Unidade também contabilizou quase 300 prisões entre janeiro e junho deste ano
O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), da Polícia Civil de Sergipe, encerrou o primeiro semestre de 2022 com o registro de 3.533 boletins de ocorrência. A unidade, que é plantonista, conta com delegacias especializadas para o acolhimento e atendimento das vítimas de crimes praticados contra crianças e adolescentes e também em razão de gênero, cor, crença e idade.
Conforme os dados do DAGV, no primeiro semestre, as unidades do DAGV registraram 270 prisões em flagrante. No mesmo período, as delegacias especializadas também contabilizaram o cumprimento de 27 mandados de prisão. No tocante aos inquéritos policiais, durante os seis primeiros meses de 2022, 889 foram instaurados e 793 foram concluídos e remetidos à Justiça.
Os números são referentes ao plantão e também às Delegacias Grupos Vulneráveis, Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia Especial da Criança e do Adolescente Vítima (Deacav), Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (Dachri) e Delegacia de Atendimento aos Idosos e Pessoas com Deficiência (DEAIPD).
A delegada Mariana Diniz ressaltou o comprometimento de todos os servidores do DAGV com o acolhimento às pessoas que fazem parte dos grupos considerados vulneráveis. “É o resultado do compromisso de todo o departamento com a proteção a cada segmento vulnerável da sociedade. O DAGV presta um atendimento especializado e o mais humanizado possível, visando o acolhimento e evitando toda a revitimização”, evidenciou.
Mariana Diniz também destacou que toda a sociedade deve estar presente na comunicação de crimes contra os grupos vulneráveis. “O importante é que se denuncie para que a gente possa atuar e empreender diversas diligências em busca de provar o crime e responsabilizar o agressor”, reiterou.
Ainda conforme a delegada, a maior parte dos crimes registrados no DAGV são referentes à violência doméstica contra a mulher. “A gente precisa erradicar esse tipo de crime e precisamos da colaboração e do apoio de toda a sociedade e da família para que a gente possa atuar, cada vez mais, com precisão e eficácia, visando pôr fim a esse tipo de violência”, acrescentou Mariana Diniz.
Atendimento
O DAGV é uma unidade especializada que funciona em regime de plantão, atendendo às vítimas durante todo o dia e também à noite. O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis fica localizado na rua Itabaiana, 258, no bairro São José, em Aracaju. As denúncias de crimes recorrentes contra os grupos vulneráveis podem ser encaminhadas pelo Disque-Denúncia (181). Já as situações de flagrantes podem ser repassadas à Polícia Militar pelo 190. O telefone do DAGV é o (79) 3205-9400.
Fonte SSP