O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) foi representado pelo conselheiro e 2º secretário da Mesa Diretora, Edjunio Vieira, em mais uma etapa do 6º Encontro de Mesas Diretoras dos Conselhos de Saúde da Região Nordeste. O evento ocorreu nesta semana, de 25 a 27 de julho, na Casa do Agente Comunitário de Saúde, em Caucaia (CE), na região metropolitana de Fortaleza. E contou com a presença de componentes de 12 Conselhos Municipais de Saúde (CMS) sergipanos.
O encontro teve como objetivos a troca de saberes, a análise, a avaliação, a reflexão e a propositura de novas estratégias para o fortalecimento do SUS e da participação social nos Conselhos de Saúde da Região Nordeste. Houve debates fundamentais para a consolidação da participação social e o papel dos Conselhos de Saúde com temas como o novo modelo de financiamento do SUS, a importância dos Conselhos Locais de Saúde para a consolidação dos Conselhos de Saúde, a judicialização na saúde, a importância das Ouvidorias e a autonomia e independência financeira dos Conselhos de Saúde.
“Discutimos vários aspectos de grande relevância para o controle social não só do Nordeste, como também serão levados estes debates para a Região Norte. A continuidade é muito importante, sendo assim haverá agora uma etapa em Natal (RN), de 16 a 18 de agosto, e depois em setembro em Salvador (BA), daí sairá um documento com recomendação para ajuda e suporte aos conselhos estaduais do Norte e Nordeste. É fundamental esta troca de experiência, pois vemos as dificuldades das mesas diretoras dos outros conselhos e os debates servem de conhecimento para fortalecer, cada vez mais, o controle social”, explicou Edjunio.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do CES/SE, disponibilizou um ônibus para a delegação sergipana que foi composta por representantes dos CMS de Aracaju, Carira, Cristinápolis, General Maynard, Indiaroba, Neópolis, Pedrinhas, Pinhão, Salgado, São Cristóvão, Tobias Barreto e Umbaúba. Ao final do evento, os representantes municipais sergipanos entregaram um documento de agradecimento ao apoio do CES/SE e da SES.
Por Gleydiomar Souza Góis
Foto CES/SE