Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Unidade só se houver consenso

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Desde cedo que um dos membros da base aliada admitia o adiamento da reunião marcada para a noite de ontem, exatamente porque havia possibilidade do governador Fábio Mitidieri (PSD) viajar a Brasília. E a previsão aconteceu. Ficou para a próxima semana e o processo sucessório no Estado será mantido como pauta, porque já não dá para avaliar o que possa acontecer apenas na Capital. A maioria dos líderes que integra o bloco admite que o assunto sucessão só vá esquentar a partir de 07 de maio e os encontros político passarão a ser discutidos com maior intensidade, principalmente em Aracaju, onde o cenário demonstra mudanças, que já se pode começar a avaliar como de risco para a unidade de todo o bloco, principalmente com o retorno do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) que é um ponta de lança do time governista.

O quadro é outro e a escalação se complica, em razão da formação provável de uma chapa, em que Belivaldo pode ser posto como vice da deputada federal Yandra Moura (União Brasil), cuja divulgação ainda vem sendo mantida como fake news por aqueles que levaram “o furo”, sob argumento de que “quem foi governador não disputaria a vice”. Isso é um lero! Dentro de um projeto político não pode existir vaidades e nem preconceitos em fortalecer um projeto dentro de uma estrutura que sustente à base. O bloco liderado por Fábio Mitidieri tem de quatro a cinco pré-candidatos e a mesma quantidade de partidos para escolher o melhor nome. Fica muito difícil não ter discussões, porque todos querem segurar “a rapadura” para engrossar o caldo e fortalecer o partido, inclusive visando o que virá pela frente.

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) mantém o seu candidato a prefeito, Luiz Roberto, e não acena para qualquer tipo de entendimento que altere os objetivos do seu partido. O União Brasil segue na mesma linha e terá a deputada federal Yandra Moura na disputa pela Prefeitura. Ambos demonstram que a decisão de candidatarem-se independe de ter ou não a maioria do bloco. Lógico que os demais mantêm a mesma posição, mas, quem está bem enfronhado na projeção dos fatos que levam a uma candidatura por escolha de bloco coeso, sabe perfeitamente quem tem chance real de aceitar disputar a vice em nome da unidade e fortalecimento do grupo, que manterá apoio ao governador Fábio Mitidieri, seja qual for à posição final. Com certeza, as reuniões de março serão bem mais quentes, de posições extremas, que não podem ser levadas ao capricho para não prejudicar o projeto de Governo que todos defendem.

PT não escolhe nome

O Diretório Municipal do PT em Aracaju não escolheu ontem o pré-candidato a prefeito de Aracaju, que vem sendo disputado entre a jornalista Candisse Carvalho e o advogado Clóvis Silveira.

*** Antes da reunião para indicação do nome, as tendências se reuniram e decidiram que a escolha definitiva será dia 09 de março, através da votação de membros do partido em convenção.

*** Na reunião de ontem também ficou marcado para sábado (24) a escolha dos delegados. Na reunião de ontem, que durou mais de 6 horas, o PT discutiu as eleições nos municípios.

Reunião cancelada

A reunião da base aliada marcada para ontem à noite, onde seria conversada a sucessão municipal em Sergipe, foi cancelada e a próxima já está marcada para a outra segunda-feira.

*** É que o governador Fábio Mitidieri (PSD), que lidera o bloco, teve que viajar a Brasília para tratar de assuntos ligados a Sergipe.

Sucessão em Itabaianinha

O candidato a prefeito de Itabaianinha, indicado pelo prefeito Danilo de Joaldo, é Robson da Laranja. Danilo ainda não desistiu do PSDB.

*** Já o candidato do bloco de oposição, composto pelo PSB e PSD, será o atual vice-prefeito Eraldo Moreira (Gandise), que rompeu com Danilo.

Thiago vai ao Senado

O grupo liderado por Danilo de Joaldo está vinculado ao senador Rogério Carvalho (PT) e o seu irmão, deputado federal Thiago de Joaldo, integra o bloco político do senador.

*** Thiago, inclusive, tem anunciado em toda sua região que vai disputar o Senado em 2026 e garante que o PSDB ficará com ele, mesmo que o partido já esteja voando para outras mãos.

Partido de Emília

A vereadora Emília Corrêa (PRD), candidata a prefeita de Aracaju, vai escolher o seu partido nos primeiros dias de março. Pode continuar ou não no PRD.

*** A maioria dos aliados de Emília prefere mesmo que ela permaneça no PRD, como presidente municipal, em razão do número 25 da sigla, ao qual ela sempre foi ligada.

Bloco para disputa

Um grupo de lideranças políticas trabalha nos bastidores para estruturar um bloco que dispute vagas na Câmara Federal em 2026.

*** Ainda não há partido, mas pode ser o Republicanos ou Podemos. Aparecem nomes como Capitão Samuel, Bosco Costa, Heleno Silva e outros que podem ter acima de 40 mil votos.

