Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Reunião em Estância mexe com o PT

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Há insatisfações sérias entre a militância do Partido dos Trabalhadores, na sua maioria petistas que integram os diretórios municipais. Estão todos se sentindo isolados pela cúpula do partido, no que se refere às eleições tanto em Aracaju, quanto em quase todas as cidades do interior. Sábado passado, no plenário da Câmara de Estância, petistas daquela cidade e de mais dez municípios, se reuniram para oficializar a indignação pela forma como vêm sendo tratados. O encontro foi denominado de “CNB Zé Eduardo” e durou mais de quatro horas, com os filiados históricos do partido se manifestando isolados e distantes das deliberações da cúpula. Todos estavam chateados com a forma como o Diretório Regional do Estado trata suas lideranças municipais.

Essas reuniões terão continuidade e podem ocorrer em outros municípios, com o objetivo de cobrar posições da cúpula e oxigenar o partido, para que haja participação e opinião de todos os diretórios sobre decisões mais amplas e não que apenas um pequeno grupo determine o que o PT deve fazer ou não em sua estratégia política e lançamentos de nomes com exclusividade de uma cúpula que também depende da base. No encontro de sábado, diante das discussões em que todos tiveram direito de opinar, ficou bem claro que o Partido dos Trabalhadores não tem dono e deve levar em consideração a posição de cada um dos filiados, mesmo daqueles com pensamentos diversos: “tem companheiros que estão abandonados à própria sorte”, disse um dos petistas na reunião de sábado.

O entendimento de todos é que o Partido dos Trabalhadores não pode continuar da forma que está, porque o prejuízo pode se caracterizar na derrota de alguns e no recuo de outros, o que fará a sigla perder força quase total no Estado. Todos eles reivindicam participação na definição dos nomes que disputarão Prefeituras na Capital e interior e atuação efetiva em todas as decisões da sigla. A reunião de sábado já repercutiu com telefonemas de lideranças da alta cúpula para petistas filiados a diretórios do interior.

Criação da Funsecom

Quinta-feira (18) o Diário Oficial publicou a criação da Fundação Sergipana de Comunicação (Funsecom) que acopla a rádio e TV-Aperipê.

*** A fundação terá como presidente o radialista Carlos Batalha e está vinculada à Secretaria da Comunicação, que tem à frente Cleon Nascimento.

*** Batalha foi escolhidos pelos bons serviços prestados em 2023, como diretor de radio difusão do grupo.

Preferência pelo PRD

A vereadora Emília Corrêa, pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, lembrou ontem que prazos de filiações partidárias, para quem pretende concorrer ao pleito de 2024, se extinguirão dia 06 de Abril.

*** – Então, estou ouvindo alguns diretórios nacionais, outros estaduais e conversei com a direção do meu partido, que é o PRD, à qual tenho dito que terá preferência.

*** Emília acrescenta: “como ainda temos pelo menos 70 dias para tomar decisão, vou ouvir bastante os aliados, pedindo a Deus para que me guie para a decisão acertada”.

Deus está no controle

Emília acredita que não vai demorar e “teremos definido por qual veículo partidário irei concorrer”. E acrescenta: “em continuidade, temos o prazo só de ajustarmos às questões proporcionais e superaremos mais essa etapa”.

*** – O que tem definido meu amigo, é que a Emília continua crendo que Deus está no controle de todas as coisas e eu, fazendo minha parte, caminhando, dialogando com as pessoas e com os líderes partidários para, em um futuro próximo, tomarmos a decisão.

Fabiano vai a prefeito

O vereador Fabiano Oliveira (PP) deixa claro que seu nome está à disposição do grupo pra ser candidato a prefeito de Aracaju e não a vice prefeito.

*** A reação de Fabiano foi rápida diante de insinuações de que o seu nome teria sido posto pelo PP como pré-candidato a prefeito para que fosse o vice.

Yandra nos bairros

A deputada federal Yandra Moura (UB) está trabalhando sua pré-candidatura à prefeita e se empenha em ouvir atentamente demandas da população.

*** Ela disse que está fazendo isso “por acreditar que esse é o melhor caminho para ajudar a construir uma cidade mais justa e sintonizada com a realidade da nossa gente”.

Valadares candidato

Valadares Filho é o presidente o Solidariedade em Sergipe e vai começar a ampliar o partido, visando às eleições deste ano e de 2026.

*** Por orientação da direção nacional do partido, Valadares Filho será candidato a deputado federal em 2026.

*** A partir de agora o trabalho se intensifica, porque a solenidade de filiação será no mês de março, em Sergipe.

Sobre Areia Branca

À medida que as eleições se aproximam na cidade de Areia Branca, observa-se uma polarização entre o grupo de Agripino e de Talysson de Valmir.

