Aracaju, 2 de maio de 2024
Search

Valmir não passa no TRE

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Ontem foi um dia de expectativa com a decisão do TRE-SE, sobre o indeferimento da candidatura de Valmir Francisquinho (PL) a governador do Estado. Apesar da competência do advogado de defesa, Evânio Moura, e de seu reconhecido conhecimento jurídico, a grande maioria das pessoas ouvidas dava como certa a impugnação. E aconteceu sem surpreender, por 7 votos a zero. Mas a luta continua, porque até segunda-feira, último dia para julgamento e decisão dos processos eleitorais, o TSE definirá quem se mantém na disputa ou é alijado dela, por práticas que contrariam a legislação eleitoral, administrativa, moral; ou ilicitudes, como a corrupção infinda que debocha até mesmo das avaliações jurídicas.

Depois da decisão de ontem, Valmir de Francisquinho se recolheu e evitou falar com jornalistas, embora tenha participado de reunião da direção do Partido Liberal. Integrantes da sigla discutiam a decisão em pequeno prazo para reversão de uma situação que começa a se complicar, pelo curto espaço de tempo que há para decisão final. Mas, apesar de tons pouco otimistas, setores da cúpula do partido garantiram que Valmir seria candidato, que não iria parar a campanha, baseada no apoio da população, a cada caminhada que ele faz aos municípios. Mesmo assim, muitos liberais não veem mais chances para uma candidatura do ex-prefeito de Itabaiana, em razão dessa insistência que dura meses e não avança um milímetro do que decidiu a justiça eleitoral, mesmo com uma certa benevolência de quem acompanha essa trilha jurídica traçada para livrar Valmir.

Dentro e fora do PL existe um movimento forte dos partidos – inclusive de oposição – para adaptar atitudes imediatas de conquistas dos eleitores de Francisquinho. Mas tudo indica que todos vão seguir quem ele indicar e se houver força para isso o nome é o da vereadora Emília Correa, que depende do Patriotas, seu partido. Aliás a sua sigla deseja que ela dispute vaga na Câmara Federal, naturalmente com o apoio do PL, sobre o que já se conversou, mas nada ficou definido. Mas há também avaliações de quem o partido apoiará em caso do impedimento de Francisquinho, caso ele se mantenha impedido de disputar o mandato. A tese é que ele busque uma legenda que tenha identificação com o projeto liberal de apoiar a reeleição de Bolsonaro a presidente e nesse caso já fica distante o PT, que é quem faz oposição mais radical a essa candidatura.

Os outros dois seriam PSD e PSDB, que precisam de muita conversa para adotar essa posição de aliança radical à direita.

Saúde no Interior

O candidato a governador pelo PSB. Fábio Mitidieri (PSD) disse na Somese que vai trabalhar para resgatar a credibilidade dos serviços de saúde no interior.

*** – Quero modernizar com telemedicina e prontuário eletrônico. Não podemos politizar a saúde.

*** – Pretendemos criar o Complexo Materno Infantil em Aracaju. São muitas propostas, mas sempre em diálogo com os profissionais da área.

Tratar da moradia

Rogério Carvalho (PT), candidato a governador, lembra que os governos do PT sempre trataram a moradia como prioridade.

*** Além de construir novas casas, como fez o presidente Lula, vamos investir na melhoria das residências de famílias de baixa renda, como foi feito pela presidenta Dilma.

Francisquinho perde no TRE

O TRE-SE manteve a decisão inicial e indeferiu, por 6×0, a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) a governador, e do filho Tallysson a deputado federal.

*** Valmir segue em condição de inelegibilidade, mas terá um prazo ainda mais curto para tentar reverter a sua situação eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*** Nos bastidores, há uma preocupação no partido sobre quem será indicado para substituir Francisquinho, caso a situação se mantenha em Brasília.

Decisão final até dia 12

Todo o processo sobre a impugnação de Valmir de Francisquinho, que tramita em Brasília, tem que ser decidido na próxima segunda-feira, por ministros do TSE.

*** Ainda terá que recorrer sobre a decisão do TRE adotada ontem, que voltou a indeferir sua candidatura a governador. O tempo é curto e dificulta para Valmir.

