Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Deputados aprovam Política de Atenção à Oncologia Pediátrica em SE

-2024-04-11-at-15.55.23

Nesta quinta-feira (11) Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade nas comissões e no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei (PL) n° 384/2023 instituir a Política de Atenção à Oncologia Pediátrica. A propositura de autoria do vice presidente do Poder Legislativo Garibalde Mendonça (PDT), visa a  redução da mortalidade,  do abandono ao tratamento e a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer.

A ação acontece em consonância com a Politica Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica. “A Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica visa a garantia de, ainda mais, informações e ações que podem salvar vidas de milhares de crianças e adolescentes sergipanos que enfrentam o câncer infantojuvenil todos anos ”, justificou o deputado Garibalde Mendonça.

As ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos também são pontos de atuação  Política de Atenção à Oncologia Pediátrica em Sergipe.

Dados

Segundo o Instituto Nacional do Câncer  (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil, gerando significativo impacto para as famílias e sociedade.

O câncer em idade pediátrica acomete cerca de 8.460 brasileiros, ao contrário do que acontece com adultos, o câncer em crianças não tem fatores de risco associados reconhecidos, como tabagismo, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, falta de exercícios físicos ou exageros na dieta.

De acordo As causas do câncer infantil têm uma associação de causas genéticas para as quais os métodos de prevenção de câncer em adultos não se aplicam na maioria dos casos.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Tratamento

Em países desenvolvidos, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado. No Brasil ainda há necessidade de melhorar os resultados, pois muitas crianças chegam ao centro de tratamento com doença avançada.

Para ter sucesso no tratamento do câncer infantil são fundamentais medidas educativas para o diagnóstico precoce e na regulação visando o pronto encaminhamento para início do tratamento em centros especializados seguindo protocolos clínicos.

Com informações do INCA

Foto: Joel Luiz/

Por Junior Matos

Leia também