Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Secretaria da Justiça rebate critica de candidato ao governo de Sergipe e nega aumento de crime

A Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc) informa que declarações sobre aumento de índices de internos que são réus provisórios custodiados em unidades prisionais são falsas, conforme levantamento feito junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

A Sejuc revela que, conforme o TJSE, do total de internos custodiados em todas as unidades prisionais de Sergipe, apenas 25,64% são réus provisórios. De acordo com o TJSE, 74,36% dos internos são réus definitivos, tendo as respectivas condenações determinadas pela Justiça, número totalmente diferente dos 80% citados na campanha do candidato ao Governo Rogério Carvalho.

A campanha do candidato cita que Sergipe é um dos estados que mais investe em Segurança Pública e isso é fato. Em dois anos, aumentamos o investimento em mais de 60%, segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública.

Os investimentos feitos nos últimos quatro anos apresentaram uma mudança no cenário da Segurança Pública no estado. Sergipe está entre os cinco estados do Brasil com o maior investimento per capita em Segurança Pública. No Nordeste, somos o estado que mais investe nessa área.

Inclusive, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) destacou também que o Anuário Brasileiro da Segurança Pública trouxe importantes reduções nos índices de criminalidade em Sergipe. As quedas nos índices de criminalidade também passam por esses investimentos em segurança pública que contemplam a reestruturação do sistema prisional.

Em Sergipe, conforme o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, em 2018 ocorreram 1.128 mortes violentas letais intencionais, no ano seguinte, 2019, aconteceram 967. Em 2020, houve uma leve alta para 988, que foi reduzida para 792 mortes violentas letais intencionais, já em 2021. Apenas entre 2018 e 2021, a queda chega a quase 30%.

Ainda conforme o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, no âmbito dos crimes contra instituições financeiras, Sergipe também consolidou importantes reduções da criminalidade. Em 2018, foram três crimes. Em 2019, uma ocorrência. Já no ano de 2020, não houve ocorrências e, em 2021, apenas um caso ocorreu em Sergipe.

Também conforme o Anuário, os roubos e furtos de veículos também reduziram em Sergipe. Entre 2020 e 2021, a queda foi de 12,5%. Esses são apenas alguns dos índices que apresentaram redução em Sergipe e demonstram o impacto positivo do trabalho da secretaria.

Os índices diminuíram e não aumentaram, como cita o candidato em sua campanha.

Com informações da Sejuc

Leia também