Aracaju, 15 de maio de 2024
Search

Rogério reúne um novo PT

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

É muito repetitivo falar das eleições deste ano, porque há pouca mudança no quadro. Os candidatos já estão lançados, embora as chapas majoritárias se mantenham incompletas, por falta da indicação do vice ou do senador. E isso faz com que as especulações ultrapassem os limites do que imagina cada um que trata sobre sucessão, jogando sempre melhor para o lado que lhe interessa. Há dúvidas em relação até mesmo à decisão de candidaturas e essa dependência deixa receio para composições, no que se refere à certeza de que tudo dê certo. Além disso, não se conhece eleição anterior em que a sociedade estivesse tão desinteressada.

Rogério Carvalho, pré-candidato a governador pelo PT, vai reunir a militância hoje no Cotinguiba. Diz que é para discutir campanha e apresentar propostas, enfim, revelar a unidade do partido, que pela primeira vez na história da sigla, em Sergipe, vai a consenso para o pleito e até estreitar a união entre as tendências, que nem sempre pensam igual. Claro que o PT mudou muito nesses últimos anos. Havia romantismo político quando a “petezada” se reunia nas esquinas mais movimentadas, para vender estrelas ou oferece ingresso para feijoadas, a fim de arrecadar recursos para mobilizar o partido.

Não dá nem para se falar que o “Gosto Gostoso” não existe mais. O barzinho era um reduto petista e ponto certo para encontrar lideranças autênticas como Marcelo Déda, de bigode ralo, tiracolo no braço e ‘priquitinha’, mas que tinha a militância ao seu lado. Lógico que os tempos mudaram e tudo se transformou, para pior, porque a ideologia foi liberada como flatos mal cheirosos. Hoje há necessidade de Lula, como ex-presidente, vir aqui dizer o nome do candidato dele, para tentar angariar votos não apenas da militância, mas de qualquer outro partido que deseje ver o PT retornar ao poder. E saber que Lula vinha a Sergipe e circulava de Fusca ao lados da cúpula do partido que liderava também Estado…

Ainda não será hoje o anúncio da chapa fechada, mas apenas uma consolidação do nome de Rogério, que ainda não conseguiu fazer uma das tradicionais passeatas no Calçadão da João Pessoa, para arrastar centenas de companheiros. É possível que a partir do hoje a militância vá às ruas e o senador possa por o rosto para ver o crescimento ou não da sua popularidade. De qualquer forma, com todo esse passado que parecia mais eloquente, o PT mudou muito depois que chegou ao poder e, de alguma forma, vulgarizar sua luta e elitizar a sua ideologia múltipla.

Julgamento do agravo

Começou, no início da madrugada de hoje, o julgamento do agravo interno interposto por Márcio Macedo contra decisão monocrática do ministro Cássio Nunes, que suspendeu a cassação do deputado federal Valdevan Noventa (PL) e o afastou do mandato.

*** O julgamento virtual vai até às 23h59min desta quinta, para decisão final. A expectativa é que o ato de Cássio seja derrubado e Márcio retorne à Câmara.

Fecha chapa em julho

A fonte é bem avisada: haverá nova reunião da base aliada, para discutir nome para senador na chapa majoritária liderada por Fábio Mitidieri, até o São João (dia 23).

*** Mas será uma conversa preliminar sobre os pré-candidatos que se apresentam.

*** Como após o São João vem logo os festejos de São Pedro, a tendência é que o escolhido seja anunciado na primeira semana de julho. Já o (a) vice, só próximo à convenção.

Eleitor indeciso

Uma curiosidade que se detectou em Sergipe e mexe com os pré-candidatos ao Governo do Estado: 70% do eleitor sergipano ainda não sabem em quem vão votar.

*** Diferentemente dos candidatos ao Governo, 70% dos eleitores em Sergipe já escolheram entre Bolsonaro ou Lula para dar seus votos,

*** O quadro ainda é de indecisão, provavelmente em razão da indefinição quanto ao fechamento das chapas.

Avaliações do julgamento

A sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que continua o julgamento de Valmir de Francisquinho (PL) pode acontecer na próxima quinta-feira.

*** As previsões são dos aliados de Francisquinho é que ele ganhará por 4×3. Já os integrantes da oposição acham que ele ficará inelegível por 5×2.

*** No final da tarde de ontem, um advogado sergipano que reside em Brasília disse que a previsão é de um resultado de 6×1 contra Francisquinho.

