A autorização de mais um concurso para ampliar os quadros funcionais no Governo de Sergipe deverá ser oficializada nos próximos dias. Desta vez, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) será a instituição beneficiada, conforme anunciado já em dezembro de 2021. A declaração foi feita pelo governador Belivaldo Chagas nesta quarta-feira (21), durante entrevista ao radialista George Magalhães na cidade de Carmópolis, transmitida pela Rádio SIM FM.
Na oportunidade, foram destacados os concursos recém autorizados, a exemplo dos anunciados para a Secretaria de Estado da Administração (Sead) no mês de agosto, para a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) no dia 8 de setembro e para a Fundação Renascer no último dia 13. As três chamadas totalizam a abertura de 285 vagas para profissionais de Contabilidade, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, entre outras especialidades. Destas, 55 são reservadas à Sead, 175 à Fundação Renascer e 55 para a Emdagro.
Segundo o governador, parte dos concursos será realizada ainda em 2022. Foram lembrados, ainda, os mais de 2,4 mil profissionais convocados em diversas categorias que passaram a fortalecer os quadros técnicos na gestão estadual. “Convocamos 1.371 policiais militares, 431 bombeiros, 120 policiais civis, 62 delegados, 401 policiais penais e 50 gestores públicos. Tivemos uma grande preocupação, principalmente, com os concursos prestes a vencer. Até o final do ano, queremos convocar mais uma turma de aprovados no concurso da Polícia Civil. E temos também o edital com 50 vagas para agente de Polícia Judiciária e 10 para escrivão, que queremos fazer neste ano ainda”, realçou.
Estado
O destaque nacional alcançado por Sergipe na Educação foi mais um dos temas citados na entrevista, sobretudo em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sergipe conquistou o primeiro lugar no Ideb do Ensino Médio, com 18,18%, e obteve crescimento de dez posições no ranking nacional. “Grande parte das escolas bem colocadas são do Ensino Integral, que a gente espera que seja cada vez mais reconhecido como prática salutar. Para isso, é preciso dar condições, como estamos fazendo com investimentos em estrutura, tecnologia e recursos humanos”, pontuou Belivaldo.
Outro destaque foi a classificação da Secretaria de Tesouro Nacional (STN) relativa à Capacidade de Pagamento (Capag) do Estado. A avaliação manteve Sergipe no conceito B, e comprovou a eficiência da administração no equilíbrio dos gastos públicos.
“Com esse equilíbrio que conseguimos avançar em obras públicas, a exemplo das rodovias. Lá atrás, pensamos que seríamos capazes de recuperar 500 km, depois trabalhamos com 800 km e agora já ultrapassamos 970 km. Queremos ultrapassar os 1.000 km, com recursos financeiros garantidos. Para isso, liberamos junto ao Banco de Brasília (BRB) R$ 180 milhões, fruto da capacidade de pagamento do Estado. Sergipe não fazia isso há anos, pois não tinha crédito na praça”, resumiu Belivaldo.
O governador ressaltou, ainda, o desenvolvimento de obras como a do Hospital do Câncer, que deve chegar ao final de 2022 com avanços em seu estágio de conclusão. “A expectativa é de que até o fim deste ano já tenhamos a primeira laje do Hospital do Câncer. E vamos concluir o mandato não só deixando recursos para que a obra seja finalizada, mas também para que o hospital seja bem equipado. Para isso, conseguimos liberação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de um valor superior a US$ 30 milhões, para ser usado na Saúde”, afirmou.