Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Valmir mantém campanha para ajudar Eduardo Amorim e proporcionais

20

Política realmente não é um espaço para “amadores”! Durante entrevista coletiva, nessa segunda-feira (12), tudo o que mais se esperava do candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL),sobretudo da parcela de seu eleitorado que tem “bom senso”, era que ele indicasse um outro nome para substituí-lo na “cabeça da chapa”; poderia ser a vereadora de Aracaju e sua vice, Emília Corrêa (Patriotas); o seu candidato ao Senado, o médico Eduardo Amorim (PL); ou qualquer outro nome que tivesse compromisso com seu agrupamento.

O que se viu durante a coletiva foi uma exposição, até desnecessária, de um dos melhores advogados em terras sergipanas, que é Evânio Moura, que, inclusive, fez muito bem seu papel na defesa do cliente, mas com a difícil missão de “defender o indefensável”; e aqui este colunista não entra no campo da “politicagem”, de fazer juízo de valor sobre as acusações contra Valmir e seu filho Tallyson (PL); muito menos questiona a liderança política que o ex-prefeito de Itabaiana construiu no Agreste e vem conquistando espaço em outras regiões do Estado;

Também não se pode deixar de reconhecer o trabalho de seu marketing, que vem sustentando sua campanha até agora. É preciso manter o equilíbrio sempre, sobretudo, quando se trata de passar a boa informação para quem se dispõe a ler, até para não perder a credibilidade. Mas entrando no “jogo eleitoral”, propriamente dito, e que geralmente incomoda ou é mal interpretado, a verdade é que Valmir encontra-se INELEGÍVEL! E ponto! Não é invenção deste colunista, nem fake News ou qualquer outra coisa.

Ele foi devidamente julgado e condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), decisão já ratificada por maioria do colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ministério Público Eleitoral (MPE) se posicionou contra eu registro de candidatura, que também foi negado, por unanimidade (7×0), pelos membros do TRE/SE. Perseguição? De quem? Dizer que o candidato Fábio Mitidieri (PSD) tem interesse na cassação de Valmir não é uma inverdade, como também não há interesse por parte de Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PSDB).

Se é para dizer “VERDADES ABSOLUTAS“, que se coloquem TODOS na mesa! E o “jogo” que Valmir, tanto tenta esconder, é que os proporcionais do PL, candidatos a deputado estadual e deputado federal, necessitam que ele leve adiante sua campanha nas ruas, mesmo que indeferida pela Justiça Eleitoral, porque mesmo “mentindo para o povo”, isso se converte em APOIO para os candidatos, sobretudo, os “preferidos” de Valmir, no caso, o vereador Marcos Oliveira (deputado estadual) e seu filho Ícaro Barbosa Costa (deputado federal).

Também está claro que a “continuidade” é benéfica (e faz parte do jogo) para a candidatura de Eduardo Amorim ao Senado, considerando que ele é um político do bem e que tem chances de vencer a eleição. Então, com o respeito que este colunista nutre pelos leitores, por Valmir e seus apoiadores, esta é a mais pura VERDADE! Agradando a alguns, contrariando a outros, mas o que para um jogador profissional “entrar em campo”, ele precisa ter seu registro devidamente REGULARIZADO! No caso de Valmir, pelo menos em 2022, ele terá que cumprir a SUSPENSÃO AUTMÁTICA

Veja essa!

Tramita no Ministério Público Estadual (leia GAECO) uma investigação sobre suposto crime eleitoral (abuso de poder econômico e político) em decorrência do desvio de finalidade dos ônibus de transporte escolar do município de Cristinápolis, que teriam sido utilizados para o transporte de simpatizantes dos então pré-candidatos Lula (PT) e Rogério Carvalho (PT), para ato no Centro de Convenções de Sergipe no dia 18 de junho.

E essa!

Para o evento “Encontro com Lula e Rogério” o prefeito de Cristinápolis, Sandro de Jesus (PT) faz um convite para os simpatizantes, mas, conforme a denúncia que se encontra sob investigação, ele também assegura a gratuidade do transporte e pede que os interessados entrassem em contato telefônico com um homem conhecido por “Leandro”, que seria servidor da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento.

Transporte escolar

Este colunista teve acesso a trechos da denúncia onde existem registros fotográficos que flagram o suposto uso de vários ônibus do transporte escolar para conduzirem os simpatizantes do município de Cristinápolis até o evento que aconteceu em Aracaju. Há ainda um vídeo do vice-prefeito da cidade agradecendo aos presentes que participaram da “Caravana para recepcionar Lula e Rogério”. Com a palavra todos os envolvidos…

Indeferidos

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe indeferiu os registros de candidatura de dois postulantes a um mandato na Câmara Federal: o ex-deputado Valdevan 90 (PL) e a vice-governadora Eliane Aquino (PT); ambos podem recorrer da decisão junto ao TSE, mas faltando menos de 20 dias da eleição, o projeto político de ambos pode ficar bastante prejudicado.

