Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Fábio anuncia concurso para gestor durante posse de secretário Especial de Planejamento, Julio Filgueira

slide_a13ee4207744df5a77a8513d18a71e5d

O governador Fábio Mitidieri empossou na manhã desta quinta-feira, 18, o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Julio Filgueira, destacando o papel fundamental do planejamento para a construção de um futuro sólido para o Estado de Sergipe. A cerimônia, realizada no auditório do Palácio dos Despachos, destacou os pilares da secretaria recém-criada, que deverá construir e coordenar o planejamento estratégico, as agendas transversais e a articulação com as demais pastas e órgãos que atuam para o desenvolvimento econômico e social do estado, com foco na construção de políticas públicas.

Na oportunidade, foi anunciada a  realização de um novo concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestor Público), autorizado pelo governador. “Quando discuti com o governador como montaríamos a nossa equipe pedi a ele, e fui atendido, que pudéssemos ter grande papel não apenas na ponta, na operação, mas com os gestores na direção do planejamento do nosso estado”, disse.

O mais novo secretário empossado considerou que o grande propósito da Seplan é conferir ao Estado visão direcional de longo prazo, estabilidade, perenidade na construção das políticas públicas. “É preciso legar ao Estado a condição de conceber, de elaborar, de coordenar a implantação, de avaliar políticas públicas que sejam estáveis e isso seria impossível não fosse o papel dos profissionais de carreira”, ressaltou Julio.

Planejamento como prioridade

Em discurso, o governador Fábio Mitidieri pontuou a necessidade de colocar como prioridade o planejamento do Estado como instrumento de crescimento ordenado, e ressaltou a chegada de Julio à Seplan para esse direcionamento. “A Secretaria do Planejamento é um ponto importante e vem com essa capacidade de dar as outras pastas esse direcionamento, acompanhamento e monitoramento das nossas ações. Acredito em uma nova construção. Nenhum governo que pensa em crescimento e desenvolvimento ordenado pode fazê-lo sem planejamento. Entendemos que era a hora de transformar em uma Secretaria para dar mais robustez, para poder dar um acompanhamento ainda melhor às ações do nosso Governo”, destacou o governador.

Para Fábio, a transformação da superintendência em secretaria traz maior amplitude e visão estratégica das ações que já vêm sendo realizadas, além da implantação de novos projetos. “O secretário Julio é uma pessoa altamente capaz, já nos acompanha desde a nossa caminhada na construção do nosso programa do governo. Todo o Planejamento Estratégico passou também para a sua supervisão e, agora, chegando à condição do secretário, vai nos ajudar ainda mais, haja vista que a secretaria traz mais estrutura, mais condições de que a gente possa dar o apoio a todas as outras partes, o acompanhamento e o monitoramento das ações do governo, para que aquilo que está no nosso programa, aquilo que nós nos planejamos para executar, efetivamente venha a ocorrer. O Sergipe que queremos é o que planejamos”, complementou o governador em discurso.

A Seplan

Criada neste mês de janeiro, a Seplan atuará nas áreas de Planejamento Estratégico e Monitoramento; Programação Econômica e Orçamento; Inovação e Transformação Digital; Estudos e Pesquisas; e de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana. O fortalecimento do planejamento estratégico do Estado, por meio da nova estrutura organizacional, objetiva promover mais eficiência na gestão e efetividade na atuação como consequência da execução das metas planejadas com foco no resultado para o cidadão.

O secretário empossado, Julio Filgueira, é publicitário e consultor em Planejamento e Monitoramento Estratégico, coordenou a elaboração do Programa de Governo de Fábio Mitidieri, o governo de transição, e estava à frente do Planejamento Estratégico do Estado desde início da atual gestão, na Assessoria de Gestão Estratégica.

Filgueira também foi responsável pela implantação e coordenação do processo de Planejamento e Monitoramento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, desde o ano de 2017. Em sua carreira, ele acumula uma experiência de nove anos consecutivos como gestor público, exercendo funções de secretário municipal de Esportes das prefeituras de São Paulo e de Guarulhos. Nacionalmente, presidiu a Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer e atuou como secretário nacional de Esporte Educacional, do Ministério do Esporte.

Foto: César de Oliveira

Leia também