Direito ao Fundo

Entretanto, a cúpula do Partido Liberal considera que a decisão do TRE-SE de ontem não altera “absolutamente Nada” e explica:

*** “No julgamento de hoje [ontem] Valmir ganhou por 7×0 (unanimidade) o direito de continuar com a campanha e receber recursos do Fundo Eleitoral”.

Bosco vai expor trabalho

O deputado federal Bosco Costa (PL), candidato à reeleição, admite que perdeu algum tempo durante a campanha, porque não mostrou o trabalho que realizou em Brasília durante seu mandato.

*** A partir de agora Bosco Costa diz que vai correr para revelar tudo o que fez por Sergipe, através de sua ação parlamentar na Câmara Federal.

Sem Valmir vai avaliar

Bosco disse que apoia Valmir de Francisquinho, mas se ele não puder ser candidato a governador vai repensar e avaliar quem apoiará para governador.

*** Não revelou nomes, mas dentro de uma análise da sua posição política, pode votar em Fábio Mitidieri (PSD).

Evaldo explica seu voto

Evaldo Campos, candidato a deputado estadual pelo Podemos, deixa claro que vota em Bolsonaro a presidente, a governador em Valmir de Francisquinho e para o Senado na delegada Daniele Garcia.

*** O esclarecimento é em razão de uma fotografia exposta na TV em que aparece, Evaldo, Daniel e Alessandro Vieira, a quem o candidato s deputado dedica elogios.

*** Explica que seu posicionamento decorre de palavra dada anteriormente, mas que não tem nada contra Alessandro, o qual foi seu aluno.

Fábio Otimista

O deputado federal Fábio Henrique (UB) está animado com o possível deferimento da sua candidatura à reeleição.

*** O Ministério Público Eleitoral (MPE) já optou pelo deferimento da candidatura e o processo será julgado até a próxima segunda-feira.

*** Fábio está em plena campanha e ontem percorreu o Marcos Freire, em Socorro, no período da tarde, e à noite foi à cidade de Lagarto.

Eliane ainda espera

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) está otimista que sua candidatura será homologada pela Justiça Eleitoral e continua trabalhando intensamente.

*** Entretanto, numa possibilidade de manter a impugnação, haverá substituição e a indicação do novo nome partirá dela.

Ciro em Aracaju

Candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, virá a Aracaju quarta-feira. Em viagem por todos os Estados do país em campanha eleitoral.

*** Ciro participará de ato que ocorrerá no Iate Clube de Aracaju.

*** Ciro será recepcionado pela principal liderança do partido no Estado, prefeito Edvaldo Nogueira, pelos candidatos proporcionais, militantes e apoiadores.

Cancela carreata

O candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) cancelou a carreata que passaria hoje pelo bairro 18 do Forte, na zona Norte de Aracaju.

*** Razão: as chuvas que atingem a cidade no momento. É a primeira vez que isso acontece em uma campanha eleitoral no mês de setembro.

Atraso no auxílio

O governo Bolsonaro atrasará o pagamento da segunda parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil. A expectativa é que os pagamentos só ocorram por volta do dia 17.

*** Um dos motivos é a dificuldade de obter dados referentes aos beneficiários.

Giro pelas rede sociais

Fábio Faria – O dia em que a imprensa chorou ao vivo de tanta “isenção” e “imparcialidade”…

Ramalho – O Escrementíssimo saindo com rabinho enfiado no rabicó. Acho que nem tudo no RJ está perdido, imagem libertadora!!!!

Partido Liberal – Twitter tá retirando seguidores das contas. Sumiram 03 mil seguidores da minha. Verifique a sua conta pra ver se ocorreu o mesmo com você!

Bruno Torturra – Eita! 100 mil seguidores nessa rede. Muito mais gente do que apareceu pra ver o pincelão em Copacabana.

Cristovam Buarque – Espero que no próximo ano o Lula faça a festa do Bicentenário que o Brasil merece.

Ficardo Fetrin – A militância matou o jornalismo isento. A de direita, porque mente. A de esquerda, porque esconde a verdade. Vivi para ver a morte horrível da minha profissão.

Natália Bonavides – Responde, Bolsonaro! Como a sua família juntou R$ 26 milhões em dinheiro vivo para comprar 51 imóveis?.

Pedro Ronchi – Bolsonaro foi xingando por mais de 60 mil pessoas no Maracanã. Entendeu porque ele não faz comício nas ruas e nas praças públicas, né?

Leia também