Aracaju, 14 de setembro de 2025
Search

Dia da Democracia: Maria do Carmo Alves destaca participação popular

imagem_materia1

Senadora da República ressalta também papel das instituições democráticas para bom funcionamento do regime

“Não há democracia sem povo. Nunca nos esqueçamos: o sistema existe e funciona pelo e para os cidadãos”. É o que pensa a senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP), destacando o Dia Internacional da Democracia, comemorado nesta quinta-feira (15). A parlamentar ressaltou a importância da participação popular nos processos políticos do Brasil, e que, para se desenvolver, o regime democrático deve ouvir reivindicações, sugestões e críticas de todos os grupos da sociedade.

Para ela, instituições da democracia devem atuar sempre de forma próxima ao povo. “O bom funcionamento do Estado Democrático de Direito necessita não somente de instituições consolidadas e operando de modo pleno, mas que elas trabalhem em conjunto com a população, mantendo um canal de diálogo aberto com os cidadãos e estando atentas às realidades presentes no País”, destacou a senadora, acrescentando que é desse modo, também, que se garantem direitos fundamentais previstos na Constituição Federal.

No entanto, Maria lembrou que, infelizmente, a democracia, em sua forma ideal, não chega a todos no Brasil. A parlamentar afirmou que o País vivencia uma série de desigualdades e injustiças, que atingem especialmente os pobres, as mulheres e a população negra. Ela apontou dados de um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), que apresentou um cenário preocupante em Sergipe em relação à fome.

“Um dos princípios do sistema democrático é a igualdade entre os cidadãos, mas essa não é a realidade de milhões de brasileiros. O meu querido Estado de Sergipe, por exemplo, é a quarta unidade federativa com maior insegurança alimentar, com 30% dos sergipanos passando fome. É nosso dever levar a democracia, de fato, para todos”, enfatizou, ressaltando que o acesso à alimentação é um direito constitucional.

“DEMOCRACIA SEMPRE!”

Apesar disso, Maria destacou que a democracia é um tipo de regime exemplar, cujas fraquezas eventuais podem ser sanadas a partir da atuação de suas próprias instituições conjuntamente ao povo, e que deve ser defendida por todos os brasileiros.”Não devemos tolerar quaisquer ataques à democracia brasileira, que embora jovem, consolidou-se rapidamente e serve de exemplo para o mundo. O voto em período eleitoral é apenas uma das várias possibilidades de participação política e social dentro desse regime por parte dos cidadãos. Por isso, digo: democracia sempre!”.

Fonte foto assessoria

Leia também