Aracaju, 9 de maio de 2025
Search

Sinais de inconveniências à vista

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O ministro Marcio Macedo (PT) não cruzou os braços e reagiu à posição que a ala comandada pelo senador Rogério Carvalho (PT) adota sobre o seu relacionamento com membros do Governo em Sergipe, tidos pelo grupo como de oposição ao partido. Marcio gravou um áudio revelando todo o trabalho que realiza no Ministério e favorece a Sergipe como um todo, na tentativa de convencer que a sua atuação é pelo Estado. E é, mas não agrada ao segmento petista que não o acompanha e é oposição declarada ao Governo do Estado. Marcio não é candidato nas eleições de 2024, mas deixa transparecer, aos petistas do bloco ligado ao senador, que pode atrapalhar o lançamento de outra candidatura petista a prefeito, caso não seja Eliane Aquino, sua aliada neste momento.

Rogério trabalha para manter seu grupo unido em torno da pré-candidata Candisse Carvalho, que também pretende tentar a Prefeitura de Aracaju pelo PT, mas, naturalmente, o nome de Eliane aparece mais forte dentro do partido – e entre o eleitorado – tanto pela participação política com vitórias em pleitos anteriores e, também, porque atua na sigla desde que chegou a Sergipe, trazida pelo ex-governador Marcelo Déda. É natural que o PT esteja fragilizado neste momento e dificilmente se recupere junto ao eleitorado, apesar do presidente Lula, que sente o crescimento de uma direita radical comandada por Bolsonaro, e da abertura de seguimentos políticos da direita consciente, que se dá com o próprio Lula e participa do Governo no Planalto.

A expectativa é que haja algumas surpresas anteriormente impossíveis, mas que hoje são naturais em razão da absoluta liberalidade ideológica, que amedronta setores da esquerda mais fechada, enquadrada em um processo da luta pelo Poder, que tenha à frente só o partido e não abre o diálogo para outras composições que possam chegar à frente e comandar o bloco. Não haverá inconveniências apenas no PT, mas em outras siglas que integram blocos mais liberais no Estado, que não vão aceitar as novas regras do jogo.

Sobre habitação

Durante reunião, ontem em Brasília, com o presidente da Caixa Econômica, Carlos Antônio Vieira Fernandes, o governador Fábio Mitidieri teve bom diálogo sobre habitação para Sergipe.

*** Segundo Mitidieri, “a conversa foi promissora para estabelecer uma parceria sólida na construção de uma política habitacional estadual”.

Candidatas femininas

Chega de Brasília a informação de que o deputado federal Ícaro de Valmir (PL) está para perder o mandato em razão do PL, em Sergipe, não ter atingido o percentual de candidatas femininas nas eleições de 2022.

*** O delegado André David pode ir arrumando o terno, porque retornará à Câmara Federal.

Eleição municipal

O União Brasil terá a deputada federal Yandra Moura como pré-candidata a prefeita e vai esperar a indicação da base aliada para confirmar ou não sua candidatura pelo bloco.

*** A informação que circula forte nos bastidores da política é que Yandra pode ser candidata mesmo que não seja escolhida pelo bloco.

*** Também se comenta que o ex-deputado federal André Moura ajudou muito a Edvaldo Nogueira (PDT) e acha que estaria na hora de ter o retorno e manter a amizade de sempre.

Sérgio em Lagarto

O ex-deputado federal Sérgio Reis (PSD) diz que a definição de sua candidatura ou da sua tia ex-deputada Gorete Reis, à Prefeitura de Lagarto sai neste mês de dezembro.

*** Em Lagarto, entretanto, circula que o grupo dos Reis já decidiu e o candidato será mesmo Sérgio Reis, embora ele revele o anúncio para dezembro.

Emília mantém conversas

A vereadora Emília Corrêa só terá anuncio da candidatura em janeiro, embora ela já esteja definida. Vai pelo PRB (25) e tem mantido conversas com partidos para composições.

*** Não há definições sobre o vice, embora antes se tenha pensado no vereador Ricardo Marques (Cidadania). “Foi Ricardo que preferiu fugir da raia, pensando em disputar a prefeitura pelo Cidadania”.

Marcio exibe ação

Ministro Marcio Macedo (PT) diz que “Sergipe está fazendo parte da reconstrução do Brasil ao lado do Presidente Lula!

*** – Com muito orgulho, trabalho pelo povo sergipano no Governo Lula, encaminhando assuntos, destravando projetos e liberando recursos fundamentais para o Estado, disse.

*** Mostra recursos que já liberou para o Estado e passa a impressão que faz campanha para as eleições de 2026, ao Senado.

Ala de Rogério critica

A ala petista liderada pelo senador Rogério Carvalho (PT) faz campanha aberta contra posições de Márcio e o acusa dele dar apoio ao Governo de Fábio Mitidieri.

*** Ficou claro que em Sergipe a posição do PT comandado por Rogério é mostrar que Márcio está com o PSD e não se articula com o partido.

*** Marcio, entretanto, participou da conferência estadual do PCdoB em Sergipe.

Merece reclamar

Um usuário do “T” (Twitter), que usa o nome ninguémnão, diz: “o publico de Aracaju sempre deixando a desejar quando se trata de evento independente… Um mico”.

*** E continua: “a gente merece reclamar mesmo que toda semana só tem a mesma coisa para fazer ou quando não tem nada”.

João e prevenção

O deputado federal João Daniel (PT) disse que o laudo que apontou pequenas hemorragias no pulmão de Ana Benevides, é um dos sintomas do extremo-calor, insolação e desidratação.

*** Para João, essa é uma demonstração da urgência em aprovar o PL 5541/23 visando medidas de prevenção nos eventos para que mortes como essas não voltem a ocorrer.

Anúncio em Socorro

O prefeito de Socorro, padre Inaldo (PDT) deixa claro que tem seu candidato à sucessão. Será Renato Nogueira, mas só vai anunciar no próximo ano.

*** O argumento é que a situação financeira das prefeituras é muito difícil e precisa trabalhar para recuperá-la.

*** Em Socorro circula a informação de que Fábio Henrique não será candidato e vai disputar a Câmara Federal em 2026.

Fábio reage e desmente

O ex-deputado Fábio Henrique reagiu: “nunca disse a ninguém que não seria candidato como reafirmo que não tenho acordo para apoiar ninguém em Socorro”.
*** E acrescentou: “quanto a 2026, não serei candidato, pois estarei na prefeitura de Socorro”.

PL disputa em Aracaju

De um membro forte do Partido Liberal em Sergipe: “PL terá candidatura a prefeito de Aracaju”. E acrescentou: “exigência da Direção Nacional”.

*** A fonte pediu para não revelar seu nome e participa de atos do partido.

Candidato em Itabaiana

O prefeito de Itabaiana, Adailton Resende (PL), disse ontem que o nome do candidato a prefeito, inclusive o dele à reeleição, será anunciado no final de dezembro.

*** Adailton e Valmir tiveram uma conversa e avaliam a necessidade de decisão, para que se defina a campanha para o eleitor decidir em qual dos dois vai votar.

Giro pelas redes sociais

Choquei – Romeu Zema, governador de Minas Gerais, vai a Brasília procurar Lula para discutir dívida do Estado, mas não é recebido pelo presidente.

Metrópoles – Lula diz que governo vai criar poupança para estudantes do Ensino Médio como medida para evitar evasão escolar.

André Fernandes – O Congresso Nacional tem que agir urgente e trancar todas as pautas até que o impeachment de Alexandre de Moraes seja pautado!

Roberto Requião – Haddad vende títulos verdes a 6.5% ao ano na bolsa de Nova Iorque, para pagar Selic de 12.25%! Isto é racional? É para festejar?

Mauro Lopes – Ultraconservador, Paulo Gonet defendeu a ditadura, a Lava Jato, conciliou com Bolsonaro e foi contra as cotas.

Ricardo Noblat – O Estadão informou que estuda ações legais em resposta à campanha de difamação promovida contra seus jornalistas.

Globo News – O Exército deve trabalhar em regime de meio expediente por dois meses, mas o salário seguirá de forma integral e sem corte.

Metrópoles – Lula condecora Alexandre de Moraes, Zanin, Janja e aliados à mais alta condecoração da Ordem do Rio Branco.

Leia também