Aracaju, 1 de maio de 2024
Search

Vandalismo é ruim para todos

Diógenes Brayner diogenesbrayner@gmail.com

O Brasil vive momento de grandes dificuldades, provocadas pelos ataques aos poderes, ocorrido domingo. A população jamais imaginaria que o grupo, descontente com o resultado das eleições, chegasse ao crime de destruir o Palácio do Planalto, o Superior Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Uma violência sem precedente, com o apoio de radicais do Exército, que incentivaram a destruição, financiada por milhares de empresários que defendem um País e querem que se mantenha um sistema econômico voltado apenas para os seus lucros. O Brasil ainda não acredita no que viu e não tem noção de como resolver um problemas tão grave.

O pior é que ainda não se tem noção de quando isso vai acabar, porque a presença dos tomados pelo ódio no twitter ainda persiste, com ameaças e fake news. Trata-se de um grupo que tem à frente bandidos dispostos à destruição, amparados por trás por idosos e crianças, que se sentem úteis apenas expondo a bandeira do Brasil. E a cada dia se descobre facetas diferentes, provocada sob as ordens de um delinquente que presidiu o Brasil de forma irresponsável e indiferente aos interesses do povo brasileiro. Mesmo assim, trouxe para ele um batalhão de seguidores, que acreditava [e ainda acredita] que poderia se manter a frente do Brasil, através das suas ilicitudes, da violência e dos seus atos que levaram o terror ao País.

É verdade que o Brasil já passou por essa decepção marginal, mas jamais por essa violência. E está na hora de entidades partidárias, sempre dispostas às manifestações, com um toque de violência, fazerem uma reflexão e entenderem que Brasil de hoje está buscarem o entendimento, união de forças e reflexão do que é melhor para uma sociedade eternamente maltratada pelas desigualdades que ainda assistem e sofrem às consequências da péssima divisão de renda. Sergipe também sofreu com o ato de barbaridade ocorrido domingo em Brasília, tanto que o governador Fábio Mitidieri ainda está avaliando o início do seu Governo, através dos auxiliares nomeados, além de analisar alguns contra-gostos que ocorrem com naturalidade entre aliados.

É difícil Não prender

A notícia é nacional e merece destaque: Polícia Federal encontra na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, minuta de decreto para o ex-presidente reverter o resultado das eleições.

*** Documento foi recolhido durante busca e apreensão realizada na residência de ex-ministro de Bolsonaro na terça-feira.

*** o ministro Alexandre Moraes, do STF, decretou prisão de Torres.

Cara de golpista

A jornalista Vera Magalhães diz que geralmente quando a pessoa tem nariz de golpista, cara de golpista, age como golpista, cheira a golpista não falha: é golpista mesmo.

** Pede cana pra todos eles. A PF acha com ex-ministro de Bolsonaro minuta contra eleição – Poder – Folha

Revanche à Democracia

A Direita sempre foi politicamente acomodada e esteve acuada nos momentos que se precisou dela. Agora, que “se radicalizou”, está se tornando violenta e irresponsável.

*** Quer destruir País para impor um clima de terror, a busca de um regime intolerante e sem experiência para atuação política, pretende implantar o ódio como revanche de uma derrota democrática.

Mínimo só em maio

O presidente Lula da Silva (PT) deve manter proposta de salário mínimo em R$ 1.302. No entanto, o pagamento não entrará em vigor nos primeiros meses do ano.

*** A previsão é para maio, mês em que se comemora o Dia do Trabalhador. Não será uma boa comemoração. Trabalhador sempre pagando o pato.

Rogério critica

Rogério Carvalho (PT) diz que “a luta antirracista e pelo direito aos territórios ganha força no governo Lula. Na contramão, o governo de Sergipe faz cessão do Centro de Criatividade, terreno quilombola, sem qualquer explicação.

*** – Por lei, deveria haver uma consulta pública.Vamos intervir e impedir tais medidas tiranas, disse;

Marcio e embaixada

Marcio Macedo teve encontro no Ministério da Secretaria-Geral da Presidência com o ex-senador de Sergipe, Lauro Antônio (Laurinho).

*** Para Márcio, “Sergipe terá uma embaixada no Governo de Lula, através da Secretaria-Geral em busca de resultados”, disse.

