Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

EX-MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS VAI PROFERIR PALESTRA NO TRIBUNAL DE  CONTAS DE SERGIPE NESTA QUARTA-FEIRA

1072954-33957226586-0

A ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, vai compor a programação do evento “Mulheres em Conta”, que será promovido pelo Tribunal de  Contas do Estado (TCE/SE), nesta quarta-feira (06), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A professora Fátima Gavioli, secretária de Educação do Estado de Goiás, também será palestrante.

Além das palestras, a ação terá ainda uma roda de conversa com mulheres de destaque em diversos segmentos na vida pública e iniciativa privada.

“Será uma grande celebração a todas as mulheres, seja pelo seu papel fundamental na sociedade, ou pelos inúmeros desafios enfrentados diariamente; é com muito carinho que estamos preparando este evento que faz parte de uma série que faremos durante todo o mês”, destaca a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.

As homenagens às mulheres tiveram início no TCE já no primeiro dia do mês, com a exibição de uma ilustração temática na área de trabalho de todos os computadores do órgão. A peça, composta por fotos das conselheiras Susana Azevedo e Angélica Guimarães, é atualizada diariamente, sempre com imagens de diferentes servidoras.

Nas redes sociais, o Tribunal lançou o quadro “Notáveis Sergipanas”, destacando perfis de mulheres nascidas em Sergipe que deixaram ou ainda deixam sua marca no ensino, na cultura, na ciência e em diversos outros campos.

Já na última sexta-feira, dia 1º, a Corte de Contas publicou Portaria que disciplina a manutenção da proporcionalidade entre homens e mulheres nos cargos de liderança de nível estratégico-tático no órgão.

Luislinda Valois

Luislinda Dias de Valois Santos nasceu em Salvador, na Bahia, em 1942. Filha de uma lavadeira, de um motorneiro de bonde, e neta de um escravizado, teve uma infância pobre. Com a morte precoce de sua mãe, ajudou a cuidar dos irmãos e, por isso, formou-se em Direito na Universidade Católica de Salvador aos 39 anos de idade.

Tornou-se juíza em 1984, e nunca dispensou o uso de colares de candomblé em suas audiências. Foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no país, em 1993. Criou, em 2003, o projeto “Balcão de Justiça e Cidadania”, para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador.

Em 2011, foi promovida, por antiguidade, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aposentando-se alguns meses depois. No dia 2 de fevereiro de 2017 foi anunciada ministra de Estado dos Direitos Humanos do Brasil pelo presidente Michel Temer, cargo que ocupou até fevereiro de 2018.

Fátima Gavioli

A atual secretária de Estado da Educação, Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira assumiu a Pasta em 2019. Nascida no dia 5 de fevereiro, é formada em Letras, Direito e Pedagogia. Também é mestre em Educação, pós-graduada em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública de São Paulo (CLP/SP) e doutora em Psicologia da Educação na PUC do Rio Grande do Sul.

Foi secretária de Educação do Estado de Rondônia no segundo mandato do ex-governador Confúcio Aires Moura, entre 2014 e 2016. Entre 2016 e 2017, Fátima Gavioli foi vice-presidente e representante da região Norte no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A secretária também participou do Fórum Nacional de Educação no período de 2015 a 2017.

Fonte e foto  DICOM/TCE

Leia também