Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Instituto de Identificação de Sergipe recebe visita de deputados estaduais

WhatsApp Image 2024-02-15 at 09.43.12

Os deputados Georgeo Passos, Linda Brasil e Paulo Jr compareceram ao órgão

Nesta quinta-feira, 15, o Instituto de Identificação de Sergipe Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) recebeu a visita dos deputados estaduais Georgeo Passos, Linda Brasil e Paulo jr. Reunidos com o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, o encontro tratou sobre a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado de Sergipe e as formas de agendamentos disponibilizadas para a população. Também foi feita uma visita em todas as salas do instituto, com o intuito de conhecer e entender cada etapa existente no processo de emissão da CIN, além de outros serviços ofertados pelo órgão.

O diretor Jenilson Gomes explicou que, diferente da antiga carteira de identidade, a emissão da CIN não depende somente do estado, mas, sim, de órgãos federais. Portanto, o tempo médio de entrega segue um padrão, que está entre 15 e 30 dias.

“Assim como em todo o Brasil, nós estamos lidando com mudanças não só físicas e estruturais, mas financeira e de logística. Portanto, ainda estamos recentes nessa nova fase, mas estamos trabalhando diariamente para expandir o atendimento e responder todos os pedidos da população. Houve e continua tendo um esforço absurdo da equipe, porque são três pilares: pessoa, produto e processo. Mas estamos evoluindo muito no objetivo de normalizar o atendimento”, afirma.

Sendo a reunião uma demanda da deputada Linda Brasil, a parlamentar destacou que o encontro possibilitou entender a complexidade do serviço.

“Vim aqui conversar com o diretor e conhecer a estrutura para saber os motivos dessa situação de alta demanda.  A gente percebe que é um processo longo, porque envolve autorização a nível nacional. Também percebemos que, assim como outras instituições, há uma falta do pessoal, da realização de concurso público. Então, uma das demandas que a gente vai solicitar do governo é que haja um maior olhar de investimento no instituto, porque,  agora que conseguiram o prédio, é necessário uma reforma e é preciso equipamento. Então, nós da oposição esteve aqui no IIWSG no intuito de avaliar e ver como a gente pode, a partir da nossa atuação parlamentar, ajudá-lo”, disse a deputada.

Já o deputado Georgeo Passos compreendeu todas as etapas envolvendo a confecção da CIN e descreveu a logística do instituto como em constante melhoria, apesar do reconhecimento das dificuldades.

“A gente fez questão de vir pessoalmente para presenciar e ver. Hoje nós não encontramos filas do lado de fora, vimos que tinha um servidor entregando senha para um outro dia, o que permite uma melhor uma organização. Também tivemos a oportunidade de conhecer os diversos espaços do instituto, encontramos várias pessoas sendo atendidas. E o que a gente quer é isso. A nossa missão, enquanto parlamentar, é,  principalmente, de ter esse olhar de fiscalização, cobrando dos gestores públicos o melhor atendimento. Nós desejamos que a sociedade seja bem atendida, recebam seu documento e sigam sua vida. Toda mudança traz transtornos, por isso, nossa missão é minimizar isso. Com o encontro e cobrança, a gente espera que o serviço realmente funcione e as pessoas realmente tenham acesso a esse documento, que é imprescindível para qualquer cidadão”, declara Georgeo Passos.

Também presente, o deputado Pulo Jr. destacou que está ciente da grande demanda e que a visita possibilitou aprofundar nas questões dificultosas e as possíveis melhorias.

“Através de uma de uma sugestão da líder da bancada da oposição, a deputada Linda Brasil, a gente veio fazer uma visita ao instituto e fomos recepcionados pelo diretor, que mostrou toda a estrutura, bem como todas as solicitações de investimento que ele tem solicitado ao governo para aprimorar ainda mais o atendimento. Hoje nós reconhecemos algumas dificuldades que o instituto tem enfrentado para solucionar esses problemas, mas o diretor nos garantiu que o governo está buscando investimentos para sanar todas as dificuldades.Também reconhecemos o momento de implementação dessa nova carteira, que aumenta ainda mais a demanda da população. Agora, nós vamos debruçar ainda mais sobre esse assunto para tentar ver uma forma de contribuição para minimizar essa essa problemática”, destaca o deputado.

Fonte e foto SSP

Leia também