A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória vai realizar mais uma edição do projeto ‘Quintas Negras – Xirê do Saberes’. O evento está marcado para acontecer no dia 22 de setembro, a partir das 9h da manhã, e o tema será “Racismo Religioso e resistências do povo de santo e do nosso sagrado”. A programação cultural acontece mensalmente as quintas-feiras. Nesta edição, contará com a exibição do curta-metragem: ”Os caminhos de Xangô – a resistência das religiões afro-brasileiras”. Já a palestra será ministrada pelo Prof. doutor do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe e Babalorixá, Fernando Aguiar.
“A oferta de discussões e debates sobre as questões ético-raciais dentro da Casa Legislativa é uma forma de reconhecimento e promoção de justiça social ,por meio de atividades reflexivas de temas tão atuais que promovem a conscientização da sociedade. O debate inicia a partir da Constituição de 1988, quando se afirma que o Estado Brasileiro é laico, mas as pessoas principalmente, as que seguem as manifestações de matrizes africanas são vítimas do racismo religioso de forma institucional quanto de seguidores de outros credos. O foco é falar sobre o racismo e provocar essas discussões na sociedade”, destacou Fernando Aguiar.
O projeto ‘Quintas Negras’ da Alese debate temáticas raciais em espaços públicos. “Ele surgiu em 2019 como forma de aproximar a população sergipana da Casa Legislativa. Sempre trazemos como convidados professores e militantes ligados à temática racial, líderes comunitários, cineastas, artistas, representantes de religiões de matrizes africanas. A ideia é promover a conscientização visando a igualdade racial”, falou a escritora, assessora de Cultura da Escola do Legislativo e responsável pelo projeto Quintas Negras, Vera Vilar.
Debatedores
Além de palestras, o projeto ‘Quintas Negras –Xirê dos Saberes’ conta com debates e roda de conversas com os participantes. O objetivo é ampliar a pauta com diversidade de informações para a população em geral e abordar os temas como promoção da igualdade racial e combate a intolerância racial e religiosa. Nesta edição participam:
Dr. Ilzver Matos, doutor em Direto (PUC-Rio); Diretor da DDH na Secretaria Municipal da Assistência Social (PMAJU); 2º lugar geral no concurso público 2019 para Professor Titular em Direito (UFS).
Dra. Ana Paula Miranda, doutora em Antropologia; professora do Programa de Pós-graduação em Antropologia (UFF/RJ);Pesquisadora do INCT/InEAC.
Martha Sales Costa, Especialista em Antropologia; Graduada/Licenciada em Sociologia; coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró (Casa de Mar); sócia-fundadora e membro da Sociedade Omolàiyé; membro do Conselho da Organização de Mulheres de Axé do Brasil; Yalaxé no Ilê Axé Omin Mafé.
Dra. Yérsia Souza de Assis, pós-Doutoranda em História (UFS); doutora em Antropologia Social (UFSC); Professora e Antropóloga; preta nagô do Samba de Aboio de Santa BarbaraEkédjí no Ilê Axé Omin Mafé.
Por Shis Vitória de Castro