Por Diógenes Brayner
Partidos da base aliada ao Governo se reuniram nesta segunda-feira (18) para escolha do candidato ao Senado. Ainda não chegou a um nome de consenso e o próximo encontro está decidido para quinta-feira (21), às 17 horas, sem chances de não se bater o martelo sobre um dos nomes que se colocam à disposição.
Continuam na disputa o ex-governador Jackson Barreto, o deputado federal Laércio Oliveira e o ex-deputado federal André Moura. Segundo um dos participantes, o encontro foi tranquilo e uma nova reunião – e definitiva – foi solicitada pelos três pré-candidatos, que desejam ampliar a conversa e chegar a uma decisão.
Um fato também ajudou a transferir a decisão para a próxima quinta-feira: o deputado Laércio Oliveira (PP) não abre mão da candidatura a senador, o ex-governador Jackson Barreto (MDB) também mantém o seu objetivo e apenas o ex-deputado André Moura não radicaliza em relação ao seu nome para o Senado.
Entretanto há fato novo no ar: dentro da base aliada pelo menos três lideranças defendem duas candidaturas ao Senado na mesma composição, o que é permitido pela legislação eleitoral. Admitem que o eleitorado de Jackson Barreto seja um e o de Laércio Oliveira é outro. Os dois disputando o mesmo mandato dentro do bloco não trarão problema em relação ao apoio do eleitorado.
Além disso, dentro da base aliada, há um sentimento político pela atuação de JB por vários anos e consideraram justo que ele dispute o Senado, como já fez há vários anos no mesmo bloco. Laércio também tem sua importância eleitoral para a base, o que deve fortalecer a tese das duas candidaturas.
O encontro desta segunda-feira contou com a participação do pré-candidato Fábio Mitidieri, do governador Belivaldo Chagas, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; do secretário de Estado de Governo José Carlos Felizola, do deputado estadual Luciano Bispo, além dos três pré-candidatos.