Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

UMA VISÃO DE SEGUNDO TURNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não dá para, em avaliação pessoal, definir o vencedor do debate. Quem o fizer pode ser injusto – ou parcial – em um momento que deve definir a intenção de voto para um pleito de grande responsabilidade, que acontece domingo, quando se elege um novo Governo ou se mantém o que está. Não ocorreu [pelo menos até o terceiro bloco], nada de novo que revelasse perspectiva de esperança para o eleitor.

Nos dois primeiros blocos deu fadiga. Não houve discussão mais ampla sobre problemas e soluções. Todos se revelaram capazes de resolver dificuldades existentes há anos, mas que parte delas continua insistente. A maioria fala sem ter conhecimento da situação real do Estado e sem um projeto amplo, moderno, definitivo para a Educação, Saúde e Segurança e evitar que nas próximas eleições os mesmos problemas não sejam rediscutidos de forma vazia, como sempre acontece.

No terceiro bloco o debate esquentou e até mostrou um cenário provável de segundo turno. Belivaldo Chagas insistiu que Valadares Filho recebia ordens do pai, senador Valadares, que participou do atual Governo e que só entregou os cargos, “de pessoas de sua intimidade”, por ordem do senador. Valadares ficou irritado e mudou o semblante, principalmente depois que pediu direito de resposta e não foi concedido.

Nessa discussão Belivaldo levou vantagem.

No mesmo bloco, em discussão entre Mendonça Prado e Eduardo Amorim, sobre a acusação de que o candidato tucano era guiado pelo irmão Edvan, também se ouviu uma resposta que desarmou Prado. Eduardo o acusou de ter procurado Edvan para tratar de problemas, recebeu um bom tratamento e solução.

Foi à vez de Amorim marcar ponto…

Fora disso não houve mais nada que mexesse com o telespectador, a não ser a mesmice de sempre que, com absoluta certeza, não alterou o cenário nessa reta final e nem revelou um nome que tivesse força a liderança suficiente para transformar o Estado no paraíso econômico e social que tanto pregam.

VALMIR COM HELENO

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), informou que está na linha de frente da campanha de Heleno Silva (PRB) para o Senado Federal.

Domingo, na Onda Azul, Valmir e Heleno caminharam juntos.

QUESTÃO SOBRE ADAILTON

A assessoria de Valmir lembrou que Adailton Souza, primeiro suplente de Heleno, é amigo particular do prefeito e um dos nomes mais fortes para sucedê-lo.

Valmir participou de programas de Heleno e pediu empenho a seu favor.

DE OLHO NO GOVERNO

Apenas especulação: o prefeito Valmir de Francisquinho já pensa hoje, quatro anos antes, em disputar o Governo do Estado em 2022.

A partir de 2020 ele deixa a Prefeitura de Itabaiana e pode pensar nisso.

A AUSÊNCIA DE EMERSON

Quarta-feira, em debate na Rede Xodó, Dr. Emerson (Rede) conseguiu assinatura de todos os demais candidatos ao Governo, solicitando presença no debate da TV-Sergipe.

Com esse documento a Justiça determinou que o debate só ocorreria com Emerson.

RETIRARAM A ASSINATURA

Ontem, os candidatos Mendonça Prado, Eduardo Cassini e Milton Andrade retiraram a assinatura do documento de Dr Emerson, o que favoreceu a TV-Sergipe.

Com isso, a juíza Brígida reconsiderou a participação do candidato da Rede.

DEBATE MEIO CONFUSO.

Enfim o debate foi realizado ontem por determinação da Justiça. A TV-Sergipe havia anunciado a suspensão por falta de condições técnica de inserir Dr. Emerson (Rede).

A determinação para realização chegou no final da tarde.

PESSOAL FICOU RELAXADO

Com a informação matinal de que não haveria mais debate, os candidatos retomaram as atividades de campanha ontem, que haviam sustado para ir ao confronto na TV.

Às 16 horas veio a notícia do debate e complicou a preparação de todos.

ALEXANDRE E SURPRESA

Benedito Figueiredo (MDB) diz que seu filho, Alexandre Figueiredo, candidato a deputado federal, “será a maior surpresa dessa eleição com a votação que terá”.

Alexandre disputa o mandato pela primeira vez.

RILTON E SUA POSIÇÃO

“As manifestações contra Bolsonaro foram um tiro no pé. Maconheiros, vagabundos e artistas ricos e mimados não convencem a maioria ordeira dos brasileiros”.

A opinião é do neurocirurgião Rilton Morais.

PRESENÇA DE VEREADORES

O candidato ao Senado André Moura (PSC) participou de carreata ontem por alguns bairros de Aracaju, passando por toda a região oeste da Capital.

Havia a presença maciça de vereadores de Aracaju que o apoiam.

REDE NO YOUTUBE

Dr. Emerson e Alessandro Vieira, da Rede estiveram ontem no YouTube e falaram sobre a ausência do partido no debate que ocorreu via TV-Sergipe.

Lamentaram que três candidatos, por medo da TV-Sergipe, provocaram o debate sem a PRESENÇA DA REDE.