Ciro em Aracaju

O candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, estará em Aracaju, na próxima quarta-feira (14), a partir das 15h30. Em viagem por todos os Estados do país em campanha eleitoral, Ciro participará de ato que ocorrerá no Iate Clube da capital sergipana. Em Sergipe, o candidato a presidente será recepcionado pela principal liderança do partido no Estado, o prefeito Edvaldo Nogueira, pelos candidatos proporcionais, militantes e apoiadores.

Bomba!

Chega a informação para este colunista de candidatos proporcionais já “desesperados” diante da proximidade da eleição; de um lado, temendo a derrota, há quem esteja disposto a tudo para fazer qualquer tipo de composição. A busca por lideranças políticas “confiáveis”, na capital e no interior, se intensifica. É a turma da “chegada”…

Exclusiva!

Por sua vez, outros candidatos proporcionais, sem recursos para a campanha, e insatisfeitos com suas legendas, tentam a todo custo chegar a um acordo com outros candidatos que demonstram ter mais estrutura e, consequentemente, mais chances de vencer a eleição. Vem aí um “festival de desistências” ou de “trocas de apoios” na reta final desta campanha…

Atricon

As três décadas de existência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) foram celebradas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), em Maceió. Terceiro da série de cinco encontros regionais alusivos à data, o evento foi marcado por uma série de homenagens a integrantes dos diversos órgãos que compõem o Sistema Tribunais de Contas.

Rafael Fonsêca

O presidente do TCE de Sergipe, conselheiro Flávio Conceição – representado pelo conselheiro substituto Rafael Fonsêca -, e o conselheiro Carlos Pinna, decano da Corte e ex-presidente da Atricon, estiveram entre os agraciados. “Hoje a Região Nordeste celebra os 30 anos da entidade mais expressiva do sistema de controle externo e o conselheiro Flávio Conceição também entra para a história como o presidente da Corte sergipana neste momento tão representativo”, afirmou Fonsêca, que disse se sentir “muito honrado fazer parte da atual diretoria da Atricon”.

Carlos Pinna

Homenageado pelo período em que conduziu a Associação, entre os anos de 2002 e 2005, e também por ser o conselheiro do TCE/SE há mais tempo na ativa, Pinna escolheu receber as medalhas em Alagoas, “onde tive a honra de receber o título de cidadão honorário” – a outra opção seria Brasília, sede do primeiro encontro regional.  “As homenagens não são a mim propriamente, são ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que me fez conselheiro muito cedo e que me fez presidente da Atricon também muito cedo”, destacou.

Cezar Miola

Conforme o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE/RS), as homenagens representam um reconhecimento à dedicação dos membros dos diversos tribunais do país para o fortalecimento do controle externo ao longo dos anos. “A Atricon faz uma espécie de processo dialógico com os órgãos de controle e suas lideranças, sem o que ela própria não teria condições de cumprir com a sua missão; então, é uma oportunidade de expressar gratidão, reconhecimento a essas trajetórias”.

Alexandre Lessa

O conselheiro substituto do TCE/SE, Alexandre Lessa, também participou do encontro, cuja programação contou com palestras proferidas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Eustáquio Soares Martins e pelo vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB), Fábio Túlio Nogueira.

Combate à Corrupção

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, recebeu em seu gabinete, o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) e coordenador do Fórum de Combate à Corrupção de Sergipe (Focco), Jackson Araújo. A reunião, que também contou com a presença do diretor de Comunicação e Mídias do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Habacuque Villacorte, teve o objetivo de iniciar os preparativos para a realização de evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.

Bandeira de Mello

De acordo com Bandeira, será também uma oportunidade para comemoração dos 25 anos de existência do Ministério Público de Contas de Sergipe. “Tratamos com o Dr. Jackson e o diretor de comunicação sobre algumas estratégias para divulgação do evento. A ideia é fomentar a participação cidadã, que é um eixo muito importante no controle; queremos também mostrar a gestão pública que dá certo, aquela que pratica as boas medidas de gestão e de controle, e apontar como isso pode trazer bons resultados. Trabalharemos essas questões e também pretendemos comemorar o aniversário do MPC, dentro de um contexto no qual ele está inserido, no controle da boa aplicação de recurso público, no combate à corrupção e no incentivo à boa gestão”, explicou o procurador-geral.

Jackson Araújo

Para o coordenador do Fórum, eventos como o planejado são importantes para a abertura e manutenção de um canal de comunicação com a sociedade. “Todo ano o Focco, do qual o TCE/SE e o MPC/SE fazem parte, realiza evento provocado pelo Dia de Combate à Corrupção. Este ano, em especial, queremos chamar a atenção para a participação cidadã nesses movimentos de controle do gasto público. Então, a ideia é que possamos trazer ações propositivas e positivas, com destaque para aquelas entidades que implementaram medidas de combate a corrupção e apresentaram um resultado positivo”. O evento deve ocorrer no mês de dezembro.

