Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

ALESE REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO PARA CONSTITUIÇÃO DA FRENTE EM DEFESA DA PETROBRAS

2024-03-19-at-11.45.05

Foi realizada no final da manhã desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa de Sergipe, uma reunião entre o presidente da Alese, Jeferson Andrade (PSD) e demais deputados com a finalidade de planejar a formação da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras.

No encontro, foram discutidas ações que serão realizadas a exemplo de audiências públicas, visando debater o retorno da estatal para o estado.

A líder da oposição na Alese, deputada Linda Brasil (PSOL), destacou a importância de ampliar o debate.

“Faremos audiência públicas para escutar os funcionários e a presidência da Petrobras; os sindicatos, a Federação dos Petroleiros, os parlamentares, os movimentos sociais e as comunidades tradicionais, visando o retorno da empresa ao estado de Sergipe, sendo pública, estatal. Também nessa reunião de hoje discutimos a possibilidade de uma reunião aberta tanto com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, como o presidente da Petrobras e o presidente Inácio Lula da Silva, para a gente discutir o que é que já está sendo debatido em nível nacional para o retorno da estatal”, informa lembrando que a Petrobras está sendo protagonista da renovação energética do país.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), ressaltou a importância do Poder Legislativo em levantar a pauta em defesa da empresa petrolífera.

“Uma importante iniciativa do nosso poder, capitaneado pelo nosso presidente, o deputado Jeferson Andrade. É um tema de muita relevância: a reabertura da Petrobras para que os investimentos anunciados aconteçam para o nosso estado, visto que isso vai gerar emprego, vai gerar renda  e desenvolver Sergipe. A nossa Casa não poderia ficar de fora de uma discussão tão importante para o povo sergipano. Hoje foi o pontapé inicial para que a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras seja formada; as reuniões aconteçam e dessa forma a gente possa fazer com que a Frente caminhe, trabalhe e traga bons frutos para o povo sergipano”, entende.

Segundo o deputado Luciano Pimentel (PP), a primeira reunião de planejamento foi muito importante para traçar ações que possam ser realizadas durante esse primeiro semestre.

“Essa Frente Parlamentar tem um significado muito grande para a nossa economia e para o desenvolvimento do estado de Sergipe, portanto a Alese dará uma grande contribuição nessa discussão e vamos promover vários eventos que possam interagir, tanto com a Petrobras, o Governo do Estado, quanto com a sociedade e os funcionários da estatal, de forma a viabilizar esse retorno da empresa para o estado de Sergipe, que nunca deveria ter saído”, complementa.

Assinaturas

No último dia 7 de março, deputados e deputadas estaduais assinaram o Ato de Constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, anunciada recentemente pelo presidente da Alese, Jeferson Andrade (PSD) visando o retorno dos investimentos para o estado.

Na ocasião, o presidente da Alese, Jeferson Andrade lembrou que existem os municípios sergipanos produtores de petróleo, mas todos dividem os royalties, por isso a necessidade da união dos deputados estaduais, deputados federais, senadores, prefeitos, vereadores, os funcionários da Petrobras e a sociedade, no sentido de valorizar a empresa e defender o crescimento econômico do estado.

Foto: Jadilson Simões/Alese

Por Aldaci de Souza

Leia também