Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Quem apostar que Marcio cai pode perder

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O assunto nos grupos, blogs e portais de Sergipe e de outros vários Estado continua sendo o ministro Marcio Macedo (PT) e o pagamento de passagens de servidores do seu Ministério para participar do carnaval fora de época em Aracaju (Pré-Caju). Márcio até determinou abertura de sindicância para apura os fatos e deixou claro que se a gratuidade for comprovada tudo será ressarcido. Aliados de Márcio, e ele próprio, admitem que se trate de “fogo amigo”, promovido por segmentos do PT que não o apoiam e são incentivado por adversários praticamente declarados, que aproveitam o momento para “expandir as chamas”. Houve críticas até mesmo a quem postou mensagens de solidariedade ao ministro, como se não fosse natural seus aliados se manifestarem.

Há aposta, principalmente dentro do PT, sobre a permanência ou queda do ministro por decisão do presidente Lula. Quem jogar na queda pode perder. O assunto não vem sendo exposto publicamente dentro da Direção Nacional do partido, mas tratado com cautela, principalmente em razão das divergência que Macedo sofre por uma tendência do PT no Estado. Estou anunciando aqui, em primeira mão e com exclusividade, que o ministro Márcio Macedo conversou ontem à tarde com o presidente Lula sobre o assunto (vide nota exclusiva abaixo deste comentário) e ouviu dele o conselho: “toque a vida que preciso de você”. O papo foi encerrado e Marcio vai redobrar o seu trabalho em todo País, fortalecendo e ampliando as atividades da Secretaria-Geral e levando à sociedade as decisões do Governo.

Lógico que não é um assunto que se possa fingir indiferença. Tem que se redimir caso seja tudo comprovado, mas não dá para negar que Marcio Macedo faz um bom trabalho na sua Pasta, que segue todas as decisões presidenciais, com ações que beneficiam a população, principalmente no campo social. O que incomoda, politicamente, ao bloco divergente no Estado, é que Macedo visa disputar mandato ao Senado em 2026 e, apesar da distância, é natural que isso aconteça porque faz parte dos destroços de uma política insensata que se pratica em toda estrutura partidária. Não se tem ideia de até aonde vão esticar esse fato lamentável e deixá-lo sob ameaça de erupção permanente, mas se tem certeza que isso não avançará a ponto de provocar profundidade nos propósitos e festejo de quem torce para “o quanto pior melhor”.

Lula: preciso de você

Exclusiva: Em conversa por telefone com Plenário, o ministro Marcio Macedo (PT) conversou ontem com o presidente Lula, no Planalto.

*** A conversa aconteceu depois de Márcio Macedo ter levantado tudo que fora informado pela imprensa.

*** Lula pediu que Márcio Macedo concedesse uma entrevista, relatasse tudo que aconteceu e aconselhou: “toque a vida que preciso de você”.

Márcio: é fogo amigo

Marcio falou em “ON” e disse claramente que tudo isso não passa de “fogo amigo”, explicando como ocorreu a viagem e que vai permanecer trabalhando por Sergipe e pelo Brasil.

Não há informações outras sobre o ministro Márcio Macedo, em relação às denúncias do pagamento de viagens de assessores ao Pré-Caju.

*** As especulações afloram em Sergipe, sem novidades, mas com a intensidade de quem não integra o bloco de Márcio no PT.

Mitidieri sobre Márcio

o governador Fábio Mitidieri (PSD) disse, ontem à noite, que o ministro Márcio Macedo (PT) é “um homem sério e tem toda a nossa confiança”.

*** Para Fábio, o “trabalho de Márcio tem sido muito importante para Sergipe”.

Lauro pode assumir

A informação vem de Brasília: o ministro Márcio Macedo tende a substituir Maria Fernanda Ramos Coelho, que se demitiu da secretaria-executiva da Secretaria-Geral da Presidência, por um conterrâneo.

*** O provável sucessor de Maria Fernanda é o advogado sergipano Lauro Seixas, que Macêdo tentou emplacar no ano passado como conselheiro do Cade.

