Aracaju, 3 de maio de 2024
Search

Alto Sertão recebe Caravana do Sergipe de Todos para debater a construção do plano de governo de Rogério

b1e93822-1af2-4c56-b158-71724247a456

A receptividade à Caravana do Sergipe de Todos, neste sábado, dia 21, na região do Alto Sertão, serviu como um termômetro da esperança e do desejo de mudança depositados pelos sergipanos e sergipanas na pré-candidatura do senador Rogério Carvalho (PT) ao governo do estado. Nas conversas com a população dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé de São Francisco, o que mais se ouviu foi a expectativa com o retorno do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República e ao Governo do Estado.

Esperança como a de seu Fiinho, o vaqueiro mais antigo de Sergipe, de Nossa Senhora da Glória. Ele não conteve a alegria ao saber que, nos próximos dias, o pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva estará em Sergipe para o lançamento da pré-candidatura de Rogério. A exemplo de quando Lula esteve em seu município em 2017, seu Fiinho garantiu que quer estar presente.

“Vai ser o maior prazer para mim e minha família toda!”, afirmou, entusiasmado, o vaqueiro, que se notabilizou pela foto simbólica tirada com Lula quando dessa passagem por Glória, imagem que até hoje estampa as redes sociais do ex-presidente.

Compromisso

Ainda em Glória, Rogério encontrou com os professores da rede estadual que realizavam um ato contra a retirada de direitos e pelo pagamento do piso salarial da categoria. Mais uma vez, o pré-candidato reafirmou compromisso com a reconstrução da carreira do magistério em Sergipe.

“Assumi o compromisso com vocês de criarmos uma mesa de negociação paritária com o Sintese para a gente reconstruir a carreira dos professores. Vamos resgatar aquilo que foi tirado de vocês”, garantiu.

Esperança

Na feira de Monte Alegre, declarações de esperança e de apoio às pré-candidaturas petistas à Presidência e ao Governo foram o que mais se ouviu, principalmente das pessoas que guardam lembranças positivas dos governos Lula e Déda e que sentem na pele as dificuldades vividas atualmente por todo desmonte das conquistas que haviam sido conquistadas.

“É muito gratificante ouvir todas essas palavras de apoio, nos dá ainda mais garra e disposição de trabalhar para fazer de Sergipe um estado desenvolvido e com oportunidades para nossa gente”, declarou Rogério.

Laticínios

Em Porto da Folha, o senador visitou algumas queijarias no povoado Lagoa do Rancho e ouviu dos pequenos produtores a necessidade de investimentos, para que eles consigam cumprir todas as exigências sanitárias e oferecer um produto ainda de melhor qualidade aos consumidores. Em reunião no município, Rogério também debateu com a população as reivindicações apresentadas, dando continuidade à construção do plano de governo da pré-candidatura.

“Foi muito boa essa reunião em Porto da Folha. Ouvimos as várias demandas relacionadas à falta de água, de apoio, de assistência técnica, crédito, falta de agência bancária, problemas bem objetivos que vamos buscar solucionar. O nosso compromisso é viabilizar crédito, assistência técnica, água para todos e reconstruir as fábricas de laticínio na região de Porto da Folha e Alto Sertão”, garantiu Rogério.

Debate participativo

A caravana Sergipe de Todos também esteve em Poço Redondo neste sábado, onde um debate muito participativo veio agregar ainda mais na construção do plano de governo comprometido com o futuro dos sergipanos e sergipanas. Vários relatos dos participantes expuseram as carências vivenciadas no dia a dia.

A agricultora Nice da Estrela contou sobre a dificuldade de acesso à água tratada, o que coloca em risco a saúde das pessoas. Para o agricultor Sérgio Gouveia, é inadmissível uma empresa do porte da Deso deixar as famílias do município sem água por longos períodos, de 30 dias a até seis meses.

“Não é aceitável estar à margem do rio e faltar água para essa população. Por isso tenho o compromisso de fazer o Programa Água para Todos, para que essa realidade não mais exista”, afirmou Rogério.

Outra reivindicação apresentada foi quanto à necessidade de atenção à agricultura familiar, com acesso a crédito e assistência técnica, políticas públicas que, infelizmente, não têm chegado aos pequenos produtores.

“É a agricultura familiar que garante o alimento que chega à cidade, por isso é preciso que ela seja priorizada”, ressaltou o agricultor Antônio dos Santos.

A presença da Caravana Sergipe de Todos no Alto Sertão neste sábado encerrou em Canindé de São Francisco, com um grande debate com a população sobre esse projeto para o estado. Na ocasião, Rogério destacou também a importância da escolha de políticos verdadeiramente comprometidos com os trabalhadores. Ele citou como exemplo a atuação dele no Senado em vários momentos para evitar perdas de direitos conquistados.

“A honra que vocês me deram de estar naquele lugar [o Senado], porque senão a gente talvez não tivesse hoje aposentadoria rural, porque a gente lutou com toda força”, disse, ao lembrar de diversos momentos em que seu posicionamento foi fundamental para evitar que mais direitos fossem retirados dos trabalhadores.

O pré-candidato petista classificou como bastante produtivo o final de semana intenso de diálogos e muito trabalho.

“Estamos felizes e continuaremos com o pé na estrada, conversando com o povo de Sergipe, porque Sergipe pode mais!”, afirmou.

Foto: Janaína Santos

Por Edjane Oliveira

Leia também