Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Goretti participa de Seminário sobre o combate à violência política contra mulheres

21-06-22 1

A procuradora da Mulher da Alese, deputada estadual Goretti Reis (PSD), representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), participou do Seminário Violência Política contra a Mulher, na tarde desta terça-feira, 21, realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher e do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). O evento objetivou dar conhecimento e difundir as novas legislações, ainda desconhecidas de grande parte da população brasileira e dos operadores de Direito que trabalharão nas próximas eleições. O convite partiu da procuradora e secretária da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados é um órgão político e institucional que atua em benefício da população feminina brasileira e busca tornar a Câmara um centro de debate das questões relacionadas à igualdade de gênero e à defesa dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo. O encontro abordou a Lei nº 14.192/2021, a primeira legislação específica de combate à violência pública contra as mulheres, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra as mulheres, tanto durante as eleições como no exercício de direitos políticos e funções públicas.

“Entre as muitas ações da Secretaria da Mulher no combate à violência política contra as mulheres, destaque para a terceira edição Campanha Violência Política contra a Mulher e para a realização do curso sobre ‘Mais Mulheres na Política’. Tema relevante, pois, no Brasil, apesar de as mulheres serem maioria do eleitorado e da população, o País ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política, dados da União Parlamentar. Em Sergipe, não é diferente, das 24 cadeiras legislativas, apenas 6 são ocupadas por mulheres. O incentivo a participação da mulher na política é necessário. Parabéns a deputada Tereza Nelma por mais esse encontro tão relevante e importante. São eventos que reúnem instituições engajados na causa”, pontuou Goretti.

Foto: Unale

Por Cristina Rochadel

Leia também