Lauro desmente

A coluna Plenário entrou em contato, ontem, com o advogado Lauro Seixas, que desmentiu qualquer convite para ocupar cargos na Secretaria-Geral.

*** E explicou: “até porque nem seria possível, pois estou começando, nos próximos 20 dias, doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ou seja: é incompatível com residir em Brasília”.

Reunião com Rogério

A informação é de um petista da velha guarda: O grupo do PT liderado pelo senador Rogério Carvalho tem reunião marcada para este final de semana.

*** Não houve revelação da pauta que será debatida.

Mitidieri vai no bloco

O governador Fábio Mitidieri (PSD) conversou via telefone com a direção do bloco “Galinha da Madrugada”, que agita a cidade de Pacatuba dia 20 próximo.

*** Mitidieri participa do desfile da “Galinha da Madrugada”, vai batizar o bloco e será o seu padrinho.

*** O governador passará dois dias na praia Ponta dos Mangues, em Pacatuba, durante o Verão Sergipe, e aproveita para integrar o bloco que esquenta o município e atrairá turistas.

Linda defende cotas trans

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) protocolou, junto ao MPF, uma representação para que o Concurso Público Nacional Unificado contemple as cotas trans.

*** Linda baseia-se no que fora anunciado e amplamente divulgado pelo ministro do Trabalho e Emprego, e suprimidas pelos editais já divulgados

Grupo de Trabalho

Ministro Marcio Macedo institui, ontem, através de portaria, o Grupo de Trabalho Técnico que irá coordenar e preparar a participação social no G20.

*** – O GTT será responsável por dialogar com a sociedade civil e articular para estimular a participação social no G20, disse.

Sobre Lewandowski

Senador Rogério Carvalho (PT) elogia a escolha de Ricardo Lewandowski para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública é acertada e importante para o Brasil.

*** – Com vasta experiência e reconhecido trabalho no STF, ele trará ainda mais dinamismo e avanços para o país. Desejo sucesso e sabedoria no novo desafio! Disse Rogério.

Valmir em conversas

O ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (Podemos) reafirma que pretende disputar a Prefeitura do município em outubro deste anos.

*** Disse ontem que não pode deixar de conversar com lideranças políticas do município, inclusive o grupo liderado pelos Reis.

*** E mandou um recado: “não adianta insinuações fora dessa realidade”.

Marcos sobre MDB

Marcos Franco (MDB) disse ontem que o seu partido vem conversando com lideranças políticas da grande Aracaju e do Interior para promover o crescimento da sigla no Estado.

*** Acrescentou que o MDB vem trabalhando para eleger prefeitos em Socorro, na Barra dos Coqueiros e em São Cristóvão.

*** Segundo ainda Marcos, o MDB pode ter candidato a prefeito de Aracaju e tentará eleger o máximo de vereadores possível.

Giro pelas redes sociais

Relatório Reservado – O avanço do PIX e de outros métodos de pagamento, que estão empurrando as empresas de adquirência contra a parede, deverá precipitar um processo de consolidação do setor.

Roberto Requião – A oneração do imposto das tais 17 empresas é uma medida mal pensada, Assim como também não é bem pensado o tal déficit zero. Inoportunas as duas medidas!

Sérgio Moro – Fica então entendido que aceitar cargo em Ministério não é e nunca deveria ter sido causa de suspeição.

Metrópoles – “Sempre sonhei que a gente deveria ter na Suprema Corte um ministro com a cabeça política”, diz Lula.

Globo News – O Ministério Público pediu a abertura de uma investigação envolvendo o filho da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Fórum – Lewandowski na Justiça: preenche todos os requisitos “com folga” e “fez história” no STF, diz Kakay.

Guga Noblat – Ricardo Cappelli pede demissão do governo e sai de férias. Cappelli destacou-se no combate ao golpe do 8/1.

Metrópoles – Seis adolescentes, de 15 e 16 anos, invadiram um condomínio na Praia Grande (SP) e furtaram três motos; quatro deles foram detidos e os veículos recuperados.

Leia também