Aracaju, 22 de julho de 2025
Search

Governadores querem estudar estratégias para região e Mitidieri sugere unificar demandas para Nordeste

07c08e55-18e5-45a0-9b4f-dcaaf6b38d82

Os governadores de todos os estados nordestinos estão reunidos no Centro de Convenções de João Pessoa para discutirem as pautas que serão entregues no próximo dia 27 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neste encontro, os gestores estão pondo à mesa a importância do Consórcio Nordeste para retomar o federalismo na geração de emprego e renda e desenvolver a região também com energia renovável.

Esse encontro, inclusive, é o primeiro do Consórcio Nordeste, agora presidido pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB

Na reunião, Tânia Bacelar, que é economista e socióloga, destaca o quão fundamental é estudar estratégias para um melhor desenvolvimento do Nordeste, que devem fazer parte do Projeto Nordeste 2023-2033 e que estão sendo desenvolvidos desde o segundo semestre de 2022.

O presidente Lula está sendo representado no evento pelo secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, que falou sobre o momento de retomada do federalismo.

“Queremos retomar parcerias e projetos, com os estados e os próprios municípios, levando as demandas da região para a reunião do próximo dia 27 com o próprio presidente Lula”, afirmou.

Outro ponto que ganha evidência na reunião fica por conta das energias renováveis, citada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão.

“Temos uma oportunidade histórica única, que é a transição energética, e com ela podemos avançar bastante em questões como emprego e renda”, disse.

Em Sergipe – O governador Fábio Mitidieri está em João Pessoa para participar de reunião do Consórcio Nordeste nesta sexta-feira (20). O objetivo é alinhar prioridades da região que serão apresentadas ao presidente Lula, em reunião com todos os governadores do Brasil no próximo dia 27.

Durante a Reunião, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, destacou a importância de unificar demandas regionais para que o apoio do governo Federal seja melhor dinamizado.

Para Mitidieri é importante essa união entre os estados já que temos necessidades próximas como rodovias. Sergipe vai apresentar a urgência da finalização da duplicação BR-101, do Canal de Xingó e da ponte entre Penedo e Neópolis. São obras estruturantes que ajudarão no projeto de desenvolvimento social e econômico pretendido para o estado”, disse.

Os temas debatidos serão levados ao Governo Federal no próximo dia 27, quando haverá um encontro entre o presidente Lula e todos os governadores do Nordeste.

 

Leia também