Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

FAMES reúne grande público em evento que debate temáticas sobre a mulher e a ocupação de espaço na sociedade

97a07f2d-d680-4080-ba36-37fd105f76d3

O encontro intitulado de “A mulher e a ocupação de espaço em nossa sociedade”, realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), reuniu centenas de mulheres e autoridades na última sexta-feira, 10, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O evento promoveu palestra e debates de painéis sobre importantes temáticas que retratam a luta das mulheres pela igualdade de direitos.

Presente no evento, o governador Fábio Mitidieri falou sobre a valorização do trabalho feminino em seu governo. “A gente sempre disse que o governo seria das mulheres, que a força da mulher seria reconhecida em nosso governo, e nós estamos fazendo isso. São 69 dias de governo, e você vê as mulheres ocupando grandes espaços. Nós temos mulheres na assistência social, a primeira mulher secretária da Fazenda da história de Sergipe, primeira mulher secretária da Justiça, a primeira chefe de Gabinete Militar e secretária de Esporte. Nós temos setes secretarias de Estado, isso é importante, porque mostra que as mulheres têm todo direito e capacidade para ocupar o espaço que elas quiserem”, declarou o governador de Sergipe.

A vice-presidente da FAMES, prefeita de Capela, Silvany Mamlak, ressaltou a importância da criação de políticas públicas para as mulheres e falou sobre a inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM), em Capela. Uma parceria com a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, que contribui para o fortalecimento da Política de Proteção à Mulher vítima de violência. O espaço é destinado ao acolhimento, atendimento humanizado, orientação jurídica e acompanhamento psicológico e social à mulher em situação de violência.

“Tenho certeza que no próximo ano vamos ampliar ainda mais esse movimento. Temos condições de tornar o estado de Sergipe referência no combate contra à violência, na melhoria das políticas públicas e inserir as mulheres no mercado de trabalho, de dar autonomia financeira, porque muitas vezes as mulheres se prestam a sofrer, justamente porque têm uma dependência emocional e financeira. E é por isso, que enquanto prefeitas, enquanto ocuparmos um espaço público, de poder, nós não podemos ficar de braços cruzados. A gente tem que fazer a nossa parte”, manifestou Silvany.

Durante os debates de painéis, a deputada federal Yandra Moura apresentou o Projeto de Lei de sua autoria, aprovado no plenário da Câmara dos Deputados, que garante às mulheres o direito de indicar acompanhante durante consultas e exames para os quais haja necessidade de sedação, com o objetivo de inibir assédios no momento de vulnerabilidade das pacientes.

Além de debates sobre a ocupação de espaço de poder pelas mulheres, violência contra a mulher e empoderamento feminino, as painelistas compartilharam suas experiências e histórias de vida. A deputada federal Silvia Waiãpi, eleita pelo Amapá, foi ovacionada pelo público, ao compartilhar sua história de vida e superação.

Participaram dos painéis, a vice-presidente da FAMES, Silvany Mamlak, a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) e ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, a ex-senadora Maria do Carmo Alves, as deputadas federais, Yandra Moura e Silvia Waiãpi, e a deputada estadual Linda Brasil.

Também participaram, as prefeitas Gilzete Matos e Manuella Martins, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), Susana Azevedo, a juíza Jumara Porto, a delegada e secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, a representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Thaís Mendes, a coordenadora-geral do Projetar.SE, Shirley Carvalho, e a advogada Rose Morais, além da palestrante, procuradora Regional da República, Lívia Tinoco.

Foto assessoria

Por Innuve Comunicação

Leia também