Por Diógenes Brayner
O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), não anunciou a sua pré-candidatura a governador do Estado, nesta sexta-feira (22) – data que é o número do seu partido – e não deu qualquer explicação sobre o recuo., embora a informação sobre a decisão tenha levado euforia aos seus seguidores no Agreste do Estado.
Um líder político que tem ligações com o Partido Liberal e se relaciona politicamente com o ex-prefeito, em conversa formal por telefone, disse na quarta-feira (20) que “Francisquinho não será candidato a governador porque não tem estrutura política para disputar o mandato e tem receio de ficar sem mandato”.
Confidenciou que se dependesse da Nacional do partido, ele até disputaria o Governo, mas o “pouco tem tempo de TV e a reduzida liberação de recursos, faz com que a candidatura vá por água abaixo”. Acrescentou que há dificuldade de composição e no momento o partido que mais se aproxima dele é o Patriota, com proposta para a vereadora Emília Corrêa ser a sua vice.
A estratégia de segmentos do Partido Liberal é deixar em dúvida a candidatura de Valmir de Francisquinho até o máximo possível, para uma composição com grupo que tenha candidato majoritário e possa inserir na chapa Eduardo Amorim (PL) a senador, lançando pelo partido o ex-prefeito de Itabaiana a deputado federal e seu filho, deputado estadual Thalysson à reeleição.
Estava em viagem – Através de áudio, via fax, nesta sexta-feira (22), o Faxaju Online perguntou a Francisquinho a razão dele não ter anunciado sua candidatura ao Governo, além de consultá-lo sobre esse projeto de composição para indicação de Eduardo Amorim ao Senado.
Respondeu através de outro áudio: disse que no momento estava viajando por Gararu, Glória, Monte Alegre e Poço Redondo. Aproveitou e mandou a foto do seu carro na rodovia e não se referiu a nenhuma das perguntas feitas. Também aproveitou e mandou “figurinhas” suas como se comemorasse a candidatura não anunciada.
O que diz Valmir – O ex-prefeito Valmir de Francisquinho, logo após a publicação da matéria, disse que “não procede isso” e acrescentou que “Essa semana, esses dias, até a semana que vem a gente vê toda essa especulação. Vamos ver”.
O publicitário Cícero Mendes cita matéria publicada pelo portal Universo Político e diz que “já tem até local para anuncio da candidatura, o Clube Cotinguiba Esporte Clube, no dia 02 de maio.