Aracaju, 29 de julho de 2025
Search

Eliane Aquino considera apoio de Mitidieri a Lula nas eleições deste ano, muito bem vindo e necessário

marcioeliane

A vice-governadora Eliane Aquino (PT), pré-candidata a deputada federal pelo partido, admitiu na sexta-feira (15), à noite, que todo apoio a Lula (PT) como candidato a presidente da República “é muito bem vindo e necessário”.

Eliane reagiu a posição de alguns membros do seu partido que criticaram a posição do pré-candidato a governador pelo PSD em Sergipe, deputado federal Fábio Mitidieri, que declarou apoio ao ex-presidente Lula nas eleições presidenciais deste ano.

Em declaração ao Faxaju Online, Fábio Mitidieri admitiu que “não existe exclusividade de apoio”, e acrescentou: “cada um faz a sua opção política e eu fiz a minha por Lula”. Segundo Fábio Mitidieri, “isso não ocorre agora, mas desde sempre, já que votei em Lula duas vezes, votei na Dilma Rousseff duas vezes e votei no Haddad”. Eliane Aquino concorda com a posição de Fábio, em relação a Lula.

Neste sábado (16), Eliane Aquino ganhou mais uma adesão de peso: a do deputado federal e vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Márcio Macedo, uma das maiores correntes do Partido, a CNB (Construindo um Novo Brasil), deliberaram em plenária que irão apoiar o nome de Eliane na disputa por uma vaga no Congresso Nacional. A expectativa é que Sergipe, finalmente, tenha uma mulher eleita para representar o estado na Câmara Federal.

“O nome de Eliane sempre motiva a todos e todas não apenas por compreender a realidade do povo sergipano, mas também por ser uma mulher negra, combativa, e que historicamente tem representado a forma de fazer a boa política”, afirmou Cássio Murilo, coordenador da CNB.

Para Márcio Macedo, que também integra a coordenação nacional da campanha do pré-candidato à presidência Lula, Eliane demonstra compromisso com as pessoas e com as causas do PT, sendo o nome que ele gostaria de ver ocupando a vaga que ele deixará na Câmara Federal. “No que depender de mim e dos nossos companheiros da CNB, iremos levar Eliane para o Congresso Nacional”.

Reafirmando seu compromisso com a esquerda, com a reconstrução do país e, principalmente, com os direitos da população mais vulnerável e com os interesses do povo de Sergipe, Eliane agradeceu o apoio e assegurou que trabalhará de forma a honrá-lo. “Aonde quer que eu esteja, estarei trabalhando pelas causas que sempre me foram caras.

Os direitos das mulheres; das pessoas com deficiência; das crianças e dos adolescentes, especialmente na primeira infância; a reconstrução do Sistema Único da Assistência Social; o enfrentamento ao racismo; a valorização da cultura; o respeito aos cidadãos LGBTQIAP+; a defesa do meio ambiente e a valorização da educação pública não são causas de uma campanha política, são causas da minha vida e das quais não abro mão”, assegurou.

– Agradeço por se somarem a mim nessa jornada. Desejo que tenhamos uma trajetória de construção coletiva, de diálogo, de paz e muita democracia!”, concluiu.

Durante o encontro, foi destacada ainda a importância de que a população tenha bastante consciência sobre a necessidade de haver uma bancada de esquerda forte e plural, que possa atuar para reconstruir o Brasil e barrar novos retrocessos.

Realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Sergipe, a plenária contou com a presença de lideranças e militantes do PT de diversos municípios sergipanos.

Leia também