Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Um redemoinho que espalha siglas

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Uma das notícias que viralizou, ontem, em Aracaju, foi à demissão de pessoas ligadas ao ex-deputado André Moura, presidente regional do União Brasil, da Prefeitura. O ato seria sinal de rompimento entre André e Edvaldo, cuja relação está abalada, em razão da sucessão municipal deste ano. Aproveitando a informação sem fonte definida, o radialista Marcos Aurélio chegou os dados da notícia e, na Prefeitura, houve o desmentido: “Edvaldo não exonerou cargos de André Moura na Prefeitura Municipal de Aracaju”. O fato será exposto hoje por Marcos em seu programa, o que desfaz mais um boato espalhado, de tantos outros que naturalmente surgirão neste período de pré-campanha em todas as tendências políticas, seja de situação ou de oposição, porque faz parte de um marketing que tende – e é correto – confundir e enfraquecer adversários.

À primeira vista percebe-se que o ambiente em um bloco que tem cinco dos seus membros disputando a mesma eleição majoritária, não pode sorrir e dar pancadinhas nas costas. Naturalmente cada partido defende o seu e vai ao encontro de escolha, cada um de nariz empinado. Lógico que o governador Fábio Mitidieri vai precisar de muita paciência e excesso de discernimento para comandar quem realmente tem melhor condição política e popular para enfrentar a sucessão de Edvaldo Nogueira. Terá que fechar com quem tenha condições de ter o aval do eleitor, que hoje não demonstra tanto interesse em ir às urnas e pouca simpatia pelo jogo político. O nome tem que disputar para ganhar e unir o bloco em torno de um projeto que supere o dos concorrentes. Não basta ser bem indicado, tem que mostrar competência, experiência e tendência para mudanças.

Não dá para camuflar que há um clima um tanto quanto hostil, entre lideranças, que pode prejudicar a indicação do melhor entre os que se põem como pré-candidatos. A afinidade política começa a ser exposta, mais entre os que indicam do que aqueles que vão para o embate, com objetivo de conquistar a simpatia popular. Houve mudanças no bom relacionamento que havia entre o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o ex-deputado André Moura (UB). Os dois também não agradam ao senador Alessandro Vieira (MDB), enquanto o senador Laércio Oliveira (PP) está tranquilo mas quer seu candidato, Fabiano Oliveira, como o indicado. Agora com a possibilidade da deputada federal Katarina Feitoza (PSD), convidada pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para a disputa, a decisão final pode gerar um redemoinho e colocar partidos para todos os lados.

A hora é de pisar o pé no freio, refletir, avaliar e decidir por aquele que une o bloco, a fim de evitar respingos num futuro próximo.

Quinta candidata

A deputada federal Katarina Feitoza (PSD) atende a convite do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e se torna a quinta pré-candidata da base aliada à prefeitura de Aracaju.

*** Cada um dos nomes tem seu partido a favor e fica dependendo do apoio de lideranças de legendas que não lançaram candidaturas próprias.

*** Um detalhe: Katarina é do mesmo partido do governador Fábio Mitidieri, que vai precisar de muita conversa para manter a unidade do grupo.

PSD vai avaliar

Na realidade o convite de Kassab não define candidatura de Katarina à Prefeitura, a deputada é que tem de se manifestar e colocar o nome a pré-candidata pelo PSD.

*** Tem quem considere que Katarina jogou certo, em razão de demonstrar acesso ao presidente do PSD, mas terá que ser avaliado pela sigla em Sergipe.

Perfume no ventilador

O secretário executivo da Administração, Jorge Araújo (PSD), postou ontem: “O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ao lançar o nome da deputada federal Katarina Feitoza para Prefeita de Aracaju, colocou “Perfume no Ventilador” das eleições municipais”.

*** Jorge Araújo é ex-deputado estadual, um dos fundadores do PSD em Sergipe.

*** Para filiados de outros partidos e que têm candidato, não foi bem “perfume” que Kassab pôs no ventilador.

Falsa informação

Os grupos sociais, sites e portais insistem em citar o nome do ex-governador Belivaldo Chagas como provável secretário de alguma Pasta – principalmente Educação – no atual Governo.

