Aracaju, 23 de julho de 2025
Search

Central Única dos Trabalhadores de Sergipe participou do 4º Festival Nacional da Juventude Rural em Brasília

festival nacional da juventude rural cut sergipe (1)

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, a juventude rural de todo o Brasil se reuniu em Brasília no 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Com o tema ‘Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo’, o evento realizado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) discutiu problemáticas enfrentadas pela juventude do campo e potencialidades.

O 4º Festival da Juventude Rural foi fundamental enquanto oportunidade de formação, debate, pressão política, mobilização e troca de experiências, de acordo com Joaquim Alves, presidente do SINDISLUZI (Sindicato de Servidores Públicos de Santa Luzia do Itanhy) que participou do festival representando a Secretaria de Juventude da CUT Sergipe.

Segundo Joaquim, a juventude rural defende a recuperação do meio ambiente, a geração de trabalho e renda, educação do campo e incentivo à agroecologia, respeito às diversidades, acesso a tecnologias da informação e comunicação no campo, a reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão, e principalmente: maior participação política das/os jovens.

“Foram realizadas várias discussões para que fossem criadas políticas públicas para dar um destino diferente para a juventude rural do que foi dado nos últimos 4 anos pelo antigo Governo Federal. É preciso reparar as perdas dos últimos 4 anos. Foi um festival importante com debates estratégicos. Teve participação de Vanderley Luxemburgo, técnico de futebol, da ministra Marina Silva e do deputado Paulo Teixeira e de vários outros deputados de esquerda que vieram do movimento sindical”, afirmou Joaquim Alves.

O dirigente sindical alertou que além do incentivo à produção de alimentos, é preciso viabilizar a compra dos alimentos produzidos pela agricultura familiar. “A juventude rural produz muito e é preciso da parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para que o pequeno produtor consiga escoar a produção sem grandes prejuízos. Viabilizar a energia solar é outra forma de gerar mais economia na produção dos alimentos”, acrescentou Joaquim Alves.

Outra temática de destaque abordada foi o Consórcio Social da Juventude Rural – Rita Quadros: importante conquista dos festivais da juventude, assim como as assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

Foto assessoria

Por Iracema Corso

Leia também