Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Yandra e a pré-candidatura

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A deputada federal Yandra Moura (União Brasil) surpreendeu ao transferir, ontem, seu domicílio eleitoral para Aracaju e, com isso, ter a opção de disputar a prefeitura da Capital no próximo ano. Yandra vem demonstrando habilidade e força para colocar seu nome à disposição do grupo, para ser indicada como pré-candidata e, ao mesmo tempo, eliminar especulações de que seu partido poderia apoiar a vereadora Emília Corrêa (PDR) para disputar o mandato. Yandra é jovem, mas demonstra que carrega a habilidade do avô, Reinaldo Moura, do pai, André Moura, e da avó, Lila Moura, que tiveram e têm a política no sangue. Não há uma decisão de declarar pré-candidatura agora, mas o fará no próximo ano, quando detectar o momento exato para isso.

Há um detalhe que pouca gente sabe: Yandra disputou vaga na Câmara Federal por indicação do pai André Moura e obteve êxito. Elegeu-se também por seu esforço e não é mais uma parlamentar. Ela se destaca com sua atuação em Brasília e na representatividade de Sergipe. É um trabalho que aparece e chama a atenção. Entretanto, sua candidatura à prefeita de Aracaju foi uma decisão dela, numa demonstração de que tem desejo de ascender politicamente e trabalhar por seu Estado, iniciando ocupando mandato majoritária de prefeita, caso seja candidata e se eleja. Deixa claro que não é a “candidata de André” e nem uma alternativa de oposição, mas um nome do grupo liderado pelo governador Fábio Mitidieri e vai esperar por uma decisão da base aliada sobre a pré-candidatura à Prefeitura.

A deputada já montou uma equipe técnica para definir seu programa de Governo e por à disposição da sociedade. Mas continua visitando os bairros e ouvindo com atenção os anseios do povo e captando suas sugestões. Tanto que já deixou claro que passará aos técnicos tudo o que ouve da população, suas necessidades históricas e emergenciais, para que alguma solução seja oferecida no programa. Será um projeto técnico, mas diretamente vinculado às necessidades emergenciais da população, cujas opiniões geralmente não são vinculadas. Apenas uma coisa ela deseja: que a escolha do pré-candidato seja feita através de reuniões sucessivas da base aliada e que seja escolhido (a) quem apresentar melhor condição de administrar a Capital, assim como aconteceu em 2022 na indicação com o então candidato a governador Fábio Mitidieri em 2022.

Alese para dia 21

A Assembleia Legislativa entra em recesso quinta-feira e a perspectiva é que o chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo, renuncie ao cargo provisoriamente e assuma o mandato.

*** Nesse período de indicação de emendas a presença de Jorginho será importante para o Governo.

*** O deputado suplente Manoel Marcos já retorna para a Câmara Municipal também na quinta e Sergio Reis retorna à Assembleia na vaga de Jorginho que volta para a Casa Civil.

Roberto e Daniele?

O PDT já lançou o nome de Luiz Roberto como pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo partido. O nome que Edvaldo Nogueira sempre defendeu.

*** Um detalhe: O prefeito Edvaldo Nogueira sugere ainda nos bastidores, junto com os seus aliados, que a delegada Daniele Garcia seja a vice.

Katarina no páreo?

Internamente há contrapontos: integrantes do PSD estão sugerindo o nome da deputada federal Katarina Feitoza, tendo como vice também a Daniele Garcia.

*** Segundo integrantes do partido, isso teria o endosso do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

Projeto com Edvaldo

Em entrevista a Focca, na TV-Itnet, o governador Fábio Mitidieri falou sobre Edvaldo Nogueira (PDT) e Zezinho Sobral (PSB): “tenho certeza que vamos caminhar juntos”.

*** E deixou claro: “meu projeto político em Aracaju é caminhar ao lado de Edvaldo Nogueira”.

Construir unidade

Fábio Mitidieri disse ainda que não acha nada inteligente mais de uma candidatura no grupo do Governo,

*** – Só espero que até lá a gente construa uma unidade a um nome que possa aglutinar todos, disse.

Voto para Marcio

Carlos Focca também perguntou se o cochicho de Lula com o Mitidieri, em Brasília, seria um pedido de voto para Marcio Macedo. (?)