Maria do Carmo I

Nos últimos dois anos, o Brasil viu a fome sofrer um salto significativo nas residências comandadas por mulheres: foi de 11% em 2020 para 19% entre 2021 e 2022, segundo dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19. O cenário é pior entre as mais pobres. Nos domicílios com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio, considerando o mesmo período, o índice foi de 18% para 34%. Para a senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP), os números revelam uma realidade trágica, e afirmou que devem servir de alerta para gestores e legisladores.

Maria do Carmo II

“Mesmo se tratando de uma problemática terrível, que afeta todos os gêneros, as mulheres sofrem mais, assim como em diversas outras situações sociais. No Brasil, o acesso à renda é determinante para o acesso à alimentação, mas a desigualdade de salários entre homens e mulheres torna também desigual a segurança alimentar”, afirmou a parlamentar. Ela lembrou que, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a diferença de rendimentos entre homens e mulheres chegou a 20,5% em 2021, superior aos 19,7% de 2020.

Maria do Carmo III

No entendimento de Maria, “é crucial que a batalha pela redução da fome no País ataque, de forma veemente, a desigualdade salarial”. A senadora explicou que as políticas públicas e ações contra a insegurança alimentar no Brasil não podem ser pensadas e executadas sem análise de prioridades críticas, e que precisam ser associadas a medidas em campos que contribuam, de algum modo, no combate à fome. “A promoção e incentivo à capacitação e inserção qualificada das mulheres no mercado de trabalho, aliados ao emprego de instrumentos que garantam e fiscalizem a igualdade salarial, são um exemplo”.

Fábio Mitidieri I

Em entrevista concedida ao telejornal SE1, da TV Sergipe, o candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, apresentou propostas do seu plano de governo para fazer Sergipe avançar nos próximos quatro anos, abordando temas relacionados à descentralização dos serviços de saúde, ampliação do ensino médio integral e melhorias na prestação dos serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Fábio Mitidieri II

Ao ser questionado pela jornalista Suzane Vidal sobre a qualidade do fornecimento de água no Estado, Fábio Mitidieri apresentou sua proposta para a área e afirmou que não irá privatizar a Companhia de Saneamento de Sergipe. “Eu proponho uma Parceria Público Privada para promover mudanças na gestão da Deso. Uma empresa privada começa a administrar a prestação do serviço, mas o Estado continua dono da empresa. Eu não pretendo fazer privatização, é apenas uma parceria entre o Estado e a rede privada para modernizar a estrutura e melhorar a qualidade do serviço”, ressaltou o candidato.

Fábio Mitidieri III

Em outra pergunta, falando sobre a educação, Fábio apresentou a proposta de ampliação do ensino integral nas escolas da rede pública. “O meu plano de governo propõe a ampliação do ensino integral como forma de contribuir para a qualidade do ensino público de Sergipe e oferecer mais atividades complementares e esportivas para os jovens, além de permitir que as mães trabalhem tranquilas, sabendo que seus filhos estão na escola”, disse.

Priscila Boaventura

Candidata a deputada federal pelo PSB, Priscila Boaventura tem propostas voltadas para a inclusão de pessoas com autismo e com neurodeficiências e tem recebido apoio de digitais influencers reconhecidas nacionalmente. Poleana Martins, cientista de comportamento, tem 91 mil seguidores no perfil @meubebeeautismo e repostou material de campanha de Priscila, elogiando propostas e postura em defesa de pessoas autistas. “É uma alegria ter meu trabalho reconhecido por uma das blogueiras mais atuantes no tema. Esse tipo de reconhecimento me dá mais energia para continuar trabalhando e lutando por inclusão”, disse.

Mafra Meris I

A dificuldade do primeiro emprego, a descriminação das empresas por o jovem morar em um bairro distante, a segurança no trajeto escola/ trabalho e a falta de oportunidades como um dos principais fatores para o mundo do crime. Esses são alguns dos temas abordados por jovens que estão participando de rodadas de conversas com a candidata à deputada estadual, Mafra Meris (PL), esta semana.

Mafra Meris II

Doutora em Educação e há mais de dez anos trabalhando com projetos que visam dar voz e vez à juventude, Mafra Meris participa como mediadora das rodadas de conversa, conduzidas por jovens anfitriões, moradores dos bairros. “Nos últimos anos tenho trabalhado para inserir os jovens no mercado de trabalho, mas conhecer a realidade deles, em cada bairro, traz um leque de novas informações, importantes para nosso projeto ‘Emprego, Renda, Educação e Juventude'”, disse a candidata.

Larissa Franco

Com lançamento marcado para o dia 14 de setembro, a Mostra Aracaju 2022 vai contar com a presença especial da arquiteta Larissa Franco. Com 15 anos de experiência e diversos projetos na capital, Larissa irá homenagear artistas das margens do Rio São Francisco em uma sala que surgiu após um processo de pesquisa por cidades da região. Para conhecer a Sala Francisca de perto, basta apenas garantir o ingresso da Mostra no site e fazer sua visita na Av. Beira Mar, 180.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também