Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Cristiano defende criação de Centro de Excelência em Neópolis

2024-03-21-at-14.45.30-1

Primeiro orador do dia, o deputado estadual Cristiano Cavalcante (União Brasil), discursou na sessão do Grande Expediente desta quinta-feira (21) defendendo a criação de um Centro de Excelência estudantil na cidade de Neópolis, região do Baixo São Francisco Sergipano. Na concepção do parlamentar, a oferta de ensino público de qualidade será responsável – em um futuro próximo –, pelo impulsionamento da economia local e consecutiva melhoria da qualidade de vida da população. Paralelo à cidade de Neópolis, o deputado destacou que moradores dos municípios de Brejo Grande, Pacatuba, Japoatã, Ilha das Flores e Santana do São Francisco, também serão diretamente contemplados.

“Ocupo esta tribuna na manhã de hoje, inicialmente, para ressaltar a importância do pedido que encaminhamos ao governador Fábio Mitidieri, por meio da indicação 49/2024, que viabilize a implantação de uma escola técnica profissionalizante em Neópolis, beneficiando as pessoas que residem na cidade e em municípios próximos, que não possuem um equipamento educacional voltado para a capacitação profissional. Estamos falando de uma região com um grande potencial para a abertura de postos de trabalho, em curto prazo, na iminência do início das obras da ponte que ligará Neópolis a Penedo (AL), bem como em médio e longo prazo, visto que diversos modelos de negócio que já existem na região e precisam de mão de obra qualificada, desde o agronegócio, predominante na Região, como também o turismo”, declarou.

No que se refere à situação fiscal do estado de Sergipe, o líder do bloco de apoio ao governador Fábio Mitidieri voltou a enaltecer o trabalho desenvolvido pela equipe do Poder Executivo Estadual. “Foram noticiados ao longo da semana, que evidenciam que nosso estado está, passo a passo, seguindo o caminho certo, graças ao trabalho do governador Fábio Mitidieri e sua equipe. Ontem, foi divulgado pelo jornal O Globo, um levantamento que mostra Sergipe como o estado do nordeste em melhor situação fiscal, tendo por base dados do tesouro nacional, por meio de um estudo que levou em conta o resultado orçamentário de todas as unidades da federação analisando o volume total de receitas, as despesas empenhadas e a receita corrente líquida”, afirmou.

Cristiano Cavalcante concluiu destacando que: “o jornal também destaca que Sergipe é o sétimo no ranking dos estados que menos gastam com os chamados serviços da dívida, ou seja, amortização e pagamento de empréstimos. Segundo o levantamento, de cada cem reais arrecadados pelo estado, apenas três são direcionados para esses compromissos. Isso garante que mais recursos possam ser direcionados, por exemplo, para a realização de investimentos. Além disso, o nível de endividamento do estado, é um dos mais baixos do país, atingindo 39,6% da receita corrente líquida, ficando bem abaixo do valor limite definido pelo senado federal, que é de 200%.”

Foto: Jadilson Simões

Por Milton Alves Júnior

Leia também