-se um partido mais aberto, capaz de se unir com a direita e tentar levar adiante seus projetos, dentro de uma estrutura política que ofereça resultados ao povo, mas sem esquecer a sociedade e nem pisotear a elite. A informação que Márcio Macedo e Eliane não comparecerão, o que já põe em discussão uma cisão que pode ser esquecida, mas servem de argumento para novos candidatos.

Clóvis é candidato

O ex-conselheiro do TCE, Clóvis Babosa (PT), surpreendeu ao anunciar ontem que será pré-candidato a prefeito elo Partido e apresenta seu nome no sábado.

*** Apenas um adendo: “caso Márcio Macedo e Eliane Aquino sejam candidatos ele retira a sua candidatura”.
Secom sem mudança

Não haverá nenhuma mudança na Secom. Tudo continuará como está. Apenas uma alteração: A Aperipê passará a integrar a Comunicação, como sempre deveria ser.

*** “A mudança da Aperipê para a comunicação está em discussão. A ideia é dar mais agilidade nas ações. Queremos fortalecê-la”.

*** Nada além que isso para qualquer alarde, inclusive com o jornalista Cleon à frente da Secretaria.

Corrigindo nota

A nota emitida ontem pela coluna foi absolutamente correta quando disse que “senador Rogério Carvalho (PT) teve uma conversa com o presidente do PSB, Carlos Siqueira”.

*** A partir daí houve grave erro: “Rogério disse-lhe que sua mulher, Candisse Carvalho, seria candidata à prefeita em Aracaju e pediu que ela fosse pelo PSB” e não PDT como fora escrito.

*** A coluna recebeu incontáveis telefonemas em razão do equívoco, corrigido agora.
Valmir é candidato

Valmir Monteiro (PSC) disse ontem que se sua saúde permitir (ele está bem melhor) será candidato a prefeito de Lagarto, para concluir o seu projeto administrativo.

*** Disse que com tudo que sofreu, incluindo um problema grave que impediu ficar ao lado do povo, “o primeiro lugar em uma pesquisa nos anima muito”.
Só em Dimão Dias

O ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) esta em Aracaju, mas avisou logo que só trata de política em Simão Dias, onde trabalha com Marival para um dos dois ser candidato a prefeito.

*** Admite que haja uma nova geração buscando espaço na política, embora ainda existas velhas lideranças atuando principalmente no interior.

*** Em Simão Dias, sempre em acordo com Marival, só vai tratar de política em Janeiro e definir candidatura.
Aposta sobre Eliane

Em conversas de cafezinho, ontem, revelou-se que já existe aposta de que a candidatura à prefeita de Aracaju será Eliane Aquino (PT). Haja vista que ela foi à candidata federal mais votada de Aracaju.

*** A mesma fonte diz que Edvaldo Nogueira vai se contentar em indicar a vice, embora Jackson Barreto, em pleito anterior, disse que ela não somava em nada.

*** Mas as conversas que rolam à que ela terá apoio de todo mundo, mas nada ainda confirmado por questão de grupo.
Colocam em risco

O senador Alessandro Vieira (MDB) disse que “as alterações no estatuto da Petrobras aprovadas pelo seu conselho reduzem a transparência e colocam em risco o patrimônio dos brasileiros”.

*** – Em especial com a liberação das indicações políticas para cargos estratégicos.

Pedi à CVM para apurar os fatos e suspender essas nomeações, disse.
Aumento de preços

A queixa é de um cidadão que todas as semanas vai aos supermercados fazer conta: o preço dos alimentos aumentam a cada feira. “Um absurdo”.

*** Além de produtos de limpeza, outros de primeira necessidade “o que faz a gente quase que duplicar o dinheiro da feira em 30 dias”.
Nome competitivo

A deputada Yandra Moura (UB) se torna nome competitivo para ser candidata à prefeita de Aracaju. No próximo dia 17 de novembro, ACM Neto (União Brasil) virá a Aracaju e participa de uma solenidade ao seu lado.

*** Yandra está se movimento em toda Aracaju e participando de eventos, principalmente para jovens.

*** Além disso, o bloco ligado a ela tem atuado com ações que vem solidificando a sua pré-candidatura à prefeita.
Incentivo anima

A deputada federal Katarina Feitosa (PSD) tem trabalhado sua candidatura à Prefeitura de Aracaju, animada com o incentivo de Gilberto Kassab.

*** Um membro do seu partido acha que ela tem pouca chance, mas joga na possibilidade de Edvaldo não aprovar o seu escolhido e ela ser a indicada do grupo à prefeita.
Professores acampados

Professores de Canindé do São Francisco estão acampados na Secretaria de Educação daquele município.

*** Denunciam que o prefeito retirou da categoria o direito do adicional de 1/3 para quem completou 25 anos de dedicação ao magistério.
Giro pelas redes sociais

Metrópoles – “Não é porque o Abas cometeu um ato terrorista contra Israel que Israel tem que matar milhões de inocentes”, diz Lula.

Orestes – A terceira colocada na eleição da Argentina nega apoio à Massa, que enfrentará Mi lei sozinho.

Bolsonaro – Passamos 4 anos sem MST, greves generalizadas e atos de terrorismo como os de ontem no Rio de Janeiro (ônibus incendiados).

O Antagonista – Lula sai em busca da humanidade dos terroristas: “Espero que o Hamas tenha compreensão do erro que cometeu.”.

Osmar Terra – Foi impressão minha ou a apuração da eleição Argentina, com células de papel, foi mais rápida que a das urnas eletrônicas brasileiras, sem papel?…

Estadão – Dino Falta à convocação na Câmara. Dino falta audiência pela 2ª vez, alega risco de agressão e deputados pedem impeachment.

Gleisi Hoffmann – Depois de dizer que a arapongagem de Bolsonaro é uma peça fundamental na tentativa do golpe, PF descobre que Abin quis atrapalhar a investigação sobre a vigilância ilegal de pessoas.

Globo News – De acordo com análises da CPI dos Atos Golpistas, 1.365 pessoas com mandados de prisão doaram dinheiro para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia também