Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Rogério e Marcio para prefeito?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com

Esta coluna fez ontem um comentário cujo título era uma pergunta: “E se Rogério disputar a Prefeitura”? Pela manhã, a ex-vice-governadora Eliane Aquino concedeu entrevista repetindo também uma notícia da coluna, de que “não seria mais pré-candidata à prefeita de Aracaju”, justificando que sua mãe e cunhada estavam muito doentes e que ela precisaria estar em Brasília. Surpreendeu ao responder à pergunta feita na abertura de “Plenário”. Coincidências? Não, fatos! Correto que a emissora tenha apelado para o exclusivismo de uma matéria já postada há zero hora, o que faz parte dessa cultura da comunicação. De qualquer forma tanto a notícia do portal, quanto à da emissora passou a ser o assunto político do dia, principalmente porque era Eliane Aquino que sugeria o nome de Rogério a prefeito, quando Sergipe sabe das divergências entre os grupos que ela integra, que tem a liderança do ministro Marcio Macedo, e o do senador.

Então, qual o segredo? Sem o uso do exclusivismo, vamos revelar, porque integra todo um processo político que precisa ser analisado e avaliado. O grupo petista Construindo um Novo Brasil (CNB), que diverge com a tendência do senador Rogério Carvalho, ampliou a crise entre as duas tendências, ao articular o lançamento da candidatura do senador a prefeito de Aracaju, assim com o próprio Rogério declara e deixa ampliar o seu pensamento de que apoia a candidatura de Márcio Macedo para prefeito. E isso não é factoide, tanto que na quarta-feira, no final da reunião do Diretório Municipal do PT, que tratou sobre registros e lançamentos de candidaturas petistas, o CNB fez um manifesto em que no final dizia “que o melhor candidato a prefeito de Aracaju é Rogério Carvalho”.

Na realidade, o que Eliane Aquino anunciou, ontem pela manhã, fazia parte do projeto que a CNB está levando adiante – e continuará divulgando – porque foi orientada para isso e está ressentida em razão da insistência do senador em dizer que “o seu candidato é Marcio”, o que coloca um mal estar em razão do ministro não aceitar. Quer dizer: se trata de uma estratégia birrenta, em que o PT não se fortalece e apareceria mais tendo os nomes postos à disposição para a disputa. Acontece que Márcio já se decidiu em se candidatar ao Senado em 2026, enquanto Rogério insiste que voltará a disputar o Governo. O problema grave é que um não deseja estar na mesma chapa majoritária que o outro, em razão do bom entendimento de Macedo com o bloco do Governo no Estado. É uma estratégia equivocada e mostra que o PT montou um quebra-cabeça interno, aprofundou arestas e não tem condições de consertar, pelo menos nesses próximos dois anos.

Uma coisa é certa: o presidente Lula, que tentará a reeleição, vai se envolver nisso porque que quer o voto de Sergipe e não de tendências que definham o partido no Estado.

Sergipe Seguro

O governador Fábio Mitidieri (PSD) exaltou ontem o fato de Sergipe ter a maior redução de crimes violentos no Brasil!

*** – Ministério da Justiça e Segurança Pública indica queda de 22,9% de 2023 para 2022 na quantidade de homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios e crimes correlatos. *** – Índice cinco vezes maior que o do País! – Comemorou.

Nomeações de aprovados

Fábio Mitidieri nomeia hoje os 55 aprovados no concurso da Emdagro, durante solenidade na Sealba, maior evento de agronegócio do Nordeste.

*** Mais de três mil pessoas foram inscritas. As 55 vagas foram divididas entre técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, com carga horária de 40 horas semanais.

Eliane lança Rogério

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) confirmou o que publicou Plenário ontem, de que não seria mais candidata à prefeitura de Aracaju pelo seu partido.

*** Ela está com problemas de saúde em sua casa de Brasília, cuidando da sua mãe e da irmã.

*** Surpreendentemente ela sugeriu o nome de Rogério à Prefeitura, depois da leitura que também fez do comentário da coluna Plenário.

Candisse cumprimenta

A pré-candidata do PT à Prefeitura, Candisse Carvalho, mulher de Rogério, aproveitou a decisão de Eliane Aquino e apresentou-lhe toda sua solidariedade à companheira e desejou “que Deus a ilumine nesta jornada familiar”.

*** Adiantou que “nós estaremos aqui na luta com a militância petista por mais mulheres na política e pulsando o nosso coração vermelho que nos une”.