Valmir Tranquilo

Valmir de Francisquinho está tranquilo e continua fazendo sua campanha dentro do seu estilo, visitando cidades do interior e conversando com os eleitores. Mostra-se otimista em relação ao resultado do TSE.

*** Ontem o médico Antônio Samarone assistiu ao diálogo dos candidatos ao governo de Sergipe, com os Prefeitos. Admitiu que “todos fizeram o dever de casa, falaram o que lhes disseram para falar”.

*** Mas elogiou Valmir: “Foi o único espontâneo”. E, ao exibir uma foto, no final, mostrando mostra que “Valmir foi cercado pelos políticos”!

Sem plano “B”

O pré-candidato ao Senado pelo PL, Eduardo Amorim, disse ontem que está caminhando ao lado de Valmir de Francisquinho, e que não se fala sobre julgamento do TSE.

*** Segundo Eduardo, “nós não estamos pensando em plano B”.

*** Entretanto, lideranças políticas municipais que pretendem apoiar Francisquinho, não o fizeram ainda porque estão esperando a decisão do STF.

Plenária de militantes

Militantes que apoiam a pré-candidatura de Rogério Carvalho (PT) a governador se reúnem numa plenária que acontece no Cotinguiba, às 18 horas.

*** Vão debater como anda o trabalho nessa fase de pré-campanha, as estratégias nesse novo momento e a construção da formação da chapa.

*** Todos na expectativa da vinda de Lula a Sergipe nos próximos dias.

Chance é zero

Um militante do interior disse, ontem, que praticamente pela primeira vez o PT vem unido em torno de um nome ao Governo.

*** Advertiu que alguns membros do partido estão atentos e podem quebrar essa unidade, caso Lurian Silva seja a candidata à vice-governadora.

*** Parte expressiva do partido se opõe a essa indicação, mas um petista da cúpula garantiu que a “chance de Lurian ser vice é zero”.

Rogério na Fames

O pré-candidato a governador pelo PT, senador Rogério Carvalho, disse na Fames, que “não podemos pensar em um governo para perseguir, para colocar a máquina do estado contra esse ou aquele prefeito, nem para fazer vingança”.

*** E acrescentou: “Governar é cuidar de todas as sergipanas e sergipanos”.

Criança com fome

Carlos Ayres de Britto posta: “A lava do mais incandescente vulcão não queima tanto na face da Vida quanto a lágrima de uma criança com fome”.

*** E mais: “Que geleira o coração de quem sabe disso e brinca de esconde-esconde com o orçamento do Estado”.

João da Graça avalia

O ex-deputado João da Graça, em avaliação dos pré-candidatos no sertão, diz que Fabio Mitidieri (PSD) está com um grupo muito bem, Valmir de Francisquinho (PL) com voto popular e Rogério Carvalho dependendo do crescimento de Lula.

*** João da Graça diz ainda que Fábio Mitidieri tem uma vantagem, porque seu grupamento político está fechado com ele.

Psol lança candidato

Na próxima semana o Psol reúne todos os seus membros para lançamento do pré-candidato a governador e início da pré-campanha. O candidato já está definido, mas a sigla mantém segredo.

*** O candidato ao Senado já está decidido: será o advogado Henri Clay.

Giro por redes sociais

Pedro Ronchi – Os pastores bolsonaristas que disseram que o Brasil seria abençoado se o Bolsonaro fosse eleito já se manifestaram sobre os 33 milhões de brasileiros que estão passando fome?

Duda Fortes – O governo Bolsonaro passa vergonha global descumprindo 80% de recomendações da ONU sobre direitos humanos.

Christian Lynch – A imensa desigualdade social é responsável pela perna quebrada da cidadania no Brasil.

Antagonista -Evento capitaneado pelo Palácio do Planalto vai reforçar pedido por auditoria nas urnas eletrônicas; manifestações acontecerão durante convenções partidárias.

Mônica Bergamo – Sob pressão, XP cancela divulgação de pesquisa que dá vantagem de Lula sobre Bolsonaro.

Marco Antônio Villa – Desesperado, Bolsonaro parte para o confronto aberto contra as instituições. Não esconde que o golpe é a única alternativa que o salvará da cadeia.

Leo Dias – Ticiano Figueiredo, advogado da apresentadora, explicou todos os detalhes do acordo e do processo movido por Xuxa contra o Sikêra.

Metrópoles – Caminhoneiro e esposa foram abordados por criminosos armados em São Paulo, que obrigaram vítimas a fazer transferências através do aplicativo.

 

Leia também