*** Os ex-prefeitos Souza e Acácia despontam como elementos cruciais, sendo aguardados com expectativa os próximos acontecimentos políticos.

Sobre a refinaria

Senador Alessandro Vieira (MDB) diz que a retomada de investimentos na refinaria de Abreu e Lima, dentro de um plano racional de aumento de produção de diesel, é uma excelente notícia.

*** – mas é preciso lembrar sempre que o Brasil não pode admitir a retomada da rotina de propinas e desvios confessada publicamente, diz.

Câmaras nos trajes

Tenente Edgard diz que enquanto querem obrigar as polícias a colocar câmeras nos trajes, os bandidos gozam de saidinhas sem nenhum monitoramento.

*** – Sou favorável às câmeras em determinados tipos de policiamento, como trânsito e ordinário, nas especializadas sou contra.

Mega FM vai ao ar

Depois de esperar por treze anos, cumprindo todas as exigências do Ministério das Comunicações, o ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita, comemorou ontem a concessão da Mega FM, para a cidade.

*** A emissora será colocada no ar dia 1º de fevereiro e está com sua equipe praticamente montada.

*** Sukita disse que cumpriu rigorosamente todos os requisitos, inclusive disputando com nomes importantes na área, de Sergipe e do Brasil.

Almeida em Dores

O ex-senador Almeida Lima é candidato à Prefeitura de Dores e vem trabalhando muito em todo o município. Está sem partido, mas tudo indica que se filiará ao Republicanos.

*** Almeida está residindo em Dores, tem aparecido bem nas pesquisas e o trabalho que realizou como prefeito de Aracaju influencia nesse novo projeto.

Não sai do PL

Pré-candidato a prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho nega o boato de que poderia deixa o Partido Liberal: “isso nem se cogita”, disse.

*** Francisquinho diz que a campanha está bem e que percorre bairros e povoados da cidade todos os dias.

Mudança em Aquidabã

O radialista George Magalhães, da SIM FM de Carmópolis, divulga uma ‘bomba’ de Aquidabã; “O prefeito do município, Mario Lucena, a deputada estadual Lidiane Lucena e a pré-candidata à prefeita, Ana Helena, irão se filiar ao União Brasil”.

*** Além deles três, os vereadores que seguem orientação de Mario Lucena, também vão para o União Brasil de André Moura.

*** Segundo George, “aquela história que André estava em Aquidabã apoiando Eurico, ‘nadica de nada’. Mário procurou André Moura com todo o agrupamento e pediu para se filiar ao UB e ele aceitou”.

Elisabete em Propriá

A pré-candidata à prefeita de Propriá, professora Elisabete Nunes, marcou mais uma entrevista sobre sua pré-campanha e obteve um bom número de interações ao vivo, o que chamou a atenção de outros pré-candidatos.

*** – De nada adiantou deixar o nome dela de fora das pesquisas. Ela caiu na graça do povo, disse Adeval Marques que acompanhou o momento.

Surpresa em Poço Redondo

O vereador Aderaldo Rodrigues abandonou o grupo que estava e foi para a situação que ele tanto bateu. Ninguém acreditou e nem entendeu o que o levou a tomar a atitude.

*** Na análise que se faz na cidade, ele cometeu um grande erro e amigos de velhas datas cobram uma explicação.

Giro pelas redes sociais

Lauro Jardim – Depois de um fim de semana sem tragédias por causa das chuvas, governador do Rio voltará a Orlando (EUA).

Roberto Requião – Positiva a retomada da refinaria Abreu e Lima. Agora se espera preço correto, fiscalização dura e fim da corrupção!

GloboNews – Governo federal lança plano para impulsionar indústria com linhas de crédito e subsídios públicos. Programa prevê R$ 300 bilhões em investimentos até 2026.

Radar (Veja) – Partido Novo quer barrar “linha direta” entre TSE e Anatel para bloquear sites em tempo real durante as eleições.

Pedro Ronche – Marco Feliciano, que pagou R$ 157 mil num tratamento dentário e pediu reembolso à Câmara, é contra imposto no salário de pastores.

Folha – Reforma dobra tributação do saneamento, e conta de água vai subir. Setor agora trabalha para mitigar mudança e impedir que atraso no aumento da tarifa leve à retração de investimentos (Folha).

Relatório Reservado – O troca-troca partidário já está na mira da ministra Cármen Lucia, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral em junho.

Helder Maldonado – Se Celso Daniel, Adelio Bispo e Lei Rouanet entram nos trending topics é sinal de que vem denúncia pesada contra o bolsonarismo até o fim do dia.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também