Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Um momento de expectativa e ressaca

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Um momento de pouca movimentação. O Natal e Ano Novo têm ampla movimentação política nas visitas de bastidores, mas também é um período de recesso coletivo e falar ou articular politicamente passa a ser missão entre aliados mais próximos. Claro que há uma dedicação à família e viagens para descanso do ano que passou e próximo período que será intenso nas articulações para a formação de chapas proporcionais e majoritárias, com cálculos de estratégias que certamente não podem falhar junto aos companheiros, para agregar o bloco em torno de um nome viável que possa administrar Aracaju. Em cidades do interior a disputa eleitoral vive absolutamente acesa o ano todo e o confronto continua entre tendências políticas que vêm do passado e não oferecem tendência para mudanças ideológicas, mas de continuidade de um dos grupos que está em atividade ou fora do comando.

Em Aracaju ainda não se sente euforia popular. Poucos se manifestam sobre a sucessão municipal, a não ser aqueles intimamente ligados e com interesses no processo eleitoral. Por enquanto, percebe-se apenas que duas mulheres avançam com suas prováveis candidaturas – vereadora Emília Corrêa (PRD) e deputada federal Yandra Moura (UB) –, e um homem – Luiz Roberto – que apesar de estar decidido como indicação do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), ainda não conta com unanimidade de todos os partidos que integram a base aliada, embora o governador Fábio Mitidieri deixe passar, claramente, que não deixará de cumprir o compromisso fechado com o prefeito em 2022. Está tudo muito em dúvida, mas o pensamento de parte da população é que Aracaju será administrada por uma mulher a partir de janeiro de 2025. Isso não está definido, porque Luiz Roberto ainda será lançado para pré-campanha, com aval do prefeito, que faz uma das melhores gestões em Aracaju.

Na opinião de parte dos que operalizam o pleito, a pré-campanha só se inicia a partir do final de fevereiro, ainda na ressaca do carnaval. Entretanto, a informação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro virá a Aracaju, já na primeira quinzena de janeiro, agita os partidos aliados, que começam a se mobilizar para recebê-lo, oferecendo sugestões de nomes para prefeito e vice. A vinda de Bolsonaro não é especulação. Ele está chegando em Maceió, onde festeja a passagem de ano, e de lá virá a Aracaju com o objetivo de uma visita informal e se expor ao eleitorado, mas também tratará de sucessão municipal, para indicação de nomes à sucessão municipal, em que uma das siglas que o apoiam pode lançar o vice ou o nome a prefeito. Tudo ainda muito especulativo em torno da escolha de quem vai participar, mas o PL já deixa claro que terá candidato a prefeito de Aracaju, cujo indicado ainda será surpresa. Por enquanto é isso ai, exatamente em razão desse momento de festas e ressacas.

Edital de concessão

O governador Fábio Mitidieri (PSD) disse ontem que continua com o mesmo propósito de fazer a concessão da Deso no primeiro semestre de 2024.

*** Acrescentou: “devemos lançar o edital para concessão no final de janeiro”.

Câmara aprova

A concessão da Deso em Aracaju, segundo um dos vereadores, tem que passar pela Câmara Municipal, que determinará ou não a PPP.

*** Segundo o mesmo vereador, “apesar desse pequeno obstáculo, a maioria dos vereadores aprova o mesmo que a Assembleia aprovou.

Emília está em viagem

Um verdadeiro silêncio nos meios políticos, em razão dos festejos de final de ano. Muitos estão viajando, como à vereadora Emília Corrêa (PRD), que foi rever familiares.

*** Emília está decidida quanto à sua candidatura à prefeita de Aracaju, em 2024, e começará a incrementar suas conversas políticas já a partir de janeiro.

Vice é com grupo

Por falar em Emília, ela reuniu-se com membros do seu grupo político e deixou claro que quer que seu bloco tome posição em relação ao vice.

*** Um dos nomes que aparece para vice é o do vereador Ricardo Marques (Cidadania), que trabalha intensamente junto ao povo.

