Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Questão de compromisso

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Ainda haverá muita discussão em torno do apoio exclusivo do governador Fábio Mitidieri (PSD) ao nome de Luiz Roberto, sugerido pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), para ser o seu sucessor nas eleições de outubro. As conversas giram em encontros que se realizam em Brasília e o assunto passou a ser rotineiro entre políticos que avaliam a escolha e a possibilidade de não dar certo. Roberto se mostra animado com os números de pesquisas que acompanham e com o trabalho realizado por Nogueira em Aracaju, mas parte significante de seus aliados, que o trata com indiferença porque pretendia ser indicada, faz previsão pouco otimista de que obterá êxito durante o pleito, desfazendo o interesse e trabalho do governador Mitidieri e do prefeito Edvaldo.

Quem conversa com políticos, tanto da base aliada quanto de partidos que apóiam o Governo, sente certo descontentamento com o quadro exposto, inclusive porque todos os pré-candidatos a prefeito da base vão manter suas posições até o limite final, às vésperas das convenções. Um fato que chama a atenção para justificar a indicação de Luiz é o compromisso citado por Fábio, que foi o escolhido do bloco para disputar o Governo em 2022. Quer dizer: Edvaldo teria abandonado dessa pretensão, o que o levou à eleição. Outros nomes que influenciavam na escolha, como o próprio governador Belivaldo Chagas (PSD), tinha força suficiente para fazer o sucessor, em razão da representação do seu mandato.

Além disso, outras lideranças como o próprio André Moura, pelas verbas que enviou para Sergipe e Aracaju, também era um nome influente, assim como outros membos da base aliada, inclusive o próprio Edvaldo Nogueira (PDT), que terminou por fazer o melhor movimento no tabuleiro de xadrez. Agora as candidaturas estão postas, sem chance de recuo, mesmo que outros nomes ainda se mantenham timidamente insistindo que vai à disputa. Fábio Mitidieri não está parado, sabe das insatisfações e vai à busca do entendimento, para que não se depare com uma posição incontrolável e que repercuta em 2026.

Gestão das Pastas

O governador Fábio Mitidieri (PSD) escolheu essa semana para focar a gestão de todas as pastas do seu Governo e orientar sobre alguns ajustes.

*** Desde segunda-feira que ele vem visitado equipes que integram Secretarias, para acomodações dentro da sua visão administrativa e padrão de desenvolvimento.

Marcio e Rogério

Desfeita a informação de que o ministro Marcio Macedo e o senador Rogério Carvalho, ambos do PT em Sergipe, estavam se entendendo sobre a candidatura petista em Aracaju.

*** – Isso não tem o menor sentido, disse um aliado próximo de Márcio Macedo. Os dois mantém o distanciamento político em Sergipe e não pensa em conciliação.

*** Marcio Macedo ainda não se manifestou sobre eleição municipal, mantém absoluto silencio e pode surpreender na hora certa.

Depois de ouvir Lula

Segundo a mesma fonte, o ministro Márcio Macedo mantém um bom relacionamento político com o governador Fábio Mitidieri e só vai se manifestar sobre o assunto depois de ouvir Lula.

*** Mas também circula a informação de que o presidente Lula defende que haja unidade petista, mas que também apoie candidatos de aliados que não sejam do PT.

Soltura de Brazão

Jair Bolsonaro entrou em campo pela soltura do deputado federal Chiquinho Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco.

*** Em Sergipe o deputado federal que segue orientação irrestrita de Bolsonaro é Rodrigo Valadares.

Augusto desconhece

O ex-deputado Augusto Bezerra desconhece a demissão de pessoas indicadas por ele para trabalhar na Prefeitura de Socorro, por iniciativa do Padre Inaldo.

*** Disse que até o momento nada lhe fora comunicado sobre isso e insiste que em Socorro apoia a candidata Carminha Paiva.

Amorim para vice?

A pré-candidata à prefeita de Aracaju, Emília Correa (PL), tem conversado quase que diariamente com o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB).

*** A irmã de Amorim também participa da conversa. Tudo isso abre espaço para especulações sobre candidatura de Amorim a vice de Emília.

*** Amanhã haverá uma reunião do PL em Aracaju.

Grande sacanagem

O jornalista Anderson Cristian levantou uma ‘lebre’ interessante ontem no zap: “Querer crucificar Fábio Mitidieri nas Eleições-24 em Aracaju é uma tremenda sacanagem”.

*** e continua: “afinal, as pres governistas à prefeitura da capital são em oposição a Edvaldo Nogueira, jamais ao próprio governador”.

Sérgio confiante

O deputado Sérgio Reis, candidato a prefeito por Lagarto pelo PSD, disse que não fará composição com outro grupo nas próximas eleições.

*** Sairá apenas com o apoio do seu grupo e admite que ganha “para valer”. Diz que não existe problema político – “está tudo em paz” – ainda não sabe quem será o vice e sobre seus adversários responde: “estão por lá”.

Cobra diálogo

O deputado Paulo Júnior (PV) cobra diálogo para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Estância e de São Cristóvão não participem da concessão da Deso, proposta pelo Governo.

*** A cobrança foi realizada ontem um dia após o parlamentar acompanhar sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estância sobre o mesmo tema.

Kataria e Daniele

A deputada federal Katarina Feitoza (PSD) ainda sonha em disputar a Prefeitura de Aracaju, mas tem certeza que é impossível porque seu partido apóia Luiz Roberto (PDT).

*** Há um detalhe: a secretária Daniele Garcia (PDB), que também tem seu nome para prefeita, toparia ser vice de Katarina. Ficará apenas na vontade.

Leia também