Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Vai começar o festival de promessas vazias

19

Por Adiberto de Souza *

Prepare-se para ouvir promessas de todo tipo. A partir de hoje, os pobres mortais assistirão no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV os candidatos prometendo mundos e fundos. Os postulantes à Presidência, governo estadual, Senado e Câmara Federal vão mostrar, por A mais B, que não é difícil transformar Sergipe num pedaço do paraíso: basta que o cidadão lhes confie o voto de confiança. E é aí que mora o perigo, pois boa parte dos candidatos e candidatas está preocupada mesmo é em se locupletar com o dinheiro público. Estes não terão vergonha de prometer que, a partir de janeiro, Sergipe será o estado das mil maravilhas, com saúde, educação e segurança de primeiro mundo, além de empregos, lazer e moradias para todos os gostos. Felizmente, a grande maioria do eleitorado sabe que as ideias apresentadas pelos candidatos fazem parte de um jogo de marketing dos publicitários e que os eleitos não as levarão em conta no decorrer de seus mandatos. Portanto, praticamente tudo que for dito e mostrado no horário eleitoral não deve ser levado a sério, pois não passa de um enfadonho blá-blá-blá para iludir os tolos. Misericórdia!

Acesso proibido

O ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) e outros diretores do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo estão proibido de ter acesso à sede da entidade sindical. Todos são suspeitos de lavagem de dinheiro, ocultação de bens ou valores e organização criminosa. Numa operação da Polícia paulista na fazenda de Valdevan, em Arauá (SE), foram apreendidos 50 cavalos de raça, relógios de luxo, carros sem registro e 160 cestas básicas. Segundo os policiais, o ex-deputado teria colocado 20 imóveis seus em nome de “laranjas”. Home vôte!

Líder absoluto

Caso ainda consiga reverter a inelegibilidade, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), será páreo duro na disputa pelo governo de Sergipe. Ao menos é o que revela a pesquisa do Ipec, divulgada ontem pela TV Sergipe. Na consulta estimulada, Valmir tem 29%. Bem atrás aparece Fábio Mitidieri (PSD) com 16%, seguido pelo petista Rogério Carvalho com 12%. Depois, aparecem Alessandro Vieira (PSDB), 9%; Cláudio Geriatra (DC), 1%; Professor Aroldo Félix (UP), 1%; Elinos Sabinos (PSTU) e Niully Campos (PSOL), ambos com 0%. Branco e nulos são 16%, e não souberam/não respondeu, 15%.

Vavazinho lidera

A pesquisa do Ipec também perguntou aos sergipanos qual o melhor candidato a senador. Na consulta estimulada Valadares Filho (PSB) lidera com 20%, seguido pelo médico Eduardo Amorim: 18%. Na sequência aparecem Danielle Garcia (Podemos), 17%; Laércio Oliveira (PP), 11%; Airton Costa (DC), 2 %; Henri Clay (PSOL), 2%; Heraldo Goes (PSTU), 2%; Branco/nulo, 17%; Não sabe/não respondeu, 12%. O percentual de eleitores indecisos ainda é grande. A soma dos que prometem votar em branco, anular o voto ou que não sabem em quem votar chega a 29%, bem acima dos 20% de Vavazinho, o que significa dizer que a disputa está totalmente em aberto. Aff Maria!

Perfil da pesquisa

A pesquisa do Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 22 e 24 deste mês, em 32 municípios sergipanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A consulta de intenção de votos foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob o protocolo de número Nº SE 03430/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número Nº BR- 03430/2022.

Fazendo o L de Lula

Candidato a deputado estadual, o ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB) é eleitor de carteirinha do ex-presidente Lula da Silva (PT). Durante uma carreata pelo bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju, Vavá não apenas pediu votos para ele, o filho Vavazinho (PSB) e Rogério Carvalho (PT), como “ensinou” as pessoas a exibirem com as mãos o apoio ao “Barba”. Aliás, Vavá e todos os demais candidatos da coligação que se opõe ao governo estadual torcem que a popularidade de Lula ajude a elegê-los. Marminino!

Bancada de 2ª classe

Diferente de outros estados, onde suas representações no Congresso se destacam pelo protagonismo, a bancada federal de Sergipe é de 2ª classe. O tradicional Prêmio Congresso em Foco é um dos exemplos de como estamos mal representados. Na edição deste ano, apenas o tucano Alessandro Vieira foi eleito pelo júri de jornalistas entre os cinco melhores do Senado. Essa péssima representação parlamentar é o resultado da falta de consciência política de grande parte dos sergipanos. Enquanto Sergipe continuar votando mal, vai permanecer elegendo uma bancada federal incapaz de defender o crescimento socioeconômico do estado. Só Jesus na causa!

Filosofia de Britto

Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Chega um tempo em que a idade parece nos fazer cair aos pedaços. É aí que um brilho de dignidade no olhar serve pra colar tudo.”. É vero!

Ciro sem palanque

Alguém sabe informar quando o PDT sergipano vai armar o palanque do presidenciável pedetista Ciro Gomes? Até parece que, de tão envolvido com a campanha a governador Fábio Mitidieri (PSD), o presidente do PDT e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), esqueceu de também pedir votos para o aliado. Talvez seja por isso que Ciro ainda não deu com os costados em Sergipe. Além da falta do palanque, o presidenciável sabe que a esmagadora maioria dos sergipanos vota no ex-presidente Lula da Silva (PT) e outra parte considerável defende a reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Creindeuspai!

Sem berço de ouro

Após o Tribunal Superior Eleitoral publicar o acórdão de sua condenação, o candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) foi às redes sociais dizer que seguirá firme, com fé em Deus e no povo de Sergipe. Segundo ele, quem não nasceu em berço de ouro, sabe o quanto é difícil a jornada diária de cada dia. Valmir ressaltou que “a vontade de lutar por mudança, de fazer a diferença, desperta a ira e o ódio de quem prefere só fazer o mal”. A apresentação dos embargos de declaração, com efeito infringente, será a cartada decisiva de Valmir, pois se este recurso for rejeitado pelo TSE não lhe restará mais nenhuma alternativa jurídica para manter a candidatura. Home vôte!

Campanha da filha

A senadora Maria do Carmo Alves (PP) não vai disputar a reeleição, mas está envolvida de corpo e alma na campanha eleitoral. O objetivo da veterana política é eleger a filha Ana Alves (UB) para a Assembleia Legislativa. Segundo dona Maria, em sendo eleita, Aninha poderá “mostrar sua garra e vontade de trabalhar pelo povo sergipano”. E a senadora acrescenta que a filha está preparada pra prestar “um trabalho diferenciado, ativo, sensível e muito humano na política”. Maria do Carmo também pede votos para o sobrinho Luciano Nascimento (PP), candidato a deputado federal. Então, tá!

Graham Bell proibido

Eleitoras e eleitores devem deixar o celular com os mesários antes de votar e o aparelho será devolvido junto com o documento de identificação. A determinação do Tribunal Superior Eleitoral visa garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. A mesma regra vale para outros equipamentos como máquinas fotográficas, por exemplo. Em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral ou a Polícia. Vale lembrar que a pena para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto pode ser de até dois anos de detenção. Danôsse!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicano no jornal aracajuano A Cruzada, em 9 de janeiro de 1954.

É editor do Portal Destaquenotícias

Leia também