Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

DEPUTADO JOÃO DANIEL PROMOVERÁ AUDIÊNCIA PARA DEBATER PRIVATIZAÇÃO DA DESO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

a321513b-dbe0-4b50-9c60-68d020feccf1

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRA) aprovou requerimento de autoria do deputado João Daniel (PT-SE) para debater a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e suas consequências para o desenvolvimento socioambiental e econômico do Estado de Sergipe.

A proposta de João Daniel surge em um momento em que o Governo do Estado de Sergipe tem avançado na privatização da companhia, o que, para o deputado, pode ser prejudicial para a população mais pobre do estado.

“Esse processo de mercantilização da água conta com a resistência dos trabalhadores em várias regiões do Brasil e do mundo e preocupa todos e todas que veem a importância da universalização do saneamento básico. A água não pode ser tratada como mercadoria. A água é um bem comum e um direito de todos. O que devemos fazer é cuidar desse bem da natureza e trabalhar para que todos tenham acesso, sem cobranças abusivas”, explica o deputado.

Levantamentos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores da DESO (Sindisan) demonstram que as contas dos serviços dos SAAEs de Capela, Carmópolis, Estância e São Cristóvão, quando forem privatizados, terão as tarifas de água e esgoto aumentadas para se igualarem às cobradas nos demais municípios, culminando em um reajuste de aproximadamente 80%.

“São questões absurdas e que aprofundarão o quadro de desigualdade social no nosso estado. Por isso se faz urgente a discussão e organização popular no enfrentamento desta medida”, completou João Daniel.

Para a audiência, estão sendo convidados o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, além de representantes da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), do Observatório Nacional dos Direitos à Água (ONDAS), do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água (Sindisan/SE) e o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), Luciano Góes.

Ascom João Daniel

Leia também