Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Maratona eleitoral de Sergipe tem três coelhos

19

Por Adiberto de Souza *

Fosse a disputa eleitoral uma maratona, os inelegíveis Valmir de Francisquinho (PL), André Moura (UB) e Valdevan Noventa (PL) seriam os coelhos da competição, ou seja, aqueles atletas contratados para marcar o ritmo dos demais competidores. Mesmo condenados em última instância, os três suplicantes registraram suas candidaturas e insistem em dizer que só Deus os tira da disputa. Ledo engano! Ainda ontem, o Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça a impugnação de Valmir, devendo ocorrer o mesmo com André e Valdevan. Políticos experientes, os três sabem que as suas candidaturas são insustentáveis, porém seguem alimentando as esperanças do eleitorado para, na hora H, apresentarem os substitutos. Acreditam eles que, a depender do ritmo dado às campanhas, será possível eleger os indicados, assim como os coelhos correm na esperança que os verdadeiros competidores da maratona quebrem o recorde da prova. No mais, apostar na sobrevivência das candidaturas de Valmir, André e Valdevan é tão arriscado quanto fazer uma fezinha em jogo de cartas marcadas. Misericórdia!

Deputada hospitalizada

A deputada estadual Janier Mota (PSD) está hospitalizada. Segundo a assessoria dela, não há previsão de alta médica para a parlamentar. “Por recomendação da equipe que a acompanha, Janier se afastou das atividades parlamentares e políticas, devendo manter repouso pelos próximos dias”, diz a nota da assessoria. Candidato a senador e de quem a enferma é 1ª suplente, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) desejou “pronta recuperação a minha amiga, que precisou ser hospitalizada para cuidados de saúde. Estamos unidos em oração pela sua melhora”, escreveu o candidato. Os assessores de Janier Mota não revelaram a causa de sua hospitalização. Então, tá!

Boa nova

O governo de Sergipe e a empresa IRO Industrial, do grupo Polimix, assinaram protocolo de intenções para a reativação da antiga fábrica da Itaguassu Agro Industrial (Cimentos Nassau) em Nossa Senhora do Socorro. A previsão de investimentos é de R$ 500 milhões, ao longo dos próximos 30 meses, para a aquisição de ativos e modernização do parque industrial. O retorno das atividades da Itaguassu deve gerar cerca de mil empregos diretos e outros dois mil indiretos. A capacidade de produção da fábrica é de 800 mil toneladas de cimento por ano, que serão consumidores pelos mercados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Supimpa!

Vote certo

Tem gente que troca voto
Por cimento, dentadura,
Camiseta, cesta básica,
Favores na prefeitura
Quem compra votos, errou!
E quem vende, já cavou
A sua própria sepultura.

Os versos acima são do cordelista Cacá Lopes.

Adir não desiste

Mesmo tendo descartada a sua candidatura à Câmara Federal, o presidente do PL de Aracaju, Adir Machado, ainda acredita numa possível reviravolta em seu favor. O fidalgo foi substituído na relação dos candidatos pelo inelegível Valdevan Noventa. Após se reunir com o manda chuva do partido, Edvan Amorim, o rejeitado Adir informou que o presidente prometeu tentar solucionar a sua situação. Ontem à noite, o ex-postulante a deputado federal reuniu amigos e lideranças que o apoiam para informar sobre a reunião com Amorim. Depois do encontro, postou no instagram que a decisão do grupo foi que “desistir não é uma opção”. Creindeuspai!

Apoio de peso

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), prestigiou a reunião do candidato a deputado federal Luiz Roberto (PDT) com amigos e apoiadores. Segundo o gestor, Sergipe conhece a competência do pedetista, “através do seu trabalho na Petrobras, no Confiança e na Empresa Municipal de Urbanização (Emsurb), elevando a qualidade do serviço de limpeza em nossa cidade”. Nogueira disse ainda que sabe do compromisso de Luiz Roberto “com nosso estado, conheço sua história e sei da sua capacidade para desempenhar um grande mandato na Câmara dos Deputados”. Marminino!

Comitê central

O candidato ao governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), lança o Comitê Central de campanha nesta quarta-feira. Localizado na Barão de Maruim, centro de Aracaju, o espaço será ponto de apoio para distribuição de material e reuniões. O lançamento promete reunir lideranças políticas e apoiadores de Mitidieri. Na festa de abertura do comitê, o candidato deve reforçar suas principais propostas para administrar Sergipe, com destaque para a geração de empregos e renda, a inclusão social e a melhoria dos serviços de saúde. Ah, bom!

Pronta para a luta

A candidata a governadora de Sergipe, Niully Campos (Psol), promete que ao longo da campanha fará caminhadas, carreata, bicicletada, panfletagem, adesivaço e tudo o mais que lhe permita dialogar com a eleitora e eleitor sergipano. A distinta revelou ao blog Primeira Mão que partir do dia 26 estará presente no horário eleitoral gratuito: “Espero que haja muitos debates e, com certeza, participarei de todos”, frisou. A candidata entende ser fundamental que os sergipanos tenham a oportunidade de conhecer e comparar, de forma democrática, todas as candidaturas. É vero!

Desigualdade

A educação para brancos e negros é desigual no Brasil. Os primeiros concentram os melhores indicadores, é a população que mais vai à escola e conclui o estudo. Segundo pesquisa do movimento Todos pela Educação, o desemprego é maior entre os negros (7,5%) e pardos (6,8%) que entre os brancos (5,1%). O trabalho infantil, maior entre pardos (7,6%) e negros (6,5%), que entre brancos (5,4%). A taxa de analfabetismo é 11,2% entre os negros; 11,1% entre os pardos; e, 5% entre os brancos. Só Jesus na causa!

Obras paralisadas

E o candidato a governador de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), se reuniu com empresários da construção civil. Segundo ele, o encontro serviu para discutir sobre alternativas aos entraves de obras públicas que se encontram paralisadas. Rogério foi informando que existem em Sergipe algo em torno de 300 obras públicas paradas. O petista disse aos empresários que esse problema precisa ser resolvido, pois continuando como está quem paga a conta é a sociedade, que não tem a obra concluída nem o serviço prestado por ela. Aff Maria!

Ideologia fora de moda

A ideologia política tem sido coisa rara nessa campanha eleitoral. Aqui e acolá é possível encontrar um ou outro candidato defendendo a esquerda ou a direita, porém a maioria dos concorrentes está interessada mesmo é em se eleger. Na concepção de boa parte dos políticos, o que importa é o apoio do suplicante, independentemente de sua coloração partidária. Portanto, a ideologia tão fora de moda só voltará a ser lembrada depois das eleições, preferencialmente em eventos acadêmicos ou em sepultamentos de velhos comunistas. Home vôte!

Recorte de jornal

 

 

 

Publicado no jornal Vida Laranjeirense, em 31 de outubro de 1919.

É editor do Portal Destaquenotícias

Leia também