Márcio e Fátima

O ministro Márcio Macedo (PT) mostrou satisfação em receber a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), no Ministério da Secretaria-Geral da Presidência.

*** – No encontro dialogamos sobre as demandas e prioridades para o desenvolvimento do Estado.

Xerife da República

O senador Alessandro Vieira (PSDB) diz que não é necessária decisão do STF para saber se quem invadiu prédio público ou privado, bloqueou rodovias ou fez manifestação violenta, configuram crime e como tal devem ser prevenidas e reprimidas pelas polícias.

*** – Precisamos das instituições funcionando, não de um xerife geral da República, disse Alessandro.

Sobre candidatura

Apesar do senador Alessandro Vieira (PSDB) ter posição que repercute nacional. O seu nome não vem se fortalecendo para uma reeleição em Sergipe.

*** Um dos seus aliados admite que ele possa ser candidato por outro Estado, ou tentar vaga na Câmara Federal.

*** Acha que ele é muito trancado, procura pouco os aliados e tem um etilo difícil de fazer política.

Atum e camarão

Junior Torres (Novo) diz que Sergipe figura como segundo maior produtor de atum e quarto maior produtor de camarão nacional.

*** “Uma excelente notícia para nossa economia e que deve ser compartilhada com todos os sergipanos”!

Pouco atendimento

Um partido de grande porte em Sergipe não está se afastando do bloco do Governo, mas se mostra insatisfeito pelo pouco atendimento que vem tendo em seus interesses.

*** Tem apenas uma das lideranças satisfeitas, mesmo assim um pouco acabrunhado com o órgão que recebeu.

*** Se não houver conversa tem rompimento…

Aracaju e Simão Dias

O ex-governador Belivaldo Chagas está no circuito entre Aracaju e Simão Dias tratando de documentação normal e se sentindo livre e solto: “dirijo o meu carro e ninguém me impede nada. Faço o que quiser…”, disse.

*** Tem conversado com amigos, fala pouco sobre política mais declara: “deixa eleição para lá. Não quero nem saber disso agora”, diz.

*** O nome de Belivaldo aparece em todas as conversas políticas, pelo nome que ficou forte com a administração estadual que fez.

Mais Brasil atua em Sergipe

Mais Brasil-25 é o partido que aproveita PTB e Patriotas e já está atuando em Aracaju. A vereadora Emília Correa se mantém no novo partido e pode ser candidata a prefeita em 2024.

*** Estará ao lado de nomes como João Fontes e pensa e dar uma estrutura mais ampla à nova legenda.

*** Fusão entre o PTB e Patriotas foi feita para vencer a cláusula de barreira; nova legenda ainda não anunciou o nome do presidente.

PT terá reunião

O Partido dos Trabalhadores terá reunião da Executiva na próxima semana para discutir a nova posição no Estado com Lula presidente.

*** É certo que haja uma reformulação para unidade em torno das lideranças.

*** A expectativa é que o ministro Marcio Macedo seja candidato a governador ou dispute o Senado, dentro de uma nova composição.

Giro pelas redes sociais

Chistrian Góes – Depois de dez anos na Advocacia Geral em Sergipe é a primeira vez que tenho orgulho de trabalhar nessa instituição.

Maria – Terrorismo é terrorismo. Mas é verdade que a imprensa amacia quando são de esquerda. Quem se lembra do MST ferindo com foice policiais em Brasília?

Choquei – Terrorista afirma em live que “quebrou tudo”, mas logo depois diz que protestou pacificamente e que a mídia “distorce tudo”.

Espanca jovem – Policial embriagado espanca jovem a coronhadas em cidade no Pará; criminoso foi afastado da corporação e também foi racista com a vítima.

Antônio Tablet – O mercado já se pronunciou sobre os ataques terroristas de domingo ou só dá piti quando o assunto é dar comida pra pobre?

Mônica Bérgamo – O Exército brasileiro serviu de “point” de acampamentos q abrigavam também bandidos da pior espécie. Jamais disfarçaram suas intenções criminosas, e foram tolerados.

Duda Rangel – Do mesmo diretor de “Governo corrupto sem corrupção” e “Cristãos cheios de ódio”, a trilogia chega ao final com “Terroristas pacíficos”.

Maria – Concordo, soltar Lula e deixá-lo concorrer, deixar Bolsonaro flertar com o golpe. Deu nisso tudo.

 

Leia também