Fábio respondeu: “Lula ainda não me pediu voto para Márcio em 2026. Não sei se vai pedir, mas tudo pode acontecer”.

Yandra para Aracaju

A deputada federal Yandra Moura (União Brasil) transferiu o título de eleitor para Aracaju, deixando claro que pode ser candidata à Prefeitura.

*** Tem mantido aceso o seu trabalho junto aos grupos político e acena de que será a candidata do UB à sucessão municipal.

*** Outro motivo: desfazer boatos de informação do convite à vereadora Emília Corrêa, que avança no páreo.

André e Edvaldo

André Moura e Edvaldo Nogueira conversaram há alguns dias sobre a sucessão em Aracaju. Edvaldo disse que queria lançar um candidato e que a “gente deveria discutir um nome entre todos do grupo”.

*** André lhe disse que vê com simpatia, mas que seu partido vai colocar o nome de Yandra para ver.

Conversas diversas

O convite a Emília Corrêa deu xabu e aconteceram conversas diversas após uma reunião na Câmara junto a outros vereadores e não se fala mais nisso.

*** Yandra será a candidata, mas se houver algum revertério mais adiante, as conversas podem continuar.

Alessandro é branco

Em setembro de 2022, quando da disputa ao Governo de Sergipe, o senador Rogério Carvalho (PT), que era candidato a governador e disputava com Alessandro (PSDB), já questionava a autodeclaração de ‘pardo’ e não de ‘branco’.

*** Daí começaram as discussões, quando Alessandro foi acusado de agir de má-fé para receber mais recursos do Fundo Eleitoral.

*** A Justiça Eleitoral decidiu, por 5 a 1, que o senador Alessandro Vieira é pardo, e não branco, como ele declarou.

Valadares sai do PSB

O ex-deputado Valadares Filho (PSB) confirma que ficará sem partido até março e que ainda não tem uma sigla em vista para se filiar.

*** Vai continuar exercendo suas atividades junto ao ministro Márcio Macedo (PT) e que só tratará sobre política no próximo ano.

*** Também confirmou que lhe foi oferecida à vice-presidência, mas ele não aceitou.

Emília e Ricardo

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) está conversando com a colega Emília Corrêa (PRD) para formarem chapa para disputar a Prefeitura de Aracaju.

*** Emília sempre ‘paquerou’ Ricardo para ser o seu vice, mas sempre à distância. Só agora começaram a conversar, mas sem nada definido.

Posse do Confoco

O ministro Marcio Macedo (PT) disse, ontem, que “estamos reconstruindo os instrumentos de participação social no governo federal”.

*** Segundo ele, “a posse do ‘Confoco’ é a que faremos da Comissão Nacional dos ODS são as ações mais recentes em torno disso”.

Giro pelas redes sociais

Cláudio Dantas – Então o Parlamento brasileiro está proibido de emendar a Constituição sem autorização do Supremo?!

Miriam Leitão – Uma pesquisa inédita do Ipespe mostra que as pessoas reconhecem o valor do Plano Real no desenvolvimento do país e na melhora da vida pessoas.

De Maria – Bolsonaro virou o distraidor do distinto público, enquanto Lula, com os apoios, vai aprontando as dele.

UOL – O STF atualizou o cálculo dos danos causados na Corte pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, e o prejuízo chega a pouco mais de R$ 12 milhões.

Folha – Leitores citam posse de lula e fim da pandemia como marcos de 2023. Folha perguntou aos leitores qual era o acontecimento do ano favorito deles.

Eliane Catanhêde – No último minuto, as armas escaparam do “imposto do pecado”. Bancada da bala não brinca em serviço.

Terra – Cotada para disputar vaga de Moro, Michelle Bolsonaro é recebida com gritos de “senadora” no Paraná.

Folha – 78% dos brasileiros acham que atividades humanas impactam aquecimento global, mostra Datafolha.

Leia também