Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Defensores públicos são homenageados na Assembleia Legislativa

7

Esta quinta-feira (19) foi de homenagens na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). No Dia do Defensor Público, data celebrada hoje, foi realizada a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar aos defensores Jesus Jairo Almeida de Lacerda e José Leó de Carvalho Neto. A Medalha é uma honraria concedida pelo Poder Legislativo a pessoas que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do Estado de Sergipe. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Georgeo Passos.

“Nós propusemos essa Medalha, que foi acolhida pelo colegiado por unanimidade. Esses dois cidadãos que fizeram um brilhante trabalho na Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Jesus Jairo Almeida de Lacerda teve a oportunidade de ser o defensor público geral e realmente com toda a sua equipe, todos os defensores, deu uma nova dinâmica, principalmente no atendimento à população. Do mesmo modo, José Leo de Carvalho Neto também vem colocando a defensoria no estágio que ela deve estar, sempre defendendo o hipossuficiente, aquelas pessoas que não podem contratar um advogado, ajudando os menos favorecidos para que seus direitos sejam preservados. Em virtude disso apresentamos essa proposição e ficamos felizes por ter sido aprovado”, comentou o deputado Georgeo Passos.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo, destacou o papel desenvolvido pela Defensoria Pública na defesa dos direitos dos mais pobres, ressaltando o trabalho desempenhado pelos homenageados para o fortalecimento da instituição.

“São duas pessoas que passaram pela direção da Defensoria Pública e fizeram com que essa instituição crescesse, pensando no próximo. O defensor público tem um trabalho junto aos mais pobres sergipanos. José Leó e Jesus Jairo fizeram muito pela instituição, com crescimento, um avanço muito grande, para que a instituição se tornasse bem maior em Sergipe cuidando dos mais pobres”, defendeu o presidente.

Para José Leó de Carvalho Neto, que é defensor público geral, é uma honra ser agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, agradecendo a Assembleia Legislativa de Sergipe e o deputado Georgeo pela iniciativa. Ele também destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública em prol da população sergipana.

“É um dia muito importante hoje, o Dia 19 de Maio é o Dia do Defensor Público, Dia da Defensoria Pública. Eu como representante atual da Defensoria, sou defensor público geral, recebo com muita satisfação essa medalha proposta pelo deputado Georgeo, por toda a Casa Legislativa. A Medalha não é para mim, isso aqui está vindo para a Defensoria Pública, todos os defensores, aqueles que estão em contato direto com o povo, aqueles que trazem a última esperança para o povo. Inclusive a nossa cor, para quem não sabe, é a cor verde, justamente a cor da esperança. A Defensoria sempre está ao lado do povo e todos nós estamos muito satisfeitos em, na data de hoje, receber essa Medalha”, comentou o defensor público geral.

Quem também não escondeu a sua satisfação foi o defensor Jesus Jairo Almeida de Lacerda. Na ocasião, além da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, ele recebeu também o Título de Cidadania Sergipana, homenagem feita pela Alese a pessoas de outros estados que escolhem Sergipe para viver e construir carreira, contribuindo com o desenvolvimento local. Jairo é natural de Patos, na Paraíba . O Título é de autoria da ex-deputada estadual Silvia Fontes.

“Hoje é um dia de muita honra para mim, de muita alegria e de muita felicidade estar recebendo a Medalha pela Assembleia Legislativa e o Título de Cidadão Sergipano. Isso é o reconhecimento de um trabalho com ética, com dedicação, para o povo sergipano. Onde a gente busca levar a cidadania e justiça social, coisas que essa Casa também o faz no dia a dia. O trabalho de um defensor público é muito parecido com o trabalho de um deputado, é receber as pessoas carentes e tentar resolver os problemas, buscando sempre a dignidade dessas pessoas. Quando a gente é reconhecido com um Título e uma Medalha, a gente fica muito alegre, é muita honra. Isso aumenta cada vez mais a nossa responsabilidade já que nada se constrói sozinho. A gente tem essa responsabilidade agora perante essa Casa e perante a população sergipana de cada vez mais assistir o cidadão sergipano”, ponderou o homenageado.

A ex-deputada estadual Silvia Fontes prestigiou o evento, ressaltando o trabalho desenvolvido por Jesus Jairo. Com a entrega do Título de Cidadania Sergipana, Silvia brincou que, agora, o defensor público poderia se considerar mais sergipano do que paraibano. A ex-parlamentar aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho de todos que contribuem para fortalecer a Defensoria Pública do Estado de Sergipe.

“Tenho todos os motivos do mundo para conceder esse Título de Cidadão Sergipano a doutor Jesus, que, enquanto esteve defensor público geral, mas também como membro da Defensoria Pública, já prestou diversos serviços à nossa sociedade, à nossa população em defesa dos seus direitos. Eu tenho todos os motivos do mundo para dizer que o doutor Jesus hoje é muito mais sergipano do que paraibano por todos os serviços prestados que ele tem feito para a nossa sociedade, ao nosso povo. Esse povo, que é maravilhoso, que acolhe a todos que aqui chegam e tendo aí um profissional desse quilate, não teria como a gente não trazer ele para o seio do nosso estado e abraçar cada vez mais. Não só doutor Jesus, mas com essa propositura da minha autoria, eu também aproveito para homenagear toda a Defensoria Pública, onde todos eles, da menor função que tem à maior de todas, que é o defensor geral, todos eles são muito agradáveis, todos eles sabem do seu papel, da sua importância na sociedade em acolher o cidadão que lá chega. Sempre chega com muitos problemas para serem resolvidos, com muita demanda e com muita necessidade de acolhimento. Eu estendo essa homenagem a todos da Defensoria Pública, todos os funcionários, todos os defensores e defensoras. Com certeza absoluta, Sergipe só ganha com todos eles”, finaliza.

Foto: Joel Luiz

Por Ethiene Fonseca

 

Leia também