Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral assinam carta-compromisso com políticas públicas para mulheres sergipanas

20221017110140_IMG_2523-scaled

Em encontro com entidades representativas da mulher, os candidatos ao governo do Estado pela coligação Novo Tempo Pra Sergipe, Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral, assinaram carta-compromisso sobre políticas públicas para mulheres, as quais dialogam com as propostas do plano de Governo como criação da Secretaria de Estado das Mulheres e de observatório de dados de violência contra a mulher.

Estiveram presentes representantes da Associação Sergipana do Ministério Público, Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Comissão Nacional de Gênero e Violência Doméstica, Instituto Brasileiro de Direito de Família, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), profissionais liberais e a deputada federal eleita, Katarina Feitoza.

Fábio pontuou que seu programa de Governo possui propostas de políticas públicas para mulheres não só na área de segurança, mas também na geração de emprego, de programas de estímulo do empreendedorismo e da inclusão produtiva de mulheres vulneráveis, a exemplo do programa “Empresa Amiga das Mulheres”.

“Temos um compromisso com políticas para mulheres que valorize a importância da mulher na sociedade. Vamos combater sim a violência com mais Delegacias de Atendimento de Grupos Vulneráveis (DAGV), mas vamos, sobretudo, construir políticas públicas que unam emprego e inclusão. Nossa ideia é criar a Secretaria da mulher e por meio dela aglutinar as políticas públicas”, disse Fábio.

O documento traz tópicos como instituir e normatizar a Política para Mulheres, por meio de legislação específica; acompanhamento psicossocial dos autores de agressão; inclusão de debate sobre diversidade nas escolas; campanhas educativas de prevenção da discriminação e violência contra as mulheres; capacitação continuada das redes de atendimento à mulher; garantia de atendimento nas delegacias da Mulher entre outras.

A Promotora de Justiça aposentada e Diretora da Mulher da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Adélia Moreira Pessoa, afirmou sair satisfeita do encontro.

“É importante que nós da diretoria da mulher da Associação Sergipana do Ministério Público, juntamente com várias outras entidades assim de Sergipe, possamos propor algumas políticas a serem desenvolvidas pelos candidatos ao governo. Nesse momento, nosso partido é a mulher brasileira. Trouxemos 14 itens de políticas públicas como um pacto contra a violência contra à mulher. Temos direito de viver sem violência. A receptividade foi excelente, ficamos satisfeitas”.

Cleide Matias, secretária de Mulheres da Fetase, falou sobre o alto índice de violência contra a mulher.  “O índice de violência contra as mulheres está casa vez mais alto e esse tipo de discussão é fundamental, é uma pauta que tem que ser prioridade”.

Fonte e foto assessoria

Leia também