*** O partido a ser escolhido será aquele que aceitar bancar o bloco financeiramente.

Evaldo a vereador

Pré-candidata à prefeita, Daniele Garcia (MDB), teve encontro com o advogado Evaldo Campos e o intimou: “quero você na chapa de vereadores do nosso partido”.

*** Evaldo topou na hora: vai se filiar ao MDB, será candidato a vereador e deixou claro que “farei isso por ela”.

*** Evaldo disse que não gastará um só centavo na eleição e tentará eleger-se conquistando a vontade do eleitorado: “não compro um voto”.

Servidores do Detran

O governador Fábio Mitidieri recebe servidores do Detran e tratou da atualização do Plano de Cargos e Vencimentos da categoria.

*** Os trabalhadores do Detran vinham cobrando o debate sobre reajuste de auxílio alimentação e salários. Ficou acertado que o reajuste será discutido e implantado ainda neste primeiro semestre.

*** Diretor de Comunicação do Sindicato, Cleberson Pinto, disse que “foi fundamental, porque abrimos o diálogo e o governador está sanando um problema de outras gestões”.

Adailton e Katarina

Em Muribeca, durante o projeto “O Governo é Aqui”, o deputado Adailton Martins fez um discurso e saudou a deputada Katarina Feitoza (PSD).

*** Disse que esteve com ela em uma agenda, em Aracaju, e as pessoas saiam para abraçá-la: “parecia uma pop star”, disse.

Cientista sobre Isac

O cientista político André Carvalho postou ontem que “tem umas coisas pitorescas em Sergipe. O vereador Isac Silveira (PDT) reclamando que o PT não o quis e afirmando, em seguida, que está feliz por ter votado em Fábio Mitidieri contra o PT em 2022”.

*** André continua e admite: “se ele está feliz com o PSD, se ajeite na base do governo”. E reconhece: “já tem apoiador de Fábio demais no PT”!

Buscar unidade

O presidente do MDB em Sergipe, senador Alessandro Vieira, disse que Daniele Garcia é pré-candidata a prefeitura de Aracaju pelo partido.

*** – Tenho convicção de que é o melhor nome, mas o grupo vai seguir em discussão, disse.

*** Para Alessandro, “não existe candidatura à vice e o compromisso é buscar unidade em torno do nome mais viável”.

PL e Lealdade

O presidente regional do Partido Liberal em Sergipe, Edvan Amorim, disse ontem que o PL só tomará a decisão de lançar candidato a prefeito de Aracaju em março.

*** Admitiu que o PL mantenha o projeto político de sempre para Sergipe, de fazer o máximo de prefeitos que sejam leais ao propósito da sigla.

*** Segundo Edvan, “não interessa a quantidade. Vamos querer somente agregar valores e o principal será a lealdade”.

Chico presidente

O poeta e ex-vereador Chico Buchinho foi eleito presidente da Academia de Letras de Aquidabã, por unanimidade, em sessão realizada na manhã de sábado passado.

*** Chico ocupa cadeira na Academia de Aquidabã já alguns anos e se dedica à cultura no Estado. Ele já está preparando um novo livro de poesia para este ano.

*** Filiado ao PT, Chico Buchinho sempre esteve ao lado de Marcelo Déda e foi seu assessor em Brasília, quando o ex-governador exerceu mandato de deputado federal.

Giro pelas redes sociais

Bia Kicis – “Em mais um momento de insanidade Lula compara o Governo de Israel a Hitler, quando promoveu a morte de milhões de judeus em câmaras de gás”.

Márcio Macedo – A relação entre o Brasil e o continente africano vai muito além da diplomacia. O presidente Lula está estreitando esses laços.

Band News – “Quem forçar essa história de fazer uma eleição municipal em cima de Lula e Bolsonaro, acho que quem forçar isso, lá na frente, terá prejuízo”, diz Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas.

Dora Kramer – Lula definitivamente desatinou com essa comparação das ações militares (exorbitantes, sem dúvida) de Israel em Gaza ao Holocausto.

Osmar Terra – É para ficar indignado! Lula acha que “a guerra em Gaza é do exército de Israel contra mulheres e crianças”? Que narrativa mentirosa.

GloboNews – Diretor da PRF destaca a dificuldade de patrulhamento no terreno em Mossoró, onde agentes buscam por fugitivos de presídio federal.

Mario Vitor Rodrigues – Comparar o holocausto com a guerra que Israel trava contra os terroristas do hamas, é desconhecer a história, relativizar o nazismo e corroborar com a violência e intolerância religiosa que rondam o mundo pré-guerra. Deus tenha misericórdia do Brasil.

Cleber Toledo – Mas então é “corajoso” quem ignora o assassinato em massa de crianças e mulheres para não parecer antissemita aos olhos dos “inteligentinhos” brasileiros. Cada uma!

Leia também