*** Candisse avisou que hoje fará ato de registro de intenção da sua pré-candidatura, em concentração na Praça da Bandeira.

Calendário eleitoral

Durante a reunião de quarta-feira, o Diretório Municipal do PT lançou o calendário eleitoral do partido: As inscrições para candidaturas se iniciaram ontem e terminam dia 15 deste mês.

*** Dia 19 de fevereiro haverá reunião do Diretório de Aracaju para avaliar inscritos para majoritários e proporcionais.

*** Dia 09 de março uma outra reunião do municipal para definir campanha, provavelmente com os nomes das chapas já definidos.

Emília fica no PRD

O presidente regional do PL em Sergipe, Edvan Amorim, disse ontem que não teve conversa com a vereadora Emília Corrêa (PRD) para ela filiar-se ao partido.

*** Confirmou que seu irmão, Eduardo Amorim, conversa com ela já há muito tempo.

*** Emília está no PRD e só em março é que definirá sua posição. Entretanto, o seu desejo é permanecer na sigla que se encontra e ser candidata por ela.

Bené aos 80 anos

Históricos do MDB foram ontem abraça o ex-vice-governador Benedito Figueiredo que comemorou os 80 anos. Estiveram lá Jackson Barreto, Luciano Bispo e João Augusto Gama, políticos que estiveram junto a Benedito.

*** Luciano Bispo escreveu: “Bené é um amigo de longas datas, e receber um convite para comemorar esses seus 80 anos de vida é motivo de orgulho para mim”.

*** E concluiu: “que Deus em sua infinita bondade e sabedoria te dê saúde, paz e muitos anos de vida”.

Ricardo à vontade

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) disse ontem que “hoje o meu foco está na reeleição de vereador em Aracaju”.

*** Acrescenta, entretanto, que está à disposição para ser candidato a vice “caso seja esse o desejo do grupo e do povo”.

Solidários a Eliane

Fábio Mitidieri solidarizar-se com Eliane Aquino que está com a sua mãe e a cunhada doentes, o que a fez deixar de disputar a Prefeitura de Aracaju.

*** Desejou-lhes uma recuperação plena e tranquila para sua cunhada e sua mãe.

*** Daniele Garcia também desejou “que Deus conceda a força necessária a Eliane e aos familiares para enfrentarem e, juntos, vencerem esta batalha”.

Carlão aniversaria

Quem aniversaria hoje é Carlão, que trabalha há anos na Câmara Federal e já atuou como motoristas para vários sergipanos que assumiram mandatos em Brasília.

*** Bem conhecido na área política do Congresso, Carlão já participou de eventos importantes e colabora com atos dos parlamentares que serve.

Cachorro curte

Tenente Edgar observa: “não sei aonde vai parar a humanidade, ouvindo uma rádio local, um cidadão mandou uma mensagem dizendo que seu cachorro estava curtindo a programação”.

*** Pior: o apresentador acreditou.

Giro pelas Redes Sociais

Fórum – Perito faz linha do tempo e detalha como se deu a farsa contra o Padre Júlio Lancellotti – Mário Gazziro identifica fraude em laudo encomendado por Arthur do Val, o “Mamãe Falei”.

Roberto Freire – Não seja bobo. “Descondenado” é um neologismo para definir a esculhambação que o STF fez com os corruptos e ladrões do mensalão e petrolão e outros crimes.

Gleise Hoffmann – “Gostem ou não gostem os donos da mídia e seus sócios, Lula representa a vontade popular expressada nas urnas”.

Carlos Minc – Pobre de direita protesta porque carne está muito barata e isto irá quebrar o Agronegócio! Hilário, incrível e muito triste!

Carta Capital – Mortes violentas intencionais no Brasil caem 4% em 2023; mortes por policiais reduzem 2%.

Revista Fórum – Escândalo de arapongagem da Abin paralela de Bolsonaro pode se espraiar para o GSI do General Heleno; Filho de general foi representante da Cognyte no Brasil.

Miranda Sá – Vou repousar fortalecendo com o sono a saúde física e mental, para acordar amanhã forte e ajudar na reconstrução do Brasil sem corruptos na política.

Uol Notícias – Em evento de pré-candidatura do empresário Renato Araújo para a prefeitura de Angra dos Reis, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas às penas dos réus do 08 de janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Giro pelas redes sociais

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também