Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Deputados falam sobre vandalismo de Torcidas Organizadas

Plenario-foto-Jadilson-Simoes-3

Os deputados estaduais destacaram, nesta terça-feira (6), as ações de vandalismo de integrantes das Torcidas Organizadas (TOs) no último domingo (4) antes do clássico entre Sergipe e Confiança. Três pessoas ficaram feridas durante as brigas que ocorreram nas ruas de Aracaju.

O deputado Adailton Martins (PSD) subiu à tribuna, durante o pequeno expediente, para falar sobre o vandalismo. Ele afirmou que se trata de criminosos e não de pessoas que gostam de se divertir durante partidas de futebol.

“As torcidas organizadas, um bando de marginais, que saíram às ruas causando aqueles transtornos. Nós vimos alguns vídeos das agressões e vandalismo que estavam fazendo. Então, quero aqui, como presidente da comissão de segurança, parabenizar o secretário de segurança que já tomou medidas de procurar saber quem foi para punir”, disse.

Ele destacou o trabalho realizado pela Polícia Militar que atuou em festas pelas cidades, mas estava fora do raio de cobertura do jogo. O parlamentar se solidarizou com a PM e contou que foi a jogos e viu as TOs enfrentando a polícia. O parlamentar contou que viu a preocupação dos policiais para ajudar as famílias para saírem do estádio.

Já no grande expediente, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) lamentou o ocorrido, mas alertou que existem pessoas interessadas nas partidas dentro das Organizadas, seja qual for o time para qual torcem.

“Não podemos generalizar, não dá para dizer que todo mundo que faz parte de uma torcida organizada está ali para fazer atos de vandalismo e violência. Até porque as torcidas organizadas também cumprem, dentro dos estádios, algo interessante e positivo nas arquibancadas quando estão torcendo por seus times”, declarou.

Ele disse que este problema não é algo novo no Brasil e lembrou de violência praticada por TOs em São Paulo. O deputado pediu ação da segurança e sugeriu que seja realizada uma audiência pública com a presença de representantes do Ministério Público, das polícias militar e civil, de times de futebol e das torcidas organizadas para que todos possam ser ouvidos.

Durante o pronunciamento de Georgeo Passos, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), citou fatos ocorridos durante uma partida entre CRB-AL e Itabaiana. Ele lembrou que, naquele dia, jogaram uma bomba, mostrando que não é só entre torcidas rivais, mas também de quem torce por times de outros estados e chegam a Segipe.

Em aparte, o deputado Garibalde Mendonça (PDT) concordou com a realização da audiência pública com a presença de todos os representantes. Ele ainda salientou que dentro dos estádios não há problemas e que estes episódios de violência acontecem na chegada e saída da torcida.

“Como desportista, fui ao jogo entre Sergipe e Confiança e, por incrível que pareça, no jogo as duas torcidas estavam uma maravilha, cada qual fazendo o seu espetáculo, estava muito bonito, então dentro do estádio não se viu nada de confusão. O problema é na entrada e na saída, então são pessoas de mau-caráter infiltradas nestas torcidas”, afirmou.

A deputada Linda Brasil (Psol), durante seu pronunciamento na Tribuna, pediu a realização da audiência pública sobre esta temática. Ela falou que casos como estes não podem passar despercebidos pelo Poder Público.

“Infelizmente o que aconteceu há muito tempo em outros países e que vem acontecendo aqui no Brasil, é a questão da banalização do mal. São comportamentos agressivos que acabam provocando essa violência. Mas a gente não pode generalizar fatos isolados como se fossem algo geral da nossa sociedade, a gente precisa sim discutir seriamente e essa Casa tem um papel fundamental”, afirmou.

As declarações ocorreram durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Jadilson Simões

Por Wênia Bandeira

Leia também