Aracaju, 15 de maio de 2024
Search

Artesãos sergipanos se mobilizam pela abertura do Centro de Arte e Cultura J. Inácio, em Aracaju, neste sábado

Ato_artesaos_sergipanos_Imagem 001

Neste sábado, 28/1, a partir das 16 horas, representantes de associações e redes de artesãos e artesãs de Sergipe estarão reunidos em frente ao Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla da Atalaia, para mais uma vez protestar pela demora na abertura daquele espaço cultural. Será o segundo protesto do grupo, que na sexta-feira passada (20) esteve no mesmo local reivindicando que o Centro abra as suas portas e funcione como espaço para exposição e comercialização de produtos do artesanato sergipano, cumprindo com o seu objetivo.

“O Centro de Arte e Cultura J. Inácio foi construído para a expor e comercializar o artesanato sergipano, mas com a municipalização daquele trecho da Orla de Atalaia, o prédio, que estava sendo administrado pelo Estado, passou para a Prefeitura de Aracaju. Ele ficou fechado mais de três anos para reforma, reforma essa que foi concluída no ano passado, mas até agora o espaço não foi devolvido para os artesãos”, reclama a artesã Fátima Ferreira, uma das lideranças do grupo.

Segundo a artesã, em junho do ano passado algumas associações e redes de artesãs foram convidadas para uma reunião com o responsável administrativo pelo espaço e, na ocasião, foram comunicados de que o Centro seria reaberto às vésperas do São João. “Foi feito, então, um sorteio para que cada associação e rede soubesse quais os locais que cada um ocuparia, mas dois dias antes da data prevista para entrega do espaço, nos ligaram avisando que não seria possível reabrir naquela data, pois precisava ser feito um ato de reinauguração e o prefeito estava com a agenda cheia. E de lá para cá nada se resolveu”, lamenta Fátima Ferreira.

Ainda de acordo com a artesã, foram várias as tentativas de reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira e com o presidente da EMSURB, Bruno Moraes. Somente ontem, 26, depois de muita luta, o grupo conseguiu uma agenda com os gestores responsáveis.

“Estivemos reunidos com o presidente da EMSURB e com o secretário de Turismo do município que nos informaram que o prédio será entregue à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e liberado para os artesãos; mas até que isso aconteça, vamos poder ficar expondo de quinta a domingo na calçada do Centro J. Inácio. A EMSURB disponibilizará toldos para isso”, informou Fátima, explicando que a manifestação será mantida como forma de reforçar a luta dos artesãos e artesãs de Sergipe para que essa questão se resolva logo.

Foto assessoria

Por George Washington Silva

Leia também