Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

Quebra-cabeça para organizar bloco

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

As conversas internas sobre a sucessão municipal em Aracaju acontecem com menor frequência, mas a fotografia instantânea do momento é que a vereadora Emília Corrêa (PRD) já se definiu pela candidatura, faltando apenas alguns ajustes para consolidação. Ela pode ter pela frente a deputada federal Yandra Moura (UB), secretário Luiz Roberto e Eliane Aquino (PT). Há dúvida sobre a indicação de Eliane pelo PT em razão da crise interna entre o senador Rogério Carvalho e Márcio Macedo. Dentro do partido, inclusive, as opiniões se dividem. Uns acham que nesse momento só Eliane Aquino tem fôlego para a disputa pela sigla. Outros admitem que em caso de não ser ela a candidata, o PT não terá viabilidade eleitoral.

Dentro de uma visão mais real e menos especulativa do momento, à exceção de Emília, nenhum outro nome oferece absoluta certeza de que será candidato, em razão de dúvida sobre uma posição unânime da base aliada. Segundo informação de uma liderança municipal, o governador Fábio Mitidieri (PSD) tem dito que não pode deixar de honrar o compromisso assumido em 2022, com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), o que põe alguns integrantes do bloco em alerta, principalmente aqueles que desejam apoiar outro nome. De qualquer forma, o bloco não está bem entrosado na montagem de uma chapa praticamente com nome definido, o que pode provocar dificuldade de se formar unanimidade em torno da candidatura sugerida por Edvaldo Nogueira, embora o provável preferido pelo prefeito já esteja se movimentando mais e até se expondo, já que vinha se segurando apenas na certeza da indicação.

Entre aliados, mesmo através de telefonemas, fala-se que o ministro Márcio Macedo ainda não abriu o jogo – ele próprio – sobre o nome da ex-vice-governadora Eliane Aquino para a Prefeitura porque sonha com alguém que leve a outro caminho consensual entre o governador Fábio Mitidieri e o prefeito Edvaldo Nogueira, para a Prefeitura de Aracaju. Por coincidência esse nome seria o dele, em razão de ter ficado abalado com a possibilidade de deixar o Ministério, o que já está absolutamente descartado, em razão de Gleisi Hoffmann ter conversado com o presidente Lula e decidido que gostaria de se manter presidente nacional do PT, ao invés de assumir alguma Pasta no Governo.
Mitidieri com Lula
O governador Fábio Mitidieri tem reunião hoje, em Brasília, com o presidente Lula. Em pauta, anúncio de investimentos de Bancos Públicos para os estados.

*** Sergipe receberá R$ 180 milhões em investimento para a cultura via BNDES, destinado ao projeto Cultura Sergipana.
*** Fábio vem pavimentando boa relação com o governo Federal, com visitas aos ministérios e liberações de investimentos, como as mais de três mil casas para o Minha Casa, Minha Vida e a ponte Neópolis-Penedo.
Almoço com Marcio

Fabio Mitidieri (PSD) reuniu-se, ontem, com o ministro Márcio Macedo (PT) em Aracaju. O encontro foi reservado, ao lado do chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo.

*** Algumas poucas especulações sobre as eleições municipais, candidatura ao Senado em 2026 e até o encontro com Lula.
Luiz Roberto aparece

Luiz Roberto (PDT), provável indicado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para sucedê-lo começa a por a cabeça de fora.

*** Chega à notícia de que “não há dúvidas que a gestão desburocratizada e pé na estrada do secretário da Sedurbi, Luiz Roberto, têm contribuído para alavancar obras de infraestrutura do Governo”.

*** E mais: “Luiz Roberto tem priorizado visitas ao interior para acompanhar, ‘in loco’, as intervenções. O objetivo é dar celeridade e monitorar a qualidade do trabalho”.
Escritório em Brasília

Chefe da Casa Civil, deputado Jorginho Araújo (PSD), assume a Assembleia por esses dias para participar da votação do orçamento.