*** Belivaldo não confirma e até se irrita sobre a falsa informação. Entretanto, a partir de uma reeleição do atual Governo, ele pode avaliar uma convocação para integrar a equipe.

Discutir desoneração

O senador Laércio Oliveira (PP) disse ontem que voltou a Brasília depois do recesso parlamentar e conversou com os Progressistas.

*** – Ao longo do ano, pretendo discutir a desoneração da folha de pagamento, limite de faturamento das Meias e Micro e pequenas empresas, e o projeto de lei dos fertilizantes.

Fábio vai à posse

Governador Fábio Mitidieri (PSD) participou da posse de Nitinho Vitale, como deputado Federal, e de Fábio Reis, como novo secretário da Representação de Sergipe em Brasília (Serese).

*** Fábio falou das trajetórias Nitinho e Fábio e exaltou competência, dedicação e comprometimento dos dois em trabalhar por Sergipe.

Nitinho em conversas

Ontem à noite, em conversa via telefone com o deputado federal Nitinho Vitale (PSD), ele disse que vai trabalha evitando discussões que dividem os parlamentares, porque acha que isso é ruim para o Brasil.

*** Nitinho defende que o Brasil precisa se unir em torno do seu povo. Ele já teve bons papos com os colegas, e está se sentindo como se estivesse “na Câmara em Aracaju”.

Fake News puro!

Não é verdade a informação divulgada por um programa de rádio em Aracaju, de que o ex-deputado Augusto Bezerra teria falado mal da deputada Carminha, envolvendo o prefeito Padre Inaldo.

*** Augusto Bezerra é aliado e amigo de Carminha e do padre Inaldo e a tem como “sua deputada”.

*** Caso Carminha seja escolhida candidata a prefeita de Socorro, terá todo o apoio e trabalho de Augusto Bezerra.

Conversa com Jozailto

Em conversa com o jornalista Jozailto Lima, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, “levanta o crachá da advertência. Alto lá: e quem disse que ele é um antiFábio só por ter sido eleitor de Rogério Carvalho em 2022!?”

*** “Dito isso, segundo Jozailto, Marcos mantém ativado o projeto de eleger seu sucessor e espera uma ação republicana do governador no embate. Marcos vai de Júlio Júnior e Fábio de Diego Prado”.

Anselmo e mentira

O mestre em Direito Anselmo posta que “o discurso dos parlamentares de que o orçamento é da competência deles é uma mentira”.

*** – A única competência é a de aprovar e não administrar os recursos orçamentários como se fosse verba eleitoral. Isto não está na Constituição, ensina.

Adir candidato a prefeito

O advogado Adir Machado (PL) vai conversar mais intensamente com aliados depois do carnaval, para disputar a Prefeitura de Aracaju pelo partido.

*** Acha que será difícil um diálogo no bloco governista e disse que houve discursos sobre posições políticas de cada um, menos para administrar Aracaju.

*** O presidente regional do PL, Edvan Amorim, diz que o PL terá candidato a prefeito e que apoia o nome de Adir Machado como pré-candidato.

Giro pelas redes sociais

Globo News – O governo Lula deve manter a isenção de impostos a pagamentos para líderes religiosos, mas com restrições.

Noblat – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o desempenho econômico no primeiro trimestre de 2024 deve surpreender o mercado.

Antagonista – Magno Malta acusa Flávio Dino de “glamourização de crime” por projeto para “humanizar pequenos crimes”.

Globo News – Ministro do STF retira o sigilo do processo da Odebrecht na Lava Jato. Trecho mostra que a ONG Transparência Internacional ofereceu orientação para a designação de recursos oriundos de acordo de leniência.

Revista Fórum – Caso Dimas: o pequeno detalhe que separa o jogador de um possível crime Já se sabe a causa da morte da estudante de enfermagem Lívia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos; resta saber o que a provocou.

Senado – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco quer discutir sobre as decisões e mandatos do STF.

Sobre Vetos – “É falta de respeito com a Câmara dos Deputados e, sobretudo, com a liderança do presidente Arthur Lira”, diz líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes, sobre vetos do presidente Lula.

Jornal Razão – Briga generalizada fez com que festa de Santo Padroeiro no município catarinense de Itaiópolis terminasse em pancadaria generalizada.

 

 

Leia também