Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

DEPUTADO GEORGEO PASSOS LAMENTA QUEIMADURAS POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÓPOLIS

WhatsApp Image 2023-03-02 at 13.19.06

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) lamentou na Sessão Plenária desta terça-feira (6), a violência registrada na Festa dos Caretas, realizada no último domingo (4) em Ribeirópolis. O parlamentar exibiu fotos chocantes de queimaduras nos participantes, por pessoas que teriam se infiltrado no evento com o objetivo de jogar substâncias químicas.

“A Festa dos Caretas é tradicional; sempre foi realizada com muita alegria desde 1950 e vem resistindo ano após anos, onde as pessoas vão pras ruas com a Banda de Pífanos; usando máscaras, jogando pó e tinta que não agridem à saúde. Mas, no domingo, algumas pessoas se infiltraram pra fazer o mal”, ressalta.

Georgeo Passos observou que a Festa dos Caretas  sempre foi tranquila e solicitou ajuda policial no sentido de identificar os agressores.

“Uma festa familiar; eu levei minha esposa e minhas filhas pequenas, mas  algumas pessoas se infiltraram e levaram substâncias que causaram diversas lesões na pele dos participantes do evento. Foram mais de dez pessoas vítimas desses atos e agente espera que o delegado de Ribeirópolis, Gregório Bezerra, possa investigar e localizar para que essas pessoas possam ser punidas, pois trata-se de uma festa alegre e sadia realizada na manhã de domingo, mas infelizmente essas cenas chocaram”, reitera.

Bonificação

O parlamentar falou ainda sobre uma visita que fez recentemente c0m o vereador de Aracaju, Ricardo Marques, ao reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Joviniano Santana, com a finalidade de buscar informações sobre tratativas de um possível percentual de bonificação regional no campus da UFS.

O bônus regional é a reserva de vagas que beneficia candidatos que residem em determinadas regiões do país, visando promover a inclusão de estudantes de áreas menos desenvolvidas , aumentando a diversidade nas instituições de ensino superior. O aluno que reside e estudou no estado possui um “acréscimo” na sua nota do Enem, para os participantes da Ampla Concorrência. O bônus pode variar de 5% a 20%, em áreas específicas definidas por cada instituição. Para se ter uma ideia, pelo menos 26 universidades no Brasil conseguiram liminar na Justiça, garantindo o percentual de bonificação, mas a UFS não conseguiu.

“Por decisão da Justiça Federal, a Universidade Federal de Sergipe não pode fazer uso desse instrumento de bonificação regional, que já foi utilizado no Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória e que trouxe grande resultado para aquela comunidade e para as cidades circunvizinhas. Pelo que disse o reitor Valter Joviniano, a ideia é expandir para o pólo de Lagarto e em virtude de uma ação judicial proposta por uma aluna de outro estado, a justiça barrou. Algumas universidades de outros estados permanecem com a bonificação e Sergipe ficou de fora e com isso, os alunos ao concorrerem com pessoas de outros estados ficam atrás”, lamenta.

Georgeo Passos acrescentou: “A ideia é somarmos forças, pedindo ajuda à Comissão de Educação desta Casa. O deputado federal Thiago de Joaldo tem um Projeto de Lei para normatizar essa situação e a gente pede o apoio de todos os deputados em prol dos estudantes sergipanos, que sentiram quando saíram os resultados do Enem e do Sisu”.

Foto: Jadilson Simões

Por Aldaci de Souza

Leia também