Arregaçam as mangas

Em Lagarto, nesta reta final, os Reis arregaçaram as mangas e estão nas ruas – casa por casa – pedindo votos para Belivaldo Chagas (PSD) ao Governo do Estado.

Jerônimo, Goretti e Fábio Reis também estão no povoado.

ENTREGA DE APTO

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, chega hoje a Lagarto e às 8 horas entrega 544 apartamentos que  município entregará à população.

Os aptos foram construídos pelo Banco do Brasil.

EDUARDO EM CAMPANHA

O candidato do PSDB ao Governo, Eduardo Amorim, segundo aliados, está no páreo e, segundo avaliação das pesquisas, se mantém em situação de empate técnico.

Ontem circulou que ele teria jogado a toalha, mas foi desmentido.

HELENO: VOU CHEGAR

Candidato ao Senado pelo PRB, Heleno Silva, diz que vai chegar ao Senado, admitindo que está crescendo nessa reta final e tem votos consolidados.

Heleno diz que está numa “correria incansável”.

DELEGADO E OS VOTOS

Heleno Silva disse ainda que o delegado Alessandro Vieira (Rede) está levando os votos do senador Valadares (PSB) e da Jackson Barreto (MDB) na grande Aracaju.

A impressão é que a quatro dias das eleições “ainda está tido embolado”.

JONY VAI PROCESSAR

O deputado Jony Marcos (PRB) vai Polícia Federal denunciar notícia falsa que circula em grupos e que o acusa de ter feito discurso que agride sua formação religiosa.

Segundo o ‘fake’, Jony teria dito que “não tem compromisso em defender a família e lutar contra o aborto”

CONTINUAR EM BRASÍLIA

Segundo a nota falsa, Jony Marcos teria dito que “quer continuar em Brasília para agir como parlamentar e não defender bandeiras de determinados segmentos”.

Jony desmente indignado e ainda hoje vai procurar a PF.

Notas

Sabotagem à democracia – Em campanha no Rio de Janeiro, a candidata a presidente Marina Silva (Rede) disse nesta ontem que o conteúdo da delação do ex-ministro Antonio Palocci revela “uma verdadeira sabotagem à democracia brasileira”. Palocci foi ministro nos governos petistas de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva.

0x0

Quem se saiu melhor – Nos grupos sociais o debate de ontem, exibido pela TV-Sergipe, o governador Belivaldo Chagas foi quem se saiu melhor, exatamente em razão da discussão que teve com o deputado Valadares Filho. Mas o deputado também se saiu bem nos grupos, o que revela polarização de segundo turno.

0x0

Foi mais propositivo – O senador Eduardo Amorim (PSDB) foi mais propositivo, embora não tenha mostrado nada de novo. Fez críticas ao governador Belivaldo Chagas e, em determinado momento, passou a impressão que não mexe com Valadares Filho. Mendonça Prado deu a impressão de que estava irritado.

0x0

Bolsonaro ainda cresce – Segundo observa a Veja, o crescimento do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, na última pesquisa do instituto Ibope foi impulsionado por uma melhora significativa nos grupos em que a candidatura do capitão da reserva apresenta mais dificuldade. Mulheres e negros.

0x0

Gerar novos empregos – Eduardo Amorim, candidato tucano ao Governo, acha que “é preciso desburocratizar nosso estado para trazer empresas e gerar novos empregos. Vamos gerar uma relação mais atrativa com indústrias, inclusive cuidar dos distritos industriais que foram esquecidos pelo atual governo”.

0x0

Treinado só para falar – Segundo Belivaldo Chagas, candidato à reeleição pelo PDT, “tem candidato que está treinado pra falar, mas não está preparado para governar. Sobre media training e falta capacidade. Os Valadares indicaram cargos para o nosso Governo e ficam falando o que querem agora”.

Conversando

Gafe no final – A apresentadora do debate de ontem na TV-Sergipe, Susana Vital, cometeu uma gafe ontem ao anunciar Belivaldo Chagas como MDB.

Com equilíbrio – Susana Vital, entretanto, apresentou o debate com absoluto equilíbrio e total serenidade, dando segurança ao encontro entre candidatos ao Governo.

Muito enfadonho – Em determinado momento o debate da TV-Sergipe foi muito enfadonho, porque perguntas e respostas eram praticamente as mesmas de sempre.

Três pedidos – Durante todo o debate apenas três pedidos de respostas foram solicitados, mas todos negados porque não houvera agressão moral.

Chegada na TV – Belivaldo Chagas ao chegar na TV-Sergipe desceu do carro e cumprimentos várias pessoas com bandeiras que o esperavam.

Para a vitória – Valadares Filho disse que estava muito feliz com o resultado do debate. Deu para constatar que estamos no caminho certo para a vitória.

Cenário atual – Em um dos grupos o eleitor Fábio Barreto disse que o debate foi “água com açúcar e não mudou o cenário atual”.

Debate de compadres – Cícero Dantas também usou a rede social para dizer que o “debate foi muito apaziguador. Um bate papo de compadre”.

Sangue no olho – Valter Lima postou que pela primeira vez o senador Amorim fez aparecer uma frestinha de sangue no olho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também