*** Quando Jorginho voltar a ocupar a Casa Civil, é que o suplente Sérgio Reis assume a Alese em seu lugar e permanece no mandato.

*** A informação é que o vereador Manoel Marcos fica na representação de Brasília, mas não tem nada anunciado sobre isso.
Edvaldo e Alessandro

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu ontem o senador Alessandro Vieira (MDB), coordenador da bancada sergipana no Congresso. Edvaldo reforçou a importância da destinação de emendas parlamentares para a área da saúde em Aracaju.

*** Para Edvaldo, indicações dos parlamentares sergipanos ao Orçamento Geral da União, direcionando recursos à capital, contribuem para a qualificação da oferta de serviços públicos e desenvolvimento da cidade.
Boletim médico

Segundo Boletim Médico divulgado pelo Hospital São Lucas, o ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis, se encontra estável, acordado e recebendo cuidados médicos necessários.

*** No momento sem previsão de alta hospitalar.

*** A família também emitiu uma nota em que “agradece a corrente de orações e o carinho que tem recebido pela pronta recuperação do ex-deputado”
Márcio visita Albano

O ministro Marcio Macedo visitou, ontem, o ex-governador de Sergipe e ex-presidente da CNI, Albano Franco.

*** Marcio disse que levou um abraço do presidente Lula e desejou rápida e plena recuperação, assim como um feliz Natal e um ano novo de muita alegria.
Precisa mudar

Vereadora Sheyla Galba diz que algo precisa mudar. “Já disse ao próprio prefeito que não adianta cuidar de praças e deixar a população sofrendo nas unidades”.

*** – Essas duas áreas precisam caminhar juntas e funcionar de forma efetiva para melhorar a vida da população.
Situação preocupante

Senador Rogério Carvalho (PT) vê Situação preocupante em Maceió. A Defesa Civil assegura que o entorno está desocupado, mas imagens do início do rompimento levantam sérias questões sobre impactos ambientais e à comunidade local.

*** – É preciso atenção e respostas transparentes para garantir a segurança de todos, disse.
Recesso nas Prefeituras

Prefeituras de todo o País podem decretar recesso de até 30 dias em seus serviços e isso tem acontecido em vários Estados, inclusive numa cidade como Curitiba (PR).

*** Sergipe entrou nessa onda este ano e três prefeitos decretaram recesso em suas cidades.
André é o nome

O prefeito de Estância, Gilson Andrade, avisou que o seu vice-prefeito, André Graça, “é o meu candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024”.
*** Quanto ao vice de André, Gilson diz que “só será anunciado na magia dos festejos juninos”.
Laércio é contra

O senador Laércio Oliveira (PP) confirmou ontem que não votará em Flávio Dino para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

*** Laércio evitou dizer as razões do seu voto contra. Falou que se trata de uma questão de visão pessoal.
Giro pelas redes sociais

Daniel Rezende – Para esse fim de ano e já pensando em 2024, a palavra de ordem é: Liberdade.

Janaina Pascoal – Errou Lula, pela ausência na posse de Milei. Errou e perdeu o discurso de que sua recepção a Maduro teria sido meramente institucional.

Metrópoles – Bolsonaro é ovacionado ao chegar para posse de Milei, na Argentina. Foi fortemente aplaudido ao chegar à sede do parlamento argentino, em Buenos Aires.

Roberto Freire – Este é o PT na sua mais perfeita tradução. E o Brasil que se exploda ! “Se tiver que fazer déficit, vai fazer, ou a gente não ganha a eleição’, diz líder do governo Lula.”

Maria – Lula quer e vai investir 50 bi em obras no exterior. Sim, a infraestrutura no Brasil está uma maravilha e ele pode fazer isso… pois é.

Diogo Mainard – A farra vai se tornar ainda maior, porque Lula pretende nomear Lewandowski para o Ministério da Justiça.

Carta Capital – Presidentes de Venezuela e Guiana farão reunião presencial; presidente Lula foi convidado para o encontro.

Lauro Jardim – Lira garante a ministros que limitação às decisões do STF não andará tão cedo na Câmara Federal

Leia também