Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

As eleições de Aracaju vão estimular traições e rompimentos políticos

19

Por Adiberto de Souza *

Nem todas as juras de apoio político feitas agora serão respeitadas quando chegar a hora de se definir os candidatos à Prefeitura de Aracaju. Já tem gente apostando que a ampla coligação governista não permanecerá no mesmo barco, pois nem todos concordam com as pré-candidaturas anunciadas.  No PSD, por exemplo, enquanto alguns torcem por Luiz Roberto (PDT), outros apostam em Yandra de André (União). O PT parece mais uma corda de caranguejos, que ao ser desatada esparrama crustáceos para todos os lados. Até o nanico Psol está dividido entre a deputada Linda Brasil e a advogada Niully Campos.  Claro que as lideranças partidárias estão apostando que no andar da carruagem as abóboras se arrumam. Os mais experientes, contudo, concordam ser difícil manter os aliados de hoje no mesmo palanque de amanhã. Os governistas já reconhecem a divisão quando admitem a hipótese de lançarem duas candidaturas a prefeito de Aracaju. No PT é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que o grupamento do ministro Márcio Macedo subir no palanque da pré-candidata Candisse Carvalho. Portanto, não se surpreenda se nos próximos festejos juninos os aliados de hoje estejam dançando com outros parceiros. Misericórdia!

Plano de trabalho

O relator da CPI da Braskem, senador Rogério de Carvalho (PT), deverá apresentar seu plano de trabalho nesta terça-feira. Segundo o petista, as investigações vão focar nas causas dos danos ambientais provocados pela extração de sal-gema pela petroquímica em Maceió. Ele vai sugerir os nomes dos primeiros convocados para saber sobre a atuação do poder público quando do recebimento das denúncias e as providências adotadas ou não pela Braskem por ocasião dos primeiros alertas. Danôsse!

Conversa fiada

Vejam algumas mentiras que nunca faltam em todas as campanhas eleitorais, e que certamente reaparecerão agora em 2024: “Você me conhece!”; “Se eleito for, vou construir mais escolas e casas populares”; “Podem vasculhar o meu passado. Não vão encontrar nada!”; “Sou melhor do que os que aí estão!”; “Nesse bolso nunca entrou dinheiro desonesto!”; “Vote em mim que você não se arrependerá”. O eleitor deve ficar atento para não ser enganado pelos milhares de candidatos que vão perambular por Sergipe na campanha que se avizinha. Home vôte!

Novo dono

Descartado pelo prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo, o PSDB voltou para as mãos do ex-senador Eduardo Amorim. Ele havia perdido o partido para o senador Alessandro Vieira, que resolveu se mudar de mala e cuia para o MDB. De volta à tucanagem, Eduardo sonha em ser candidato a vice-prefeito de Aracaju, de preferência numa chapa encabeçada pela vereadora Emília Corrêa. A questão é que a ilustre ainda não decidiu se permanece no PRD ou se pula a janela pras bandas do PL, comandando em Sergipe pelo dublê de político e empresário Edvan Amorim, que vem a ser irmão do novo emplumado. Marminino!

Prestando contas

A secretária estadual da Fazenda, Sara Andreozzi, apresentará aos deputados o balanço das ações da pasta. Será às 11 horas de amanhã, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa. A distinta dará explicações sobre o cenário atual das arrecadações e investimentos do estado. Ontem, Sara Andreozzi discutiu com a deputada federal Katarina Feitosa (PSD) e uma comissão de auditores fiscais sobre a restruturação da carreira desta categoria profissional. Legal!

Lei dos vigilantes

O senador Laércio Oliveira se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Rodrigues, para apresentar o projeto de lei que cria o Estatuto da Segurança Privada. A propositura determina que os bancos tenham um plano de segurança que conte com alarme monitorado, circuito interno de imagens, cofres com fechadura programada e pelos menos dois seguranças armados, vestidos com coletes à prova de bala. Segundo Laércio, os vigilantes precisam ter garantias para sua própria proteção. O projeto prevê ainda piso salarial, seguro de vida e assistência jurídica para a categoria. Ah, bom!

Blá-blá-blá político

O PSD volta a exibir propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão nesta semana. As inserções serão transmitidas na programação noturna das emissoras hoje e na próxima quinta-feira, sempre entre 19h30 e 22h30. No total, serão 10 minutos de propaganda partidária da legenda, distribuídos da seguinte forma: cinco minutos na terça e cinco na quinta. Neste ano, o PSD tem direito a 40 inserções, com um tempo total de 20 minutos. Caso você não tenha paciência para ouvir ou assistir esse enfadonho blá-blá-blá, desligue o rádio ou a televisão. Crendeuspai!

Grana na mão

O governo de Sergipe inicia, hoje, o pagamento dos servidores públicos estaduais referente a este mês de fevereiro. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas. Amanhã, botam a grana no bolso os servidores das secretarias de Estado da Educação, da Saúde e das Fundações de Saúde. Por fim, na próxima quinta-feira será a vez dos servidores públicos das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. O pagamento da primeira parcela do 13º salário também será depositado para os servidores que fazem aniversário neste mês. Supimpa!

Endereço novo

O prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana, vai trocar o PSB pelo PT. Agendada para o próximo dia 9, a filiação promete ser festiva e prestigiada, entre outros, pelo ministro Márcio Macedo (PT), responsável pela decisão de Viana em ingressar no partido da estrelinha. Aliado político dos Valadares, o prefeito se sentiu desconfortável no PSB depois que a legenda caiu nas mãos do vice-governador Zezinho Sobral. Além do PT, Cristiano contará com o apoio do Solidariedade, que agora é presidido em Sergipe pelo ex-deputado federal Valadares Filho. Então, tá!

Virou livro

Será na próxima sexta-feira, o lançamento do livro “A trajetória de uma intelectual orgânica: múltiplos olhares”, que aborda a vida, a história e luta da professora e ex-deputada estadual Ana Lúcia (PT). Ao convidar os colegas de parlamento para a noite de autógrafos, o vereador aracajuano Camilo Daniel (PT) disse ter “muito orgulho de conviver com a maior líder política de Sergipe. Me espelho muito em sua força e coragem”. O lançamento vai acontecer na praça Tobias Barreto, em Aracaju, e terá a participação de grupos culturais, exposição fotográfica, etcétera e tal. Prestigie!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Gazeta de Sergipe, em 18 de junho de 1977.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  DestaquenotíciasInfonetFaxajuLuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

É editor do Portal Destaquenotícias

Leia também