Nos dias 25, 26 e 27 de abril, a juventude rural de todo o Brasil se reuniu em Brasília no 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Com o tema ‘Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo’, o evento realizado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) discutiu problemáticas enfrentadas pela juventude do campo e potencialidades.
O 4º Festival da Juventude Rural foi fundamental enquanto oportunidade de formação, debate, pressão política, mobilização e troca de experiências, de acordo com Joaquim Alves, presidente do SINDISLUZI (Sindicato de Servidores Públicos de Santa Luzia do Itanhy) que participou do festival representando a Secretaria de Juventude da CUT Sergipe.
Segundo Joaquim, a juventude rural defende a recuperação do meio ambiente, a geração de trabalho e renda, educação do campo e incentivo à agroecologia, respeito às diversidades, acesso a tecnologias da informação e comunicação no campo, a reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão, e principalmente: maior participação política das/os jovens.
“Foram realizadas várias discussões para que fossem criadas políticas públicas para dar um destino diferente para a juventude rural do que foi dado nos últimos 4 anos pelo antigo Governo Federal. É preciso reparar as perdas dos últimos 4 anos. Foi um festival importante com debates estratégicos. Teve participação de Vanderley Luxemburgo, técnico de futebol, da ministra Marina Silva e do deputado Paulo Teixeira e de vários outros deputados de esquerda que vieram do movimento sindical”, afirmou Joaquim Alves.
O dirigente sindical alertou que além do incentivo à produção de alimentos, é preciso viabilizar a compra dos alimentos produzidos pela agricultura familiar. “A juventude rural produz muito e é preciso da parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para que o pequeno produtor consiga escoar a produção sem grandes prejuízos. Viabilizar a energia solar é outra forma de gerar mais economia na produção dos alimentos”, acrescentou Joaquim Alves.
Outra temática de destaque abordada foi o Consórcio Social da Juventude Rural – Rita Quadros: importante conquista dos festivais da juventude, assim como as assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.
Foto assessoria
Por Iracema Corso