Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

PM REALIZA OPERAÇÕES DE TRÂNSITO PARA INIBIR CONDUÇÃO PERIGOSA E APREENDE MAIS DE 12 MOTOS EM SERGIPE

WhatsApp-Image-2023-12-27-at-11.40.02-1

A Polícia Militar, por meio das suas unidades de área e especializadas, vem realizando ações para inibir a condução perigosa de motocicletas nos diferentes municípios de Sergipe, nas últimas semanas deste ano. A operação visa também evitar as perturbações de sossego advindas dos canos impróprios colocados nas motos.

Essas ações foram iniciadas há três meses, nos municípios de Laranjeiras, Riachuelo, Divina Pastora, Maruim e Santo Amaro. As equipes da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) intensificaram o patrulhamento e a abordagem a motocicletas. A fiscalização foi evidenciada com a finalidade de proibir a utilização do cano torbal, popularmente conhecido como escapamento, que embora a sua utilização não tenha previsão de ilegalidade, a sonoridade emitida o relaciona à perturbação de sossego, que é uma contravenção penal.

Na ocasião, os condutores foram devidamente orientados e encaminhados para a resolução adequada ao fato praticado.

Já em Aracaju, na última segunda-feira (25), o Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam) fez uma operação para combater a prática de direção perigosa, crime que se alastrou por todo o país nos últimos dias.

Durante a intervenção, 12 motocicletas foram apreendidas e mais de 100 infrações de trânsito aplicadas.

De acordo com o major Alysson Cruz, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), as motos que participam dessa ação, podem ser recolhidas, em razão da boa ordem administrativa, e os condutores podem responder pelos crimes de trânsito abordados no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

É importante lembrar que essa nova prática não é regulamentada, e não se enquadra como vertente esportiva. Além de si, o condutor, ao realizar manobras ilegais, coloca em risco a vida de terceiros; por isso, a Polícia Militar de Sergipe está pronta para adotar as medidas cabíveis e adequadas que impeçam ações dessa natureza.

Com informações e foto da PM/SE

Leia também