Aracaju, 24 de maio de 2025
Search

Governo forma mais 33 novos aspirantes a oficiais da PM/SE

164edc22-36e5-4915-b07e-8b86e7c254f0

O Governo do Estado realizou nesta quinta-feira (20), a solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Representando o governador Belivaldo Chagas, o secretário Geral de Governo, José Carlos Felizola, acompanhou a formatura ocorrida no Centro de Ensino e Instrução (CEI), localizado no bairro América, em Aracaju.

Foram 33 aspirantes a oficiais  nesta que é a 2ª turma formada no estado, a partir do concurso realizado em 2018, totalizando 61 formados ao todo. Os oficiais poderão atuar em todo o estado de Sergipe.

“É um investimento importante, principalmente, porque havia um déficit muito grande na questão do oficialato da Polícia Militar e o governador autorizou o concurso. Portanto, mais uma turma está se formando e outras vão se formar, além das que já foram convocadas recentemente. Tudo isso mostra o compromisso do governador Belivaldo Chagas com a segurança pública, especialmente com a Polícia Militar do Estado de Sergipe, que tem um relevante serviço prestado à sociedade”, declarou o secretário Geral de Governo, José Carlos Felizola.

Inicialmente, haviam sido ofertadas para esta função 30 vagas, com exigência de título de bacharel em Direito, com convocações adicionais realizadas posteriormente.

A primeira turma foi concluída em 2021, com a formatura de 28 Aspirantes a Oficiais. Há, ainda, uma turma em andamento, com 32 alunos cadetes, iniciada neste ano, além do início de uma nova turma em meados de novembro, a partir da convocação feita pelo governador de 70 novos excedentes, totalizando o chamamento de todos os aprovados.

Na ocasião, o comandante da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), coronel Marcony Cabral, ressaltou a importância dos investimentos no efetivo da segurança pública. “Até 2016, nós estávamos com uma lacuna de mais de dez anos sem concurso. Então, agradeço aqui imensamente ao governador Belivaldo, por esse essa sensibilidade, pelo investimento que fez na carreira do oficial da Polícia Militar. Hoje, graças a Deus, já formamos uma segunda turma, há uma terceira sendo formada e mais irão ingressar. Então, demonstra o respeito com a Segurança Pública e com a Polícia Militar”, destacou o comandante que está na expectativa da formatura de mais 300 novos soldados da PMSE ainda em outubro. Em abril deste ano, outros 353 novos policiais militares de Sergipe também concluíram o curso de formação. “Com isso, só tem a ganhar a sociedade com mais segurança nas ruas”, reforçou.

Sobre o CFO

O curso tem duração de dois anos, com 2.370 horas/aulas de formação teórica e técnica pela Escola de Oficiais (ESFO) da PMSE. A grade traz 65 disciplinas teóricas e práticas, com objetivo de promover uma formação mais técnica no que diz respeito ao trabalho do agente de Segurança Pública.

Entre as disciplinas do CFO, estão: Direitos Humanos, Tiro Policial, Ética e Cidadania, Polícia Comunitária, Gestão de Projetos, Direito Administrativo, Sistemas de Segurança Pública, Defesa Pessoal, Gestão Pública, Criminologia, Técnica Policial, Estágio Operacional, Liderança e Gestão de Pessoas, Procedimentos Administrativos, Estatística e Análise Criminal e Polícia Judiciária Militar.

Após formação no CFO, os alunos cadetes recebem o título de Aspirante a Oficial da PM e são classificados de acordo com a necessidade e conveniência da administração, em uma das Unidades Policiais Militares, podendo ser designado para servir em quaisquer das cidades na atividade de policiamento ostensivo, de acordo com as diretrizes do Comando Geral da Polícia Militar.

Para a aspirante a oficial Talita, a conclusão do Curso de Formação de Oficiais significa a realização de um sonho. “O sentimento é de vitória, conquista e de missão cumprida. Estou muito feliz de poder agora, como aspirante a oficial, contribuir para a segurança de Sergipe”, disse a integrante da 2º turma, que leva o nome de major Manoel de Oliveira Santos.

Da mesma forma reforçou o seu colega, o aspirante a oficial Pessoa. “A nossa missão é colaborar com a sociedade, que muitas vezes sofre com a insegurança. É a certeza de que pode confiar inteiramente na nossa turma de oficiais”, garantiu.

Fonte e foto SSP

Leia também