Outras siglas tentam

Alguns partidos estão tentando uma composição com o PRD de Emília, mas com interesse em lançar candidatos à vice-prefeito.

*** O PL é considerado uma sigla “muito forte” em Sergipe, mas está querendo a vice para Eduardo Amorim que ainda não se manifestou.

*** Entretanto, outros partidos estão querendo o mesmo: Avante, Cidadania e PSDB…

Bolsonaro em Aracaju?

Essa é extra: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem agenda marcada para visitar Aracaju entre os meses de janeiro ou fevereiro.

*** Pode falar para a população e terá encontro com lideranças do PL em Sergipe e de outros partidos que o apoiam.

*** Em pauta a sucessão municipal na Capital…

Valadares elogiado

O ex-senador Valadares recebeu inúmeras felicitações de integrantes do PSB, em suas grupos privados, pelo que disse do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira.

*** A reação de Valadares, em renunciar do Diretório Nacional do PSB, foi considerada um freio para execução de outros processos de intervenção branca em todo o País.

*** Todos se mostraram impressionados institucional adotada pelo presidente Siqueira…

Elber seguirá Eliane

O vereador Elber Batalha (PSB) só pode deixar o partido em março, com a abertura da janela para troca de partido, já que está na Câmara por ser eleito pela sigla.

*** Segundo Elber, tudo indica que seguirá a ex-vice-governadora Eliane Aquino (PT) caso ela disputa a Prefeitura de Aracaju.

*** Dentro dessa hipótese, pode se filiar a um partido da federação composta pelo PT, PV e PCdoB.

Lula e Emília

A fonte é de Brasília: o presidente Lula da Silva (PT) já tem conhecimento da força eleitoral de Emília Corrêa (PRD) em Aracaju, na disputa pela Prefeitura.

*** Também disseram ao presidente que Emília jamais vai para o PT.

PL e candidatura própria

Ontem à noite, por volta das 22 horas, uma fonte de Brasília, do comando do Partido Liberal (PL) afirmou que a orientação nacional do partido é ter candidatura própria em Aracaju.

*** Não falou quem seria e nem o que havia de mobilização, mas deixou claro que o PL não estará como vice de nenhum candidato a prefeito, mas à frente da chapa.

Hospital e exame

Christian Lindberg posta que “a eficiência do setor privado de saúde é algo assustador. No principal hospital do coração de Sergipe, só há vaga para realizar um exame de coração no final de maio de 2024.

*** – Se fosse no SUS, seria capa de jornal e matéria no noticiário noturno. Espero não ter um treco até lá, disse.

Giro pelas redes sociais

Maria – Sabem aqueles problemas q o PT não resolveu em mais de uma década no poder? Eles agora juram que resolverão todos, e fazem de conta que nunca foram governo.

GloboNews – Presidente do PSB afirma que gostaria de manter o Ministério da Justiça com a sigla. Carlos Siqueira disse que a escolha de Flávio Dino, que é do partido, foi da cota partidária, e não pessoal do presidente Lula.

Zarattini – O cerco está se fechando para Bolsonaro! A PF está perto de fechar as investigações. O inelegível precisa pagar pelos seus crimes.

Lauro Jardim – Partidos já admitem que cassação de Moro pode acontecer no Paraná, antes de chegar ao TSE.

Roberto Freire – Não há condição alguma para construção de um clima de paz entre um Estado soberano e democrático e um movimento terrorista.

Revista Fórum – Polícia Federal deve indiciar Bolsonaro em inquéritos das fake news e das milícias digitais Inelegível até 2030, ex-presidente agora caminha para condenação na esfera criminal, que pode levá-lo definitivamente à prisão.

Ed Raposo – Pra tentar limpar a própria barra, o Planalto lança matéria no consórcio alegando ter reduzido gastos no cartão corporativo. Mentira!

Revista Fórum – Mulher de 90 anos conclui mestrado e não pretende parar: “quero continuar aprendendo” Ela se graduou aos 73 e não pretende largar os estudos mesmo depois